Canjica tradicional de milho com leite condensado!

Please log in or register to like posts.
News

CANJICA TRADICIONAL. Basta chegar esse tempo de festa junina, para despertar aquela vontade gostosa de comer canjica. Mas não é qualquer canjica é a canjica tradicional e bem encorpada da família,  com leite condensado e creme de leite.

E o melhor de tudo é que é fácil de fazer. Você  vai precisar de um certo planejamento é verdade,  uma vez que é preciso deixar de molho.  Mas se você não deixou de molho e quer fazer também dá com  dica MARA no final do preparo. Jeitinho para fazer,  naqueles dias em que a vontade de comer canjica é tanta que a gente não quer esperar nem um segundo.  Vamos lá ?

INGREDIENTES:

  • 2 xícaras de chá de Canjica de Milho (usei 1 de milho amarela e outra de milho branco)
  • 2 litros de água
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 litro de leite
  • um pouco de Cravo-da-Índia e Canela-da-China  em Casca a gosto
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de  creme de leite

COMO FAZER CANJICA TRADICIONAL:

  1. DEMOLHA: Em primeiro lugar deixe a canjica de molho em uma tigela com água por no mínimo 2 horas até 24h. Eu deixei a canjica de molho na noite anterior  (porque quanto mais tempo de molho mais rápido ela cozinha). Então escorra a água e descarte a água do molho (que vai estar esbranquiçada)canjica de leite condensado
  2. PANELA DE PRESSÃO: Leve a canjica ao fogo em panela de pressão com 2 litros de água misturados com 1 xícara de chá de açúcar.
  3. Nesse momento adicione o cravo (opcional, não usei porque não gosto) e a canela em pau.
    TEMPO DE PRESSÃO: Agora tampe a panela de pressão e cozinhe a canjica por 40 minutos, primeiro em fogo alto até começar a apitar e depois em fogo baixo. Neste ponto tome cuidado para água não secar, isso porque ela contem açúcar e se secar vai caramelizar e podendo até a queimar.
  4. APÓS COZIDA: Depois de cozida, retire do fogo, deixe sair toda a pressão e abra a panela.
  5. Então confira para ver se o milho está cozido ‘al dente’. Se preferir mais macio, deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos e se preciso for, acrescente mais água. Após o cozimento, boa parte da (ou toda) água vai secar.
  6. CANJICA TRADICIONAL
  7. Agora junte 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 1 caixinha de creme de leite.
    PARA ENCORPAR: Então com a panela destampada deixe ferver e cozinhar bastante, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo da panela. Deixe até encorpar e ficar cremosa.
  8. E se você preferir a sua canjica menos cremosa e achar que ela tem que ter mais caldinho, deixe cozinhar menos e encorpar menos.
  9. NA HORA DE SERVIR: Depois que engrossar sirva sua canjica tradicional com canela polvilhada e bom apetite!

canjica de milho

DICAS PARA FAZER SUA CANJICA TRADICIONAL:
  1. CRAVO: O uso do cravo é opcional e como eu não gosto não coloquei.
  2. SEM DEMOLHA: Caso você não tenha deixado de molho e não tenha tempo de deixar nem por 2 horas. E queira fazer a canjica mesmo assim a dica é após lavar os grãos levar a panela de pressão e cozinhar com 1 e ½  litro de água por 10 a 15 minutos em fogo baixo após apitar. Tomando cuidado para água não secar e queimar. 
  3. Então você vai abrir a panela e começar o preparo normal da sua canjica.  ( começando a cozinha-la na pressão e  agora sim a água já misturada com o açúcar  (siga o preparo acima a partir do 2)
  4. CANJICA BRANCA OU AMARELA? Usei canjica branca e amarela apenas para ficar mais bonitinha. Você pode fazer somente com o milho amarelo ou somente com o branco (veja AQUI ) ou juntar os dois como eu fiz neste. O sabor não altera, pelo menos para mim.
  5. COM COCO: Se desejar variar o sabor desta preparação, acrescente um vidro de leite de coco e 100g de coco ralado após acrescentar o leite condensado. Veja AQUI como fazer com coco
  6. DÁ PARA CONGELAR? Dá sim, ela fica igualzinha e ainda dura por até 3 meses. Para descongelar deixe na geladeira por cerca de 12 horas. Coloque na panela e aqueça.
  7. NORDESTE: Na região Nordeste do país esta receita é conhecida como Mungunzá.
  8. Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta Canjica Tradicional pelo INSTA, AQUI  Então vem a gente!

E se você gosta de receita junina, não pode deixar de experimentar este Arroz Doce de Caramelo,  AQUI.  

Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *