Instagram Massa e Risoto Risoto

Risoto de queijo cremoso com muzarela de búfala e filé

0
Please log in or register to like posts.
risoto de queijo cremoso

Risoto de queijo cremoso com caldo de legumes e muzarela de búfala. Como acompanhamento um filé mignon puxado na manteiga e finalizado com molho tarê ou balsâmico de trufa branca. Simples de fazer e para lá de delicioso. Vamos cozinhar?

risoto de queijo cremoso

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro, aqui
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • fio de azeite
  • 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • ¼ de  xícara de chá de vinho branco seco
  • manjericão fresco a gosto
  • 1 xícara de chá de muzarela de búfala em bolotas pequenas e cortadas ao meio
  • ½ xícara de chá de queijo prato fatiado e picado
  • ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 1 tomate sem pele e sem semente picado em cubos pequenos

dica:

  • Caso prefira, você poderá substituir o muzarela de búfala  por outro queijo  de sua preferência, como brie ou gorgonzola
  • Também dá para variar o queijo prato, por  muzarela ou gruyère.

COMO FAZER RISOTO DE QUEIJO CREMOSO:

Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de manteiga  e um fio de azeite  e junto coloque 1 cebola  em cubo, brunoise. 

Depois deixe por 1 minuto ou até a cebola ficar translúcida.

Em seguida coloque 1 xícara de arroz arbóreo e deixe refogar por 2 ou 3  minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura.

Em seguida coloque ¼ de xícara de chá de vinho branco e seco e mexa bem até que comece a secar. Deixe até que o álcool evapore completamente, e o arroz seque novamente, e comece a querer grudar no fundo da panela.

Então adicione 3 xícaras de chá do caldo de legumes, aqui, aos poucos 1 xícara de cada vez, a medida que o arroz for secando. Assim o   arroz, embora sempre úmido não fica imerso no caldo.

Então mexa com a espátula, do centro da panela para fora. Sempre  regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Nessa hora os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela.  Enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no inicio e depois enquanto cozinha com menos frequência. Mas não é preciso tanto, mexer algumas vezes durante o cozimento, você já consegue garantir uma textura cremosa.

risoto de queijo cremoso

A proporção de água e arroz será sempre 1 para 3, ou seja,  para cada 1 xícara de arroz de risoto, 3 xícaras de caldo.

Quase sempre o  cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. Sempre o  grão deverá  estar ‘al dente’, al dente significa que o arroz está cozido porém ainda  oferece resistência ao dente.

Agora, na metade do cozimento do risoto acrescente 1 tomate picado sem pele e sem semente.

Por fim  cerca de 1 a 2 minutos antes de desligar, junte  folhas de manjericão fresca, ½ xícara de chá de queijo prato fatiado e picado.

Agora falta você experimentar e ajustar o sal.

Por último e  com o fogo já desligado  acrescente 1 colher de sopa de manteiga gelada, ½ xícara de chá de queijo parmesão ralado e 1 xícara de chá de muzarela de búfala fresca e em bolotas pequenas.

Sirva em um prato individual, já empratado com um filé mignon dourado na manteiga (veja o video)  e decore com fio de tarê ou  balsâmico de trufa branca (ambos comprado pronto),  alterne os molhos  conforme  a sua preferência e bom apetite!

Se você gostou deste risoto de queijo  cremoso,  com certeza vai gostar de  nos  acompanhar  pelo instagram.   Então vem com a gente, ver as receitas no  STORY em tempo real, AQUI,  Vem ficar juntinho da gente, te espero por lá.

Agora, antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de risoto  AQUI.

Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses

Moscow Mule, o brasileiro! receita original
Camarão Internacional do Coco Bambú, receita original