Bolinho do estudante, tapioca, coco e condensado!

Please log in or register to like posts.
News
bolinho do estudante
Bolinho do estudante é um bolinho de tapioca flocada (ou granulada) com coco, leite de coco e leite condensado. Frito sob imersão (também pode ser assado), coberto por   açúcar e canela é o caminho mais reto e direto para o céu.    Torradinho por fora e muito macio por dentro  e fica  perfeito com café fresquinho. Oh se fica!

bolinho do estudante

INGREDIENTES:

  • 3 xícaras de tapioca flocada ( ou granulada)
  • 1 xícara leite de coco fresco
  • 1 xícara coco fresco ralado fino
  • leite condensado a gosto ( usei 1/2 lata mais ou menos)
  • 1 xícara de leite integral

NOTA: A tapioca hidratada (que usamos para fazer a tapioca na frigideira) não serve para fazer bolinho de estudante.

PARA EMPANAR:

  • ½ xícara de chá de  açúcar refinado
  • 1 colher de sopa de canela em pó

PARA FRITAR:

  • quanto baste de óleo óleo de soja, canola, girassol ou milho

NOTA: Eles também bem podem  ser assados ao forno ou na air fryer

COMO FAZER BOLINHO DO ESTUDANTE:

Antes de tudo é preciso hidratar a tapioca. Que tanto pode ser a tapioca flocada quanto a granulada. A única diferença entre uma e outra é o tempo de hidratar. uma vez que a tapioca flocada hidrata mais rápido, meia hora é suficiente.   Já a tapioca granulada é preciso hidratar por pelo menos 2horas ou até ficar em ponto de modelar os bolinhos, de fazer as queneles (entre duas colheres).

Em primeiro lugar  em  um prato ou tijelinha  junte o açúcar com a canela, misture e reserve.
Agora prepare uma travessa com papel toalha e reserve.
Logo depois em uma tijela junte: 3 xícaras de chá de tapioca flocada (ou granulada), 1 xícara de chá de leite, 1 xícara de chá de leite de coco.  Vale lembrar  que a  tapioca hidratada (a tapioca que usamos para fazer na frigideira) não serve para fazer bolinho de estudante.

Nesse momento junte também 1 xícara de chá de  coco ralado  e o quanto baste de leite condensado, até adoçar do seu gosto. Eu usei mais ou menos meia lata de leite condensado. Você também poderá adoçar com açúcar ao invés do leite condensado e a quantidade é à gosto.

Agora  misture tudo e deixe descansar até hidratar por meia hora (tapioca flocada) ou por 2 horas (tapioca granulada) ou ate ficar em ponto de modelar os bolinhos.

Para modelar você decide se prefere modelar com as mãos ou entre duas colheres (queneles) O tamanho também fica à sua escolha, porque lá na Bahia onde ele é mais conhecido você encontra de todos os tamanhos.

bolinho do estudante

Por fim   coloque o óleo (quanto baste) em uma frigideira (ou panela) e leve ao fogo médio até esquentar. O óleo não deve estar frio mas também não pode estar muito quente. Isso porque eles podem queimar antes de fritar. Óleo em temperatura média, que é quando ele borbulha quando você coloca o bolinho, mas nõ solta muita fumaça sabe?

Por ultimo frite  os bolinhos por cerca de 2 ou 3 minutos de cada lado  ou até ficarem dourados.  Você tanto pode deixa-los  moreninho, quanto  mais clarinhos, você decide conforme sua preferência.

Agora só falta retira-los do óleo com o auxílio de uma escumadeira e transferir para a travessa com papel toalha. Ainda quentes, passe os bolinhos pela mistura de açúcar com canela e transfira para o prato de servir  e sirva acompanhado de um bom cafezinho!

E se você gostou deste pimentão recheado,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntinhos.

bolinho do estudante

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com tapioca     AQUI 

Obrigada e até a próxima, Natalia Posses

Deixe uma resposta