Empadão sem glúten de salmão com tomate

Please log in or register to like posts.
News
empadão sem glúten de salmão
Empadão sem glúten é uma massa podre crocante que esfarela na boca. Não tem diferença nenhuma da massa de empada. Eu particularmente acho ainda mais gostosa, leve e de fácil digestão. Se você não disser que é uma massa sem glúten ninguém vai saber. O recheio de salmão  sweet refogado é uma sugestão. A massa é um coringa  você pode  rechear com o que preferir. Como por exemplo: palmito com creme sem glúten, ou caponata de berinjela, ou cebola caramelizada com queijo brie.

INGREDIENTES: 

massa: 

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de chá de farinha sem glúten bem cheinha, xícara de mãe (usei zaya)
  • 1 ovo inteiro
  • 1 caixinha de creme de leite, 200g
  • uma  pitada de sal

sugestão de recheio:

salmão ao tomatinho sweet:

  • 400g de salmão sem a pele   (substituições: atum, sardinha ou frango)
  • 1 tomate em cubos
  • ½ xícara de chá de azeitona verde (ou preta) picada
  • 3 dentes de alho amassado ou picado
  • 300g de tomate sweet
  • sal e pimenta do reino
  • ½ xícara de chá de cebolinha fresca
  • suco de 1 limão siciliano ou tahiti
  • 300g de cream cheese ou requeijão catupiry

COMO FAZER EMPADÃO SEM GLÚTEN DE SALMÃO :

Antes de mais nada prepare o recheio veja AQUI como fazer o recheio ou faça qualquer outro recheio da sua preferência.

Enquanto o recheio esfria  faça a massa do empadão. Então em uma tijela grande junte 2 colheres de sopa de manteiga gelada e  2 xícaras de chá de farinha sem glúten (usei zaya). Agora com a ponta dos dedos misture até formar uma farofa. Nessa hora não é preciso dissolver toda a manteiga, pedacinhos maiores de manteiga é importante porque irá deixar a massa crocante e esfarelada como a de uma empada (veja video) .

Logo depois abra um espaço no centro da massa e coloque 1 ovo inteiro e com ajuda de um garfo bataligeiramente  o ovo. Agora ainda no centro da massa e sobre o ovo acrescente  1 caixinha de creme de leite (200g) e uma pitada de sal (sal a gosto). Depois, ainda com a ajuda do garfa bata o creme de leite até misturar com o ovo. Depois que misturar vá agregando a massa até obter uma massa compacta.

empadão sem glúten de salmão

empadão sem glúten

A massa deve desgrudar das mãos então se necessário for acrescente mais um pouco de farinha. Veja o ponto da massa no vídeo.

Por fim, com as mãos pegue pequenas porções de massa e forre o fundo e as laterais de uma assadeira redonda de 27cm e leve a geladeira para massa gelar.

Enquanto isso coloque o restante da massa sobre um silpat ou papel manteiga dover e com ajuda de um rolo ( ou garrafa) abra um disco de massa. Ele  será usado para cobrir o empadão. Então use como referência para o tamanho do disco o diâmetro da sua forma. Agora com a ajuda do papel manteiga leve esse disco de massa para gelar na geladeira por 15 minutos.

Assim que a massa estiver gelada retire da geladeira e coloque o recheio. Cubra com o disco e use um garfo para unir as laterais.

Por fim pincele uma gema sobre toda a superfície da torta. Isso porque  a  gema pincelada  vai deixar a massa bem douradinha depois de assada.

Por ultimo leve ao forno por 40 ou 50 minutos ou até dourar e bom apetite!

E se você gostou deste empadão sem glúten,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntos.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com salmão   AQUI 

Obrigada e até a próxima,  Rosi Seligra

 

 

 

 

Deixe uma resposta