Rocambole Alasca com frutas vermelhas e doce de leite!

Please log in or register to like posts.
News
rocambole

Rocambole Alasca além de lindo é delicioso!  Massa  amanteigada de chocolate, estruturada e fofa. Umedecida por uma calda de frutas vermelhas  e recheio de doce de leite feito na  panela de pressão. Para decorar, cobertura de Marshmallow caseiro lembrando as montanhas do Alasca.

E fácil de fazer, o passo a passo pode parecer meio  longo, mas vale a pena ler tudo,  para não ter erro na hora ‘H’ de fazer. Já a execução é simples, eu garanto! O único segredo fica por conta da massa,  é preciso tomar cuidado na hora de assar, para não ressecar e rachar.   Bora ver as dicas? Garanto que você não vai se arrepender de preparar o seu!

rocambole

INGREDIENTES:

massa:

  • 4 ovos
  • 1 pitada de sal
  • gotinhas de vinagre
  • ½ xícara de chá de açúcar
  • ¼ xícara de chá de chocolate em pó
  • 60g de manteiga em ponto de pomada
  • ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio

recheio:

  • 1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão, aqui
  • 200g de morango
  • 100g de framboesa
  • ¼ de xícara de chá de açúcar

Siga a quantidade acima descrita e veja o modo de fazer a geléia , aqui 

cobertura:

  • 2 claras
  • 1 xícara de chá de açúcar

Siga a quantidade acima descrita e veja o modo de fazer o marshmallow, aqui. 

rocambole

COMO FAZER ROCAMBOLE ALASCA:

  1. DOCE DE LEITE: Coloque 1 lata de leite condensado em uma panela de pressão coberta com água. Tampe e depois que começar a apitar deixe cozinhar por 40 minutos, veja aqui como fazer.  Reserve.
  2. GELEIA DE FRUTAS VERMELHAS:  Coloque 200g de morango, 100g de framboesa e ¼ de xícara de chá de açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo até o ponto de geléia, veja aqui como fazer.Reserve.
  3. COMO FAZER A MASSA DO ROCAMBOLE:

  4. MASSA:  Pré aqueça o forno a 200°Celsius.   Separe uma forma Separe a clara das gemas.  Leve as claras ao bowl da batedeira e em velocidade alta  bata até o ponto de neve. A dica  é o ponto, que deve  branquear e triplicar de volume, até  atingir o ponto em picos, mas não pode passar disso,  senão elas  ficam firmes demais, perdem  a flexibilidade e você terá mais dificuldade depois para incorpora-la a massa. Veja as dicas para não ter erro,  aqui. 
  5. Com as claras em ponto de neve e sem desligar a batedeira e ainda em velocidade alta,  acrescente ½ xícara de chá de açúcar e continue batendo por mais 2 ou 3 minutos ou até obter um ‘merengue’ brilhante.  Junte então as 4 gemas, uma a uma.  Coloque uma gema, espere incorporar e então coloque a outra até colocar as 4 gemas. Acrescente ¼ de xícara de chá de chocolate em pó, bata até incorporar. Diminua a velocidade da batedeira para mínimo e junte a manteiga em ponto de pomada. (Se a manteiga estiver na geladeira, utilize o micro ondas em potencia alta por 10 a 15 segundos para obter o ponto de pomada).
  6. Bata por um minuto apenas até a manteiga incorporar sem perder a aeração das claras batidas. Desligue a batedeira.
  7. Com a batedeira desligada, coloque ½ xícara de farinha de trigo peneirada com 1 colher de café rasa de bicarbonato de sódio. Misture delicadamente para não desenvolver muito o glúten. Com uma espátula, puxe a massa por baixo e dobre-a sobre a farinha,  peneirada sobre a massa. Peneirar? é bom! por que?  aquirocambole
  8. Só falta despejar a massa sobre uma forma forrada  com silpat (tapete de silicone) ou papel manteiga  (usei da marca DOVER por que  não gruda) Espalhe a massa, passe uma espátula sobre  para ficar bem uniforme.  Asse o bolo em fogo alto pré aquecido a 200graus.
  9. O forno precisa estar bem quente, pré aquecido por pelo menos 15 minutos, antes de colocar o bolo, assim o bolo assa antes de ressecar.  Asse por 7-10 minutos, é rapidinho!
  10. DESENFORME, RECHEIE E ENROLE O ROCAMBOLEAINDA QUENTErocambole
  11. No balcão polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro em um pedaço de papel manteiga. Retire do forno e imediatamente desenforme o sobre o papel polvilhado com açúcar. Retire o silpat ou o papel manteiga, imediatamente recém saído do forno.
  12. Espalhe primeiro a geléia sobre toda a superfície do bolo (reserve um ¼ para decorar) Sobre a geleia  coloque o  doce de leite  espalhando bem por todo o bolo.
  13. Com ajuda do papel e cuidadosamente (para o recheio não escapar nas laterais) enrole o rocambole o mais justo (apertando) que der, o papel de baixo vai ajudar a guiar.  Deixe enrolado na geladeira por 4 horas ou 1 hora no freezer até a massa esfriar e ‘pegar’ a forma do rocambole.
  14. dica: Essa massa de rocambole é super flexível, então ela não vai rachar, não vai quebrar, a não ser que você asse demais. São só 7 minutinhos máximo 10min, como varia de forno para forno, a dica é até a massa endurecer e firmar. Se as beiradas estiverem moreninhas, sinal de que você passou do ponto e você assou demais.
  15. MARSHMALLOW: Enquanto a massa gela na geladeira ou no freezer, aproveite para fazer a cobertura de marshmallow. Utilize as quantidades aqui descritas e veja o modo de fazer, aqui.  
  16. Após enrolado e gelado, retire o papel desenrolando e remova as laterais (0,5cm)  aparando com uma faca as rebarbas para ficar um aspecto profissional. Assim o rocambole, fica com aparência linda.
  17. Cubra com a cobertura de marshmallow formando bicos com a ponta dos seus dedos. Decore com geleia de morango. rocambole
  18. Retire da geladeira 30minutos antes de servir, isso por que a massa é amanteigada e fica mais gostosa, apenas fresquinha, não tão gelada. rocambole
  19. Decore com um pouco de geléia sobre o Marshmallow
  20. Bom Apetite!

Experimenta e conta para gente

rocambole

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 40min
  • Tempo de Pressão: 35min
  • Tempo de Forno: 7 a 10min
  • Tempo de Geladeira: 4horas
  • Rendimento: 12 porções

Reactions

0
0
0
0
0
0
Already reacted for this post.

Reactions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *