Sopa de carne de músculo com macarrão

Please log in or register to like posts.
News
Sopa de carne de músculo com macarrão, aquece o corpo e a alma da gente, melhor que ninguém …

Sopa de carne de músculo com macarrão pipe rigatie da barilla, mais mandioquinha/batata baroa e cenoura bem picadinha.  Delicia mais que delicia!

O brodo … o caldo além da carne de músculo leva bacon  defumado, que lhe confere um sabor super especial,  cubos de tomate para dar uma cor  e uma folha de louro . Leva  ‘sofrito’ espanhol  feito com  alho, cebola, colorau em pó e os legumes picadinhos. Juntamos o caldo ao sofrito e finalizamos com uma massa de grano duro al dente.   É passagem direta, daqui  para o céu … sem parada, num pulo só!  É sério! Sem exagero nenhum.

Ou será que você  ainda tem  algum preconceito com sopa? Se  tem, ou não segue o Monta Encanta ou segue mas não foi para cozinha ‘experenciar’, tá só na janelinha espiando a vida passar ?

Nada disso!   bora que a vida não demora .. vem comigo experimentar  esta sopinha, com certeza você não vai se arrepender de arregaçar  as mangas  e preparar esta maravilha para sua família, seus amigos … seus amores

Sopa de carne

SOPA DE MÚSCULO COM MACARRÃO

Espia só isso!  Dá água na boca não dá?  Então veem …

Page 24

Receita de família, da  minha mãe  espanhola,  de  Valência, um pueblo mui festero, mui alegre…  Cresci com minha abuelita na beira do fogão, de lá sempre saíram os melhores pratos que eu já comi na vida!   Imbatíveis … dela herdei o amor pela cozinha … e é dela todas as minhas inspirações culinárias.

A receita de hoje,  não podia ser diferente, é  inspirada nas sopas da abuelita,  que faz as melhores sopas do mundo inteiro!

E eu estou aqui para compartilhar com você, esta receita de família. Espero que goste 😉

Page 26

SOPA DE MÚSCULO COM MACARRÃO

INGREDIENTES:

  • 500g de carne de músculo
  • 500g de legumes – mandioquinha ou batata baroa e cenoura
  • 100g de bacon defumado
  • 150g de macarrão pipe rigate  ou outro a gosto
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 tomate em cubinhos
  • 1 folha de louro
  • 1 cebola em cortes uniformes e regulares, brunoise
  • 4 dentes de alho descascados
  • 1 colher de sopa de colorau em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto

COMO FAZER SOPA DE CARNE DE MÚSCULO COM MACARRÃO:

CALDO:Em uma panela de pressão de 4litros, em fogo alto, coloque 1 colher de sopa de azeite, em seguida coloque 500g de músculo em pedaços com 1 folha de louro.  Não salgue, nem tempere a carne, melhor in natura

Page 2

Deixe em fogo alto até começar a fritar, após e só então tampe parcialmente a panela (sem  encaixar,  apenas sobreponha a tampa) e espere que o vapor ajude a cozinhar a carne.

Quando estiver dourada, vire e repita o processo do outro lado da carne, o resultado é um assado de panela que vai dar um gosto incrível ao caldo desta sopa.

Page 3

Com a carne de ambos os lados cozida e dourada, acrescente a pele do bacon que depois será retirada

Page 6Coloque também o bacon em cubos e repita o mesmo procedimento com o bacon até que ele esteja dourado.

Page 7

Junte 1 tomate em cubinhos, salgue com 1 colher de sobremesa de sal rasa, mexa, refogue por um minutinho e acrescente água fervente até onde a válvula da sua panela permitir.  Tampe e deixe cozinhar por 1hora.

Page 8

SOPA DE MÚSCULO COM MACARRÃO

Enquanto o caldo cozinha, preparamos os outros ingredientes.

LEGUMES: Descasque e corte 500g de legumes a sua escolha. Pode ser batata, batata doce, mandioquinha, cenoura, na proporção que mais lhe agradar.

Page 9

Coloquei menos cenoura e mais mandioquinha, ou batata baroa, porque gosto mais da segunda que da primeira. Só gosto pessoal.

O tempo de cozimento da cenoura é maior que o da batata baroa – mandioquinha. A cenoura leva mais  tempo para ficar macia.

Para igualarmos isso e podermos cozinha-las juntas e ao mesmo tempo, cortamos a cenoura  em cubos menores e cortamos a batata baroa em tamanho maior, assim ambas estarão cozidas juntas.

Corte os legumes no formato que você preferir, a cenoura pode ser em cubinhos ou para facilitar você pode usar um mandolin,  o fatiador de legumes ou ainda o ralo grosso do ralador. Reserve.

SOFRITO:  Descasque os 4 dentes de alho e corte 1 cebola em cubos regulares e uniformes, brunoise.

Page 10

Em uma outra panela grande, coloque 2 colheres de sopa de azeite, o alho amassado, deixe até alourar, mas cuidado se escurecer amarga a sopa.   Junte  a cebola em cubinhos regulares e deixe por 2 minutos ou até murchar,  ficar translúcida.  Coloque 1 colher de sopa de colorau em pó e deixe refogar junto com o alho e a cebola por 2 minutos até ganhar cor e sabor.

Page 11

Acrescente então os legumes, tempere com pimenta do reino a gosto. Desligue o fogo e Reserve.

Page 12

SOPA DE MÚSCULO COM MACARRÃO

SOPA: Após 1 hora de cozimento da carne, espere a pressão da panela sair, destampe e junte a carne o caldo ao refogado de alho e cebola com os legumes.

Page 13

Pique grosseiramente a carne com a faca,  após 1 hora de cozimento ela desfia sozinha só ao tocar. Junte a carne a sopa.

Page 14

Acrescente 150g de macarrão. Experimente o sal e se necessário for acrescente mais sal.

Page 15

Em fogo médio, deixe ferver por 5-8 minutos até o macarrão e os legumes  estarem al dente

Só servir

Page 16

Com fio de azeite e uma pitadinha de sal rosa

Page 20pimentinha do reino

SOPA DE MÚSCULO COM MACARRÃO

Bom apetite!

Obrigada pela visita, beijo grande Rosi Seligra 😉

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de Cozimento: 1 hora de pressão + 10 minutinhos para o macarrão
  • Rendimento: 8-10 porções

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *