Macarrão com linguiça fresca, gorgonzola, sálvia e limão!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Macarrão com linguiça fresca, gorgonzola e sálvia é especialidade da minha filha Gabriela e todas as vezes faz sucesso, todo mundo ama e todo mundo pede bis. Isso porque a combinação é inusitada e resultado de sabor é alucinante de bom. Hoje a Gabi fez com uma linguiça temperada com pimenta biquinho.  Porém você pode fazer com qualquer tipo ou sabor de linguiça desde que ela seja fresca. O limão entre sempre no final e  traz leveza para o prato fazendo  a diferença no sabor!

macarrão com linguiça

INGREDIENTES: 

  • fio de azeite
  • 4 ou 5  dentes de alho amassado
  • folhas de sálvia fresca a gosto( usei 30 folhas mais ou menos)  ou 1 colher de sopa rasa de sálvia seca
  • 600g de linguiça fresca calcular 2 gomos da linguiça fresca por pessoa, e eu usei uma temperada com pimenta biquinho
  • 1 cálice de cachaça para flambar a linguiça
  • 200g de queijo gorgonzola  (calcular 50g de queijo gorgonzola por pessoa)
  • 500ml de creme de leite fresco (pode ser o de caixinha 2 caixinhas com 100ml de leite fresco para ficar fluido)
  • 500g de espaguete grano duro (usei sem gluten)
  • suco de 1 limão tahiti

Macarrão com linguiça fresca, gorgonzola, sálvia e limão!

COMO FAZER MACARRÃO COM LINGUIÇA FRESCA, GORGONZOLA E SÁLVIA:

Em primeiro lugar  retire a pele da linguiça solte a carne e retire a gordura da linguiça desprezando-a. Lembrando que pode ser qualquer linguiça desde que seja fresca. Tanto pode ser de lombo, calabresa, temperada. Já fiz com todas e todas dão certo!

MACARRÃO:  Depois coloque a água do macarrão para ferver com sal, a água ficar salgada  como o  mar. Assim que a água ferver coloque 500g de macarrão grano duro (usei sem glúten). Depois deixe cozinhar pelo tempo do fabricante. Então escorra a água junte 1 colher de sopa de manteiga para o espaguete não grudar e reserve.

QUEIJO GORGONZOLA: Enquanto isso, enquanto o  espaguete cozinha … Coloque  em uma  frigideira um fio de azeite, 4 ou 5  dentes de alho amassado e folhas de sálvia fresca a gosto. Caso você não encontre a sálvia fresca pode usar a seca também ( 1 colher de sopa rasa). Então  fogo médio/baixo doure o alho por 1 minuto apenas e enquanto doura você corta o queijo gorgonzola em pedaços pequenos já direto na panela (veja o video)

Fogo baixo deixe o gorgonzola até derreter, mexendo de vez em quando para não grudar e queimar no funda panela.  Assim que o queijo gorgonzola derreter, junte o creme de leite fresco. Ou o creme de leite de caixinha (2 caixinhas com 100ml de leite para dar fluidez)

macarrão com linguiça fresca

 

macarrão com linguiça fresca

LINGUIÇA FRESCA: Enquanto isso em uma outra frigideira fresca com um fio de azeite doure a carne da linguiça solta da pele e sem a gordura.   Lembrando que não é necessário fritar muito a linguiça, até dourar até fica bem passada,   sabe?  Cozinhou acrescente a cachaça e flambe.

JUNTAR TUDO:  Por fim junte a linguiça  flambada  com o creme de gorgonzola. Depois coloque o suco de 1 limão tahiti e misture tudo bem.

Por ultimo junte o macarrão já cozido, misture tudo e agora é só servir, bom apetite!

Ou também você pode servir o macarrão e sobre ele servir o molho como a Gabriela fez (veja o video)

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntos.

macarrão com linguiça fresca monta encanta

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras MASSAS  AQUI  Tem sempre uma alternativa mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima,  Gabriela Ferraro

Deixe uma resposta