Pão de manteiga, sem sova e sem sujeira!

Please log in or register to like posts.
News
Pão de manteiga ou pão de colher.

Preparar pão de manteiga em casa pode ser muito muito fácil. Pão sem sova e  sem sujeira na pia, porque na cozinha prática,  para agilizar o nosso dia a dia,  até o pão precisa ser rapidinho, fazendo  jus a essa proposta.

Bem  simples mesmo, pão de colher, com o garfo, misturamos  os ingredientes líquidos, depois juntamos a mistura a farinha e agregamos com uma colher ou espátula. Aí, sem sovar, sem esticar, sem bater,  é só colocar  a massa na forma, esperar  dobrar de tamanho, cerca de  30 minutinhos,  levar  ao forno e aguardar pelo cheirinho sem igual, de pão tomando conta da casa toda.

Devido a simplicidade da receita, você poderá fazer e refazer quando quiser e ainda variar o sabor, enriquecendo-o com ervas, como  alecrim ou substituir a manteiga por óleo  ou ainda  por azeite, montando um pão de azeite ou trocar o leite por iogurte,  pão de iogurte  e recheá-lo com calabresas fatiadas crocantes ou ainda qualquer outro  ingrediente de sua preferência.

Se preferir, bata os líquidos no liquidificador e então agregue a farinha, pão de liquidificador, aqui.

É para não economizar na criatividade, Montar,  Encantar e variar mesmo!

Page 1

INGREDIENTES Pão de Manteiga:

  • 1 xícara de chá de leite quente, usei integral, mas pode ser semi ou desnatado
  • 1/3 de   xícara de chá de manteiga com sal derretida
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 tablete de 15g  fermento fresco  ou 5g de fermento  seco
  • 1 gema para pincelar

FERMENTAÇÃO:

  1. Aqueça por 1 minuto o leite no micro ondas.
  2. COM FERMENTO FRESCO: Em um bowl coloque 15g, ou 1 tablete de fermento fresco mais 1 colher de sopa de açúcar e  amasse os dois juntos, com um garfo até virar uma pastinha. Deixe por 5 minutos. Acrescente 250ml de  leite quente – aqueça no micro ondas por 2min. e misture. Junte então   1 ovo inteiro, 1/3 xícara de manteiga com sal derretida no micro ondas por 30seg  e uma colher de chá de sal. Misture.
  3. COM FERMENTO EM SECO: Em um  bowl, coloque 250ml de leite quente, com  5g ou meio sachê de fermento seco e misture bem. Deixe por 5 minutos. Junte então 1 ovo inteiro e 1/3 xícara de chá de manteiga derretida no micro por 30seg. Coloque  1 colher de sopa de açúcar, com 1 colher de chá de sal . Misture.

COMO FAZER PÃO DE MANTEIGA:

  1. Junte a mistura líquida ou a preparada com FERMENTO FRESCO  ou a preparada com FERMENTO SECO,  com as  3 xícaras de farinha de trigo.
  2. Misture primeiro com ajuda de uma espátula, depois com as mãos até formar uma massa homogênea. Caso você ache que precisa de mais um pouquinho de farinha, acrescente um pouquinho e sove novamente. É melhor acrescentar de pouquinho em pouquinho,  do que colocar de mais e não ter como consertar
  3. Tampe com filme plástico e deixe descansar em um cantinho quente da cozinha até crescer e quase dobrar de tamanho, cerca de uma hora, clima quente e 2 horas se estiver tempo frio,  coloque para descansar, dentro do forno desligado é um ótimo local .

RECHEIO: a gosto do freguês, sugestão 2 calabresas fatiadas e levadas ao micro ondas por 5 minutos.

azeitonas picadinhas com tomilho fresco ou tapenade de azeitonas verdes, fatias de queijo com orégano e por aí vai.

O preparo é o mesmo do Pão de Pepperoni: Espia o vídeo para você ver como é fácil:

Experimenta fazer pão em casa, fica uma delícia e é super fácil

Obrigada pela companhia, até a próxima receitinha Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 15 minutos
  • Tempo de descanso: 1-2 horas + 30min
  • Tempo de forno: 30 minutos
  • Rendimento: 1 pão

 

 

Salvar

5 comments on “Pão de manteiga, sem sova e sem sujeira!

  1. Eu aprecio muito suas receitas, mas há algo que me incomoda nos seus textos culinários. Por que você usa a palavra bowl? Em português existe a palavra tigela que é o equivalente exato em português da palavra inglesa.
    Por um acaso você ao fazer uso do vocábulo estrangeiro está pensando em outra medida ou é só uma questão estilística mesmo ou apenas uma forma de atrair mais atenção à receita publicada?

    • Fatima, gosto de muito de cozinhar mas meu texto deixa muuuito a desejar. Desculpe pelo uso da palavra ‘bowl’ e se ele a incomoda, escrevo como se conversasse com vc. Como se te contasse a receita, exatamente como eu fiz com todas as dicas para vc não ter erro na hora h de executar. E bowl é meu jeito de falar, é como me refero a uma tijela redonda. Sabe se fosse me preocupar com jeito de escrever, nunca mais compartilharia nenhuma receita mais na vida!
      Obrigada pela paciência e Espero ve-la sempre por aqui! um beijo

  2. amei, fiz com cenoura,ficou deliciaaaa.

  3. Pode se usar farinha integral? Se sim qual a proporção?? Obrigada

    • Pode sim Fabiana, eu substituiria apenas metade da farinha indicada pela integral e a outra metade continuaria farinha branca normal. Minha sugestão. Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *