Como fazer massa podre para torta salgada!

Please log in or register to like posts.
News
Como fazer massa podre bem quebradiça, que esfarela a cada mordida!

O truque  é manter os ingredientes como a  manteiga e a água  sempre  bem gelados. Sendo  assim retardamos o desenvolvimento do glúten,  resultando em uma massa que esfarela a cada mordida.  Também e sempre um pouco de ácido, como vinagre ou suco de limão, deve  ser adicionado, porque isso  também ajuda a massa a ficar crocante retardando o glúten.  O resultado é uma massa básica que  desmancha na boca, perfeita para fazer qualquer  torta salgada.  Vamos lá, aprender?

INGREDIENTES:

  • 225 g de farinha de trigo ou 1 xícara e ½ de chá de farinha de trigo
  • 120g de manteiga  sem sal e bem gelada e em cubinhos ( deixe no freezer gelando, antes do preparo  do recheio)
  • 40ml de água gelada
  • 1 colher de sopa de vinagre branco ou tinto
  • sal a gosto, usei ½  colher de chá de sal

COMO FAZER MASSA PODRE PARA TORTA SALGADA:

  1. Em primeiro lugar em uma tijela grande  coloque1 xícara e ½ de chá de farinha de trigo (225g).
  2. Agora junte 120g de  manteiga cortada em cubos e bem gelada
  3. Logo depois com os dedos, misture grosseiramente,  formando uma farofa, procure não manusear muito a massa, para não aquece-la e não deixar a manteiga se dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará crocante.
    como fazer massa podre
  4. como fazer massa podre
  5. Depois acrescente 1 colher de vinagre (usei branco, mas pode ser o tinto também) e 40ml de água gelada e misture.
  6. Lembre-se que  a manteiga e a água devem estar bem geladas para  retardar o desenvolvimento de glúten na farinha e resultar em uma massa que desmancha na boca.  Agora misture delicadamente até obter uma massa.
  7. DICA: Não se esqueça de trabalhar rápido a massa porque quanto menos você manuseia-la mais esfarelada ela ficará, então nada de sovar, apenas junte formando uma bola. (veja foto)
  8. Também é importante  acrescentar um ácido como  vinagre  ou suco de limão porque isso   retardará o desenvolvimento do glúten, resultando em uma massa bem crocante. 
  9. Então enfarinhe uma bancada (para não grudar) e com ajuda de um rolo ou (garrafa) abra a massa, em uma espessura de 0,3cm e com um pouco maior que o tamanho da forma (28cm).  
    massa podre para torta salgada
  10. COMO FAZER MASSA PODRE
  11. Agora enrole a massa no rolo e com  a ajuda dele, leve-a  até a forma, desenrolando-a  sobre a forma.  (não é necessário untar a forma).
  12. Então cubra com um plástico e deixe a massa (que já na forma) gelando um pouco na geladeira, enquanto você prepara  o recheio de sua preferência. massa para torta salgada
  13. Por fim é só colocar o recheio de sua preferência, neste dia montei com palmito refogado, veja AQUI e finalizei com a cobertura da quiche AQUI. 
  14. Esta massa  se mantém bem conservada em um recipiente de tampa hermética e no refrigerador, por uma semana, ou até 3 meses no freezer, caso você queira deixar a massa já pronta para depois montar em um outro dia.

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, então massa podre pelo INSTA   AQUI . Então vem a gente!

massa podre

E aproveita para experimentar esta massa podre para fazer TORTA DE PALMITO  AQUI

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de preparo: 10min
  • Tempo de geladeira antes de assar: 15min
  • Rendimento: torta sem cobertura de 28 a 30 cm
  • Tempo de forno com recheio: 40 a 50 minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *