Bolinho de abobrinha com cenoura é de lamber os beiços!

Please log in or register to like posts.
News
bolinho de abobrinha com cenoura

Depois de provar este bolinho de abobrinha com cenoura você vai querer repetir para sempre! Pois além de fácil de fazer é saudável e fica uma delicia.  O único trabalho (que não é trabalho nenhum) é ralar os legumes no ralo grosso, depois juntar um ovo  e agregar farinha de trigo até dar o ponto da massa. Então  levar para fritar no azeite ou  para assar no forno.

A seguir, os dois modos de preparo (assado ou frito), assim você pode escolher o seu preferido e  ir logo para cozinha  que  ainda dá tempo de fazer para hoje.

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha com casca e ralada  +ou- 1 xícara
  • 1 colher  de café de sal
  • ½ cenoura com casca e ralada +ou – 1/2 xícara
  • 1 ovo inteiro
  • sal e pimenta od reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora (+ou- 50g ) – opcional
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo ( ou o  suficiente para dar liga)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de azeite para fritar ou fio de azeite para untar antes de assar

bolinho de abobrinha

COMO FAZER BOLINHO DE ABOBRINHA COM CENOURA:

  1. Em primeiro lugar lave 1 abobrinha média e 1 cenoura em água corrente. Em seguida rale  a abobrinha  inteira e com casca (+ou- 1 xícara) . Nessa hora aproveite e rale também ½ cenoura com casca (+ou- 1/2 xícara)  e reserve. 
  2. Depois coloque a abobrinha ralada em uma  peneira  com  1 colher de café de sal  e misture. Em seguida , com as costas de uma colher, aperte a abobrinha a fim de que a água escorra.  Ao retirarmos o excesso de líquido, além de garantirmos que os bolinhos fiquem mais sequinhos, eles vão precisar de uma quantidade menor de farinha  para dar liga.  O resultado é um bolinho com menos farinha, o que além de mais saudável fica mais gostoso.
  3. DICA: Esse  processo, de escorrer a água da abobrinha, não leva  5 minutos. E se  você pode pular esta etapa, que também dá certo, a diferença é que com mais líquido você vai precisar de uma quantidade maior de farinha de trigo, ele vai render mais mas vai  ficar com  mais ‘massa”.
  4. Depois de escorrer a água da abobrinha coloque-a em uma tijela junto com a cenoura ralada e  misture.
  5. DICA:  Dá para fazer só com a abobrinha ou só com a cenoura também. Nesse caso é só substituir a quantidade de um pelo outro e usar 1 e ½ xícara só de abobrinha ou só de cenoura.
  6. Agora junte 1 ovo inteiro e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
  7. BOLINHO DE ABOBRINHA
  8. Então junte 2 colheres de sopa de queijo ralado na hora (+ou- 50gr). O queijo ralado é totalmente opcional, já fiz sem ele e fica uma delícia também!
  9. Junte também as 3 colheres de sopa de farinha de trigo ou o suficiente para dar liga, até obter uma massa. Por ultimo coloque 1 colher de chá de fermento em pó.
  10. NOTA: Essa massa não é compacta, você não vai conseguir moldar com as mãos, para dar forma você vai precisar da ajuda de uma colher.
  11. FRITO NO AZEITE: Agora  em uma frigideira aquecida com um pouco azeite (+ou- 2 colheres de sopa)  e com  uma colher de sobremesa,   coloque pequenas porções de massa e deixe fritar em fogo medio/baixo.  Assim eles douram sem queimar e  dá tempo de cozinhar  por dentro, deixe por cerca de  de 3 a 4 minutos de cada lado ou até dourar,  para menos ou mais dourado, conforme sua preferência.
  12. DICA: Usei o azeite porque é  mais saudável para nossa saúde, além de que ele agrega sabor,  mas sinta-se a vontade para substituir por óleo comum ou outra gordura de sua escolha. 
  13. Então retire e escorra em uma peneira, assim eles ficam  mais sequinhos do que quando escorridos no papel toalha convencional, além de mais econômico 🙂
  14. Agora faça o mesmo com o restante da massa até que todos os bolinhos estejam fritos no azeite.
  15. ASSADO:  Se preferir assa-los ao invés de fritar, é só forrar uma assadeira com papel manteiga e untar o papel manteiga  com azeite. Depois levar para assar, em forno pré aquecido a 200º C, por 20 minutos  ou até  firmar e dourar conforme sua preferência. 
  16. BOLINHO DE ABOBRINHA
  17. Agora é só escolher seu modo de fazer (frito no azeite ou assado) e bom apetite!

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como este Bolinho de Abobrinha  pelo INSTA, AQUI . Então vem a gente!

bolinho de abobrinha no azeite
bolinho de abobrinha no azeite
bolinho de abobrinha assado
bolinho de abobrinha assado

E se você gosta de bolinho de legumes não pode deixar de experimentar este de espinafre  AQUI. 

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

  • rendimento:18 a 20 bolinhos
  • tempo de preparo: 15min
  • tempo de cozimento: frito 6 a 8 min
  • assado: 20minutos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *