Bolinho de abobrinha e cenoura é de lamber os beiços!

Please log in or register to like posts.
News
bolinho de abobrinha com cenoura
Depois de provar este bolinho de abobrinha e cenoura você vai querer repetir para sempre! Pois além de fácil de fazer é saudável e fica uma delicia.  O único trabalho (que não é trabalho nenhum) é ralar os legumes no ralo grosso, depois juntar um ovo  e agregar farinha de trigo até dar o ponto da massa. Então  levar para fritar no azeite ou  para assar no forno.

bolinho de abobrinha e cenoura você vai querer repetir para sempre

A seguir, os dois modos de preparo (assado ou frito), assim você pode escolher o seu preferido e  ir logo para cozinha  que  ainda dá tempo de fazer para hoje.

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha com casca e ralada  +ou- 1 xícara
  •  uma pitada de sal (cerca de  colher  de café de sal)
  • ½ cenoura com casca e ralada +ou – 1/2 xícara
  • 1 ovo inteiro
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado na hora (+ou- 50g ) – opcional
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo ( ou o  suficiente para dar liga)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de azeite para fritar ou fio de azeite para untar antes de assar

bolinho de abobrinha

COMO FAZER BOLINHO DE ABOBRINHA E CENOURA:

Em primeiro lugar lave 1 abobrinha média e 1 cenoura em água corrente. Em seguida rale  a abobrinha  inteira e com casca (+ou- 1 xícara) . Nessa hora aproveite e rale também ½ cenoura com casca (+ou- 1/2 xícara)  e reserve. 

Depois coloque a abobrinha ralada em uma  peneira  com  1 colher de café de sal  e misture. Em seguida , com as costas de uma colher, aperte a abobrinha a fim de que a água escorra.  Ao retirarmos o excesso de líquido, além de garantirmos que os bolinhos fiquem mais sequinhos, eles vão precisar de uma quantidade menor de farinha  para dar liga.  O resultado é um bolinho com menos farinha, o que além de mais saudável fica mais gostoso.

DICA: Esse  processo, de escorrer a água da abobrinha, não leva  5 minutos. E se  você pode pular esta etapa, que também dá certo, a diferença é que com mais líquido você vai precisar de uma quantidade maior de farinha de trigo, ele vai render mais mas vai  ficar com  mais ‘massa”.

Depois de escorrer a água da abobrinha coloque-a em uma tijela junto com a cenoura ralada e  misture.

DICA:  Dá para fazer só com a abobrinha ou só com a cenoura também. Nesse caso é só substituir a quantidade de um pelo outro e usar 1 e ½ xícara só de abobrinha ou só de cenoura.

Agora junte 1 ovo inteiro e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

BOLINHO DE ABOBRINHA

Então junte 2 colheres de sopa de queijo ralado na hora (+ou- 50gr). O queijo ralado é totalmente opcional, já fiz sem ele e fica uma delícia também!

Junte também as 3 colheres de sopa de farinha de trigo ou o suficiente para dar liga, até obter uma massa. Por ultimo coloque 1 colher de chá de fermento em pó.

NOTA: Essa massa não é compacta, você não vai conseguir moldar com as mãos, para dar forma você vai precisar da ajuda de uma colher.

FRITO NO AZEITE: Agora  em uma frigideira aquecida com um pouco azeite (+ou- 2 colheres de sopa)  e com  uma colher de sobremesa,   coloque pequenas porções de massa e deixe fritar em fogo medio/baixo.  Assim eles douram sem queimar e  dá tempo de cozinhar  por dentro, deixe por cerca de  de 3 a 4 minutos de cada lado ou até dourar,  para menos ou mais dourado, conforme sua preferência.

DICA: Usei o azeite porque é  mais saudável para nossa saúde, além de que ele agrega sabor,  mas sinta-se a vontade para substituir por óleo comum ou outra gordura de sua escolha. 

Então retire e escorra em uma peneira, assim eles ficam  mais sequinhos do que quando escorridos no papel toalha convencional, além de mais econômico 🙂

Agora faça o mesmo com o restante da massa até que todos os bolinhos estejam fritos no azeite.

ASSADO:  Se preferir assa-los ao invés de fritar, é só forrar uma assadeira com papel manteiga e untar o papel manteiga  com azeite. Depois levar para assar, em forno pré aquecido a 200º C, por 20 minutos  ou até  firmar e dourar conforme sua preferência. 

BOLINHO DE ABOBRINHA

Agora é só escolher seu modo de fazer (frito no azeite ou assado) e bom apetite!

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como este Bolinho de Abobrinha  pelo INSTA, AQUI . Então vem a gente!

bolinho de abobrinha

delicioso

uma delicia

E se você gosta de bolinho de legumes não pode deixar de experimentar este de espinafre  AQUI. 

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

3 últimos dos 10 comentários em “Bolinho de abobrinha e cenoura é de lamber os beiços!

  1. Tem sim, já fiz e da super certo! Vc pode usar aveia em flocos grossos ou finos. Já fiz com as duas. Depois me conta se aprovou e beijão

  2. Tem como substituir o trigo por aveia sem glúten?

  3. Acabei de fazer os bolinhos. Ficam deliciosos. Obrigada por compartilhar. Adoro o site. São receitas fáceis e saborosas. Beijo.

Deixe uma resposta