Pão de Azeite, 3 modos de fazer!

Please log in or register to like posts.
News
pão de azeite
Este pão de azeite é bem fácil de fazer. Você não precisa ficar sovando muito tempo a massa (trabalhando ela), é só juntar tudo em um bowl sovar um pouco até o formato de uma bola, até quando a massa ficar lisa e pronto!
E o melhor, fica delicioso! Cascudo por fora e macio por dentro, com o gostinho de azeite no fundo… dos deuses! Perfeito com uma manteiguinha! Depois de pronto, dura até três dias, isso se sobrar alguma coisa. Para durar este tempo, é preciso deixar esfriar antes de colocar dentro de um saco plástico (pode ser tipo zip) bem fechadinho.
pão de azeite
Vamos pra receita? Dá pra fazer ainda hoje, hein? Muito fácil!
INGREDIENTES PARA FAZER PÃO DE AZEITE:
massa:
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de  açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 250 ml de leite morno
  • 1 ovo inteiro
  • ½ de xícara  de chá de azeite
  • 1 pacote de fermento biológico seco (10 gramas)
para pincelar:
  • 1 gema
  • 1 colher de café forte
pão de azeite

COMO FAZER PÃO DE AZEITE:

  1. Aqueça 250ml de leite no micro ondas, em potência máxima por 30 segundos. Até o leite ficar morno. Se o leite estiver muito quente o fermento pode morrer. Já se ele estiver muito frio ele não vai ‘acordar’ e o pão não vai crescer.
  2. MÃO:Em um bowl grande, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e  1 colher de café de sal. Abra um buraco no centro e coloque 1 ovo inteiro, 250ml de leite morno,  ½ xícara de chá de azeite e o fermento biológico seco. Misture, primeiro com uma colher, quando a massa começar a ficar pesada, continue com as mãos até ficar homogêneo. Continue sovando  por mais 10  minutos ou até a massa ficar lisa.
  3. BATEDEIRA: Direto no bowl da batedeira, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e  1 colher de café de sal. Abra um buraco no centro e coloque 1 ovo inteiro, 250ml de leite morno,  ½ xícara de chá de azeite e o fermento biológico seco. Bata, primeiro em velocidade baixa, até a farinha misturar. Depois aumente a velocidade e bata por mais  10 minutos ou até a massa ficar lisa.pão de azeite
  4. pão de azeite
  5. DESCANSO: Tampe com um pano e deixe num local escuro e quente, sem corrente de ar, até dobrar de volume – aproximadamente 30 minutos. Isso por que as leveduras do fermento gostam e trabalham melhor no escuro. O forno desligado ou dentro do armário são bons lugares para deixar a massa descansar e crescer.
  6. Depois que a massa dobrar de tamanho, transfira-a para a forma untada com azeite e fubá ou farinha de trigo.  Manipule com cuidado, para não atrapalhar a fermentação. Pincele uma gema mistura com 1 colher de café coado forte (o café dá um tom dourado mais bonito ao pão depois de assado).
  7. Leve ao  forno pré aquecido por 10 minutos a 200 graus, por 30 minutos  ou assar e dourar.
  8. Na dúvida, faça o teste do palito. Espete um palito no centro do pão, se o mesmo sair seco e limpo o pão estará pronto, se ainda sair úmido,  deixe por mais 5 minutos e vá assim de 5 em 5minutos  até que o palito saia seco e limpo.
  9. Tire da forma ainda morno senão ele fica úmido e bom apetite!
  10. MÁQUINA DE PÃO: Coloque todos os ingredientes no cesto da máquina de pão. Ligue na função pão rápido e bom apetite!

Experimente este pão de azeite e conta para gente!

pão de azeite

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 10min
  • Tempo de sova: 10minutos
  • Tempo de descanso: 30minutos a 1 hora
  • Tempo de Forno: 30minutos

4 comments on “Pão de Azeite, 3 modos de fazer!

  1. Ola.. gostaria de saber se esse tipo de pão pode ser recheado.. com mussarela.. calabresa.. presunto.. será..??

    • Dá certo sim e vai ficar delicioso! vai lembrar os tortanos das pizzarias famosas, depois conta para gente! Um beijo

  2. Esta receita me pareceu ótima, vou fazer agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *