Picadinho de Acém para lá de gostoso!

Please log in or register to like posts.
News
Picadinho de Acém, pequenos pedaços de carne, cortados com a faca,  primeiro dourados na gordura, depois temperados e cozidos na panela de pressão.

A  carne fica macia, suculenta, o caldinho substancioso, com batatatinha e cenoura em cubinhos  que desmancham na boca.  Servido, ao lado  de um arroz branco e bem soltinho, se torna a opção ideal, para quem mesmo na correria do dia a dia, não abre mão de uma boa refeição. As guarnições também devem ser bem cuidadas:   farofa de milho, ou de mandioca, deve ser feita na manteiga, o  ovo pode ser frito ou poché  e deve ter  a gema mole, e a banana à milanesa,  precisa estar madura e bem  docinha.

Comida caseira, brasileira, comidinha de mãe  da melhor qualidade, para inaugurar a semana com todo sabor!

Para fazer o picadinho, além da carne de acém,  podemos usar  a  paleta.  Ou então, outras partes com pouca gordura, como patinho, alcatra, coxão mole e até file mignon.  Fica muito saboroso feito com fraldinha,  aqui. De modo geral, quanto mais rígida for  a carne, mais tempo ela precisará ser cozida.

INGREDIENTES PICADINHO DE ACÉM:

  • 750g de carne de acém ou picada em cubos médios
  • 1 fio de azeite
  • 50g de bacon picado
  • 1 linguiça calabresa defumada
  • 1 colher de sobremesa de molho inglês
  • 1 colher de sobremesa de mostarda
  • 1 cebola picada em cubos uniformes e regulares, brunoise
  • 4-5 dentes de alhos descascados e picados ou amassados
  • 1 tomate picado com pele e sementes – se preferir retire a pele e as sementes
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes
  • 1 pimentão verde sem sementes e picado em cubos pequenos
  • 1/3 de xícara de azeitonas verdes sem caroço e picadas
  • 1/2 xícara de cebolinha fresca picada
  • 1 colher rasa de sopa de sal
  • pimenta do reino a gosto
  • mais ou menos 1/2 litro de água fervente
  • 300g de batata em cubos pequenos, 1cm –  2-3 batatas
  • 200g de cenoura em cubos pequenos, 0,5 cm  1-2 cenouras

 

COMO FAZER PICADINHO DE ACÉM:

  1. Em uma panela de pressão, coloque 1 fio de azeite e 50g de bacon picado. Deixe em fogo médio até dourar.
  2. Aumente o fogo para alto e  então acrescente a carne picada temperada só com pimenta do reino moída na hora. Deixe sem mexer, para que não forme água, deixe lá paradinha até a carne formar uma  crosta dourada, cerca de 5 minutos,  então mexa com uma colher de pau, a fim de que a carne se movimente e doure do outro lado, deixe mais 5 minutos, mexa novamente deixe mais o tempo necessário até que ela esteja dourada de todos os lados.
    O fundo da panela deve ficar com crosta escurinha da carne, mas sem queimar, este é o segredinho para um caldo substancioso e um picadinho delicioso.
  3. Junto com a carne, coloque 1 linguiça calabresa defumada e fatiada, mexa e deixe por 1-2 minutos, então junte 4 dentes de alho picadinhos ou amassados, deixe alourar por 1 minutos, junte 1 cebola picada em cubos pequenos, deixe por mais 1 minuto, então junte 1 pimentão verde sem semente e picado, 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes e bem picadinha, até quase desmanchar, 1 colher de sobremesa de molho inglês, 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 tomate picado, 1/3 de xícara de azeitonas verdes bem picadinhas, misture e deixe apurar  por 3-4 minutos.

    dica PICADINHO DE ACÉM:
  4. Adapte a quantidade  da pimenta ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!
  5. MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
    FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes
    MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
    FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes
  6. Cubra o picadinho com água fervente, até que fique com 1-2 dedos de água acima da linha da carne. Tampe a panela de pressão e depois que começar a apitar abaixe o fogo para mínimo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  7.  Enquanto a carne cozinha, pique os legumes. Lave e descasque 2 batatas, então corte em cubos regulares de 1 cm. Faça o mesmo com 1 cenoura, porém corte a cenoura em cubos menores de 0,5cm. Como  a cenoura demora mais para cozinhar do que a batata,  cortamos em tamanho menor, e assim ambas estarão cozidas ao mesmo tempo. Reserve a batata e a cenoura picadas em um bowl com água, para não escurecer, até a carne cozinhar.
  8. Após 30 minutos, desligue o fogo, espere o vapor sair da panela de pressão, então destampe e experimente o sal, coloque então o sal a gosto, mas cuidado, pois a calabresa, o bacon, a azeitona são salgadas e ‘emprestam’ bastante sal a carne.
  9. Escorra bem a cenoura e a batata já picadas e junte a carne cozida. Deixe cozinhar com a tampa semi tampada, em fogo médio, ou até que a batatinha e a cenoura estejam cozidas e o caldo reduzido e ‘encorpado’.
  10. Desligue o fogo, experimente novamente o sal e finalize com cebolinha picada fresca. Sirva quente acompanhado de arroz branco e bem soltinho. 

  11. Clique nas palavras em destaque para fazer as guarnições:  farofa de milho, ou de mandioca,   ovo  frito ou poché 

    Picadinho de Acém, que tal para hoje?

Felicidade garantida ao ir para cozinha,  preparar o seu.  Receita delícia, receita da minha abuelita, que passou para minha mama e segundo a minha filha Gabriela: É o melhor picadinho da vida! Concordo com ela 😉

Page 11Obrigada pela companhia, até a próxima Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de Pressão: 35-40minutos+ 7minutos para legumes
  • Rendimento: 4 pessoas

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *