Sopa de musculo com arroz, grão de bico e espinafre

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Sopa de musculo com arroz, grão de bico, batata e espinafre é uma sopa deliciosa, saudável e muito fácil de fazer. Não é rápida, é verdade, uma vez que é preciso fazer o caldo e um bom caldo pede tempo, não tem jeito.  (pronta em 1h) Demora mas é simples de fazer,  depois é só seguir o passo a passo que está bem explicadinho, que nem dica de mãe, sabe? Para não ter erro e para ter a melhor sopa de músculo da vida, pode acreditar!

INGREDIENTES:

  • 500g de carne de músculo ( ou outra carne da sua preferência)
  • 150g de grão de bico (de molho na água quente)
  • 1 fio de azeite
  • 1 cebola cortada em  cubos pequenos e regulares, brunoise
  • um  tomate em cubos 
  • 1 cenoura média ralada
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • uma  colher de café (rasa) de pimenta calabresa (opcional)
  • 1 ou 2 folhas de louro
  • 3l de água
  • 2 batatas em cubos
  • 1/3  de xícara de chá de arroz
  • 3 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 ou 2 colheres de sopa de azeite
  • uma  colher de sopa de vinagre
  • 1 maço de espinafre ( só as folhas e os talos finos) 

SUBSTITUIÇÕES: 

  • carne de músculo por acém, patinho, frango ou qualquer outra da sua preferência
  • grão de bico por feijão branco
  • espinafre por folhas de repolho ou acelga
  • batata, cenoura ou mandioquinha (batata baroa)

As substituições são importante para ajustar com os ingredientes que a gente tem na geladeira e com o paladar individual, isso porque o  mais importante é que ela seja gostosa para você com ingredientes, gostosos para você! 😉

COMO FAZER SOPA DE MUSCULO COM ARROZ, GRÃO DE BICO, BATATA E ESPINAFRE:

Em primeiro lugar coloque 150g de grão de bico de molho,  melhor na noite anterior ao preparo ou pelo menos por 2 horas.  Isso porque todo e qualquer grão é preciso deixar de molho senão ele se torna um anti-nutriente no nosso organismo, veja mais sobre a importância de deixar de molho AQUI. 

Mas se você for como eu, que decide tudo de ultima hora, então coloque o grão de bico de molho na água quente e deixe por pelo menos 30minutos ou o máximo de tempo que você conseguir.

Logo depois aproveite para cortar 1 cebola em cubos pequenos e regulares, brunoise

Então  corte em cubos 1 tomate (deixei a pele e a semente por pura preguiça) mais saudável retira-los.  Também rale 1 cenoura e reserve.

Agora direto na panela de pressão coloque 1 fio de azeite e os cubos de carne de músculo e deixe em fogo médio/alto até a carne dourar. Depois de colocar a carne, segure a ansiedade e não mexa,  pois  se você mexer vai abaixar a temperatura da panela e formar líquido. Isso porque queremos dourar a carne e não cozinha-la,  a idéia é formar uma crosta marrom ao redor dos cubos e também no fundo da panela. Esse fundinho de panela marrom (veja video) faz a diferença no sabor.

sopa de musculo

Depois que toda a carne estiver dourada, junte a cebola em cubos e a cenoura ralada e misture. A cebola vai soltar ‘água’, aproveite para misturar e ir desgrudando o fundinho da panela, aquele fundinho marrom que se formou com a dourada da carne, sabe? Depois de 1 ou 2 minutos refogando a cebola, junte o tomate em cubos e misture. O tomate também  solta ‘água’ e esse líquido junto com a espátula, também ajuda a raspar o  fundinho da panela (veja o vídeo) .

Agora escorra a água do grão de bico e junte-o (sem a água do molho) na panela. Então misture e tempere com 1 colher de sopa de páprica doce, 1 colher de café de pimenta calabresa seca, 1 ou 2 folhas de louro.

Por último acrescente 3 litros de  água fervente, tampe a panela de pressão e após apitar, deixe cozinhar por 45 minutos.

Enquanto a carne cozinha, aproveite para higienizar as folhas de espinafre. Separe as folhas do talo e despreze os mais grossos e portanto  mais difíceis de cozinhar.  Também descasque e corte em cubos 2 batatas e reserve.

Após esse tempo abra a panela (antes espere o vapor sair de dentro da panela) e verifique se o grão de bico está cozido. Se estiver junte a batata em cubos e deixe cozinhar por 5 minutos. Se ainda estiver duro, tampe a panela e deixe por mais 5 ou 10 minutos ou até que ele cozinhe.

Logo após 5 minutos de cozimento da batata, junte 1/3 de xícara de chá de arroz agulinha e deixe até o arroz cozinhar, por mais ou menos 15 minutos.

Nessa hora aproveite para colocar o sal, mais ou menos 1 colher rasa de sopa ou a gosto.

sopa de musculo

Por fim e enquanto o arroz cozinha, aproveite para fazer o sofrito. O sofrito nada mais é do 3 dentes de alho amassado e dourados em 1 ou 2 colheres de sopa de  azeite em uma  frigideira pequena, por 1 ou 2 minutos e em fogo médio.

Assim que o arroz estiver cozido, junte o espinafre e misture

Por fim acrescente o sofrito reservado (alho dourado no azeite) e misture

Por ultimo desligue o fogo e  coloque   1 colher de sopa de vinagre, o vinagre entra para dar uma acidez super importante na sopa. Parece que ele diminui a gordura, da uma leveza… é especial mesmo. Experimenta e aí você me conta!

Agora é só servir esta deliciosa sopa de musculo e bom apetite!

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira acompanhar os próximos INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

sopa de musculo

Ah e se você, como eu, gosta de sopa,   vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra