Coxinha prática e mais gostosa não tem!

Please log in or register to like posts.
News
coxinha

Coxinha mais prática e mais gostosa não tem! A massa é macia, pré cozida na panela antes de fritar,  além de farinha de trigo leva batata amassada, um sonho! O recheio tradicional de frango desfiado com requeijão.  Sequinha, crocante por fora e  suculenta por dentro.coxinha

Não é rapidinha de fazer, você vai precisar de umas 2 horas, uma vez que é preciso cozinhar o frango, reservar o caldo que vai ser utilizado na massa, desfiar a carne,  refogar,  para depois moldar as coxinhas e fritar. Não é rápido mas é fácil  de fazer.

Perfeita para servir no jogos do Brasil, segunda agora! O legal é que da para preparar tudo antes e congelar. No dia do jogo é só aquecer no forno e servir.

coxinha

INGREDIENTES PARA A COXINHA:

massa:

  • 1 xícara de chá da água onde o frango foi cozido
  • 2 xícaras de chá de leite integral
  • Sal a gosto  (usei mais ou menos 1 colher de sobremesa rasa)
  • ½ xícara de chá de batata cozida e amassada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo

recheio:

  • 300g de peito de frango cozido e desfiado
  • 300g de requeijão tipo catupiry
  • 4 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa rasa de colorau em pó
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 colher de sopa de cebolinha fresca picada.

para empanar:

  • 1 ovo inteiro
  • 4 colheres de sopa de água
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Quanto bastar de farinha de rosca.

COMO FAZER COXINHA:

  1. FRANGO COZIDO: Em fogo alto e na panela de pressão  coloque 300g de filé de peito sem sal. Cubra com 2 xícaras de  água. Depois que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 a 30minutos  Desligue o fogo espere o vapor sair, coe o caldo e reserve 1 xícara para a massa da coxinha. (Se houver muito mais caldo que 1 xícara, deixe-o  reduzir na panela de pressão até o volume de 1 xícara) Desfie o frango. Reserve. veja como desfiar o frango em 1 minuto  aqui. 
  2. BATATA:  Faça furos com o garfo, em uma  batata média/grande com a casca.  Coloque-as sobre um prato e leve ao micro ondas por 5 minutos. Abra o micro, vire a batata do outro lado e deixe mais 5 minutos ou até cozinhar. Espete com o garfo para ver se está macia.  Espere amornar, retire a casca e amasse com um garfo. Reserve ½ xícara de chá para fazer a massa da coxinha.
  3. MASSA: Em uma panela grande, fogo alto, coloque 1 xícara de chá de água do cozimento do frango, 2 xícaras de chá de leite integral, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de azeite  e sal a gosto.  Misture até o caldo dissolver e deixe ferver. Junte ½ xícara de chá de batata amassada, misture para incorporar.  Abaixe o fogo e acrescente 2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo farinha de trigo de uma só vez. A massa vai ficar pesada e compacta. Siga mexendo mexendo para cozinhar bem a farinha até soltar do fundo da panela.
  4. Despeje a massa sobre uma superfície lisa e untada com manteiga, sove bem e deixe esfriar.
  5. RECHEIO: Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e 4 dentes de alho descascado e amassado. Deixe dourar por 1 minuto ou até começar a amarelar. Adicione o frango desfiado, tempere sal e pimenta do reino a gosto. Junte a cebolinha fresca picada e reserve. Quando a carne já estiver fria, misture-a ao requeijão.coxinha
  6. COMO MONTAR AS COXINHAS:
  7. Faça bolinhas com a massa. Na palma da mão achate as bolinhas formando um pequeno disco de massa. Depois com ajuda de uma colher, coloque o recheio no centro do disco e feche a massa com as mãos.
  8. Enquanto pressiona levemente o recheio com o dedão, faça uma espécie de meia-lua com a mão que apoia a massa, de modo que a massa envolva o recheio. Modele com a palma da mão e os dedos até a forma de coxinha. Reserve.
    Faça o mesmo com todas as bolinhas. dica: Não coloque muito recheio, senão fica  difícil  fechar  as coxinhas e também  não ‘estourar’ na hora de fritar.
  9. EMPANAR: Em um bowl coloque 1 ovo inteiro com 4 colheres de sopa de água e tempere com sal e pimenta do reino. Bata para misturar. Mergulhe a massa modelada pelo ovo e água batido e na sequência pela farinha de rosca
  10. FRITAR: Então, coloque as coxinhas em uma panela com quatro dedos de óleo (bem quente) e frite os quitutes até dourar. Retire com uma escumadeira e leve em uma peneira, para escorrer a gordura do óleo. (Escorrer na peneira, ao invés do tradicional papel toalha, deixa a coxinha mais sequinha.)
  11. AIR-FRYER: Se for utilizar uma air fryer, frite as coxinhas com um fio de azeite sobre elas, por volta de 12 minutos mais ou menos.
    Sirva sobre forminhas de papel.
  12. CONGELAMENTO: Congele-as já prontas, assim no dia do jogo é descongelar e colocar para aquecer no forno (ou air-fryer), até ficarem crocantes de novo!

coxinha

Experimenta e conta para gente!

Obrigada e um beijo Natalia Posses

  • Tempo de Preparo: 2 horas
  • Rendimento: depende do tamanho das coxinhas (20 a 30 unidades)

 

Reactions

1
1
0
0
0
0
Already reacted for this post.

Reactions

1
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *