Molho de linguiça fresca prático e delicioso!

Please log in or register to like posts.
News
molho de linguiça
Molho de linguiça fresca calabresa, pode ser a linguiça toscana ou então a linguiça  de lombo ou qualquer outro tipo de linguiça que você preferir. É   um molho saboroso, levemente apimentado e muito fácil de fazer. Para fazer, basta retirar a pele da linguiça, dourar no azeite com alho e juntar tomate pelado italiano (de latinha  ou fresco) e em 20 minutos, você tem um molho dos Deuses prontinho para servir.

INGREDIENTES:

  • 2 latas de tomate pelado italiano (480g)
  • 500g de linguiça fresca sem a pela
  • 5 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 ou 2 colheres de sopa de azeite
  • ½ colher de café de pimenta calabresa seca
  • pimenta do reino a gosto
  • sal a gosto

COMO FAZER MOLHO DE LINGUIÇA FRESCA:

Em primeiro lugar retire a pele das linguiças e separe a carne e despreze a pele.

Depois misture bem a linguiça com as mãos, soltando todos os pedaços, se preferir retire os pedaços maiores de gordura.

Em uma panela, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de azeite (reserve a outra colher de azeite para o final). E junte também a carne da linguiça.

Agora deixe fritar por 10 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Nesse momento é importante que a carne frite bem.

Então junte os 4 dentes de alho descascado e amassado no amassador. (reserve 1 dente para o final do preparo)

Agora deixe o alho dourar por 1 minuto apenas, o alho deverá alourar levemente, cuidado nessa hora, pois se o alho passa do ponto ele pode amargar o molho. Se precisar, caso a panela esteja muito quente, retire-a do fogo, junte o alho, mexa bem (assim a temperatura da panela abaixa) e só então você volta com a panela ao fogo.

Logo depois junte 2 latas de tomate pelado italiano (480g), amassando cada tomate com as mãos antes de coloca na panela. Nesse momento coloque também ½ colher de café de pimenta calabresa seca ou qualquer outra pimenta da sua preferência, pode ser molho de pimenta ou pimenta dedo de moca por exemplo.

Agora use a lata como medida e acrescente 2 latas de água  e misture.

molho de linguiça

molho de linguiça fresco

Por fim abaixe o fogo para o mínimo, semi tampe a panela e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos ou até a água secar e o molho encorpar.

Por ultimo tempere com pimenta do reino a gosto e com o fogo já desligado acrescente 1 dente de alho cru amassado e 1 colher de azeite cru. Esse alho cru e azeite no final e sem cozinhar, dá um ‘a mais’ de sabor e é o segredinho desse molho.

Experimenta  pelo menos uma vez, e caso você não gostar, é só não colocar mais.

Neste dia eu fiz para montar uma lasanha de abobrinha e cenoura (sem glúten), aqui. 

dica: Sempre prefira a lata de  tomate  italiano, isso porque eles tem menos acidez e deixa o molho mais  gostoso. Caso prefira, você pode substituir as latinhas por tomate italiano  fresco e natural , veja aqui  como preparar tomate pelado e congelar para ter sempre à disposição.

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI . Então vem com a gente!

molho de linguiça

E se você  gostou deste molho de linguiça,    dá uma olhada nestes outros   AQUI.