Camarão de Fortaleza

Please log in or register to like posts.
News
Camarão de Fortaleza – Camarão já da vontade por si só né?

Você deve está se  perguntando  o  porque esse nome Camarão de Fortaleza?  Eu aprendi esta receita em Fortaleza há uns anos atrás. Tenho grandes amigos que moram lá e eles são como da família pra mim!  Toda vez que vou para lá, já vou sonhando em comer  “Camarão de Fortaleza” batizado assim por mim, camarão de Fortaleza porque como quando vou à Fortaleza.  O prato não tem nome é feito pelo Galo, pai da minha amiga .

Não me contentava de comer só lá, precisava comer aqui também, em todo canto, uma vez que infelizmente, não dá para ir sempre à Fortaleza!  E foi assim pedi a receita e os segredinhos para minha amiga Julia Assunção, que fofamente me explicou tudinho, aí  modifiquei algumas coisinhas .. dei meu toque … e surgiu este prato

Camarão de Fortaleza

Camarão de Fortaleza, juro vale a pena experimentar!

Imagina só … camarões rosas dourados na manteiga, com  requeijão cremoso, batatinhas cozidas temperadas, um toque de limão siciliano, acompanhado do nosso fiel escudeiro arroz branco feito na hora, aqui  5 dicas para deixar seu arroz branco bem branquinho e bem soltinho.

Fala sério, tem como ficar ruim? É Demais!!!!

E, esta receita, acabou virando meu carro chef, sempre quando quero agradar convidando alguém para jantar em casa, não penso duas vezes! Só confirmo antes se todos gostam de camarão e o menu já tá decidido.

Para este prato ser só mais que perfeito o camarão podia ser um pouco mais barato, como é lá em Fortaleza!

Poxa vidaaa 🙁  aqui em São Paulo o preço está o ‘olho da cara’.

Gosto muito de Camarão, sou de família espanhola e os espanhóis consomem tudo que vem do mar,  me interesso por tudo que vai camarão, e você? gosta também?   Espero que sim, pois hoje é ele quem nos encanta.

CamaraodeFortaleza73

INGREDIENTES:

  • 3 batatas cozidas médias em cubos com 1 folha de louro(não se preocupe com a quantidade exata de batatas)
  • 4 a 6 colheres de manteiga com sal
  • sal a gosto
  • 1 creme de leite fresco
  • 1kg de camarões limpos (rosa)
    Fiz um mix de camarão para baratear o preço do prato, comprei 1/2 kilo do rosa maior, 250gr do rosa menor e 25o gramas do cinza pequenino
  • 3 colheres de azeite
  • 2 limões sicilianos
  • 1 catupiry (requeijão cremoso) 200gr
  • Cheiro verde a gosto (salsinha e cebolinha)
  • Noz moscada moída na hora a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 3 colheres cheias de farinha de trigo
  • 1cabeça de alho
  • 1 cebola grande picada a cubinhos regulares e uniformes/Corte Brunoise, facilita e muito nossa vida na cozinha, aqui

COMO FAZER?

Você vai se espantar com a simplicidade. O texto é longo, para não ter erro na hora do preparo, mas eu juro que é simples de fazer.

 

  1. CAMARÃO: Tempere o camarão com sal, pimenta do reino eu prefiro a moída na hora. Acho que da outro sabor muito mais gostoso, noz-moscada, azeite e o limão siciliano, este limão vai deixar sua receita com aquele toque requintado, ÚNICO! Deixe marinando, por 15 minutos em temperatura ambiente, para pegar gosto. Não leve a geladeira, pois se os camarões estiverem gelados na hora de grelhar na manteiga, vai ‘esfriar’ a chapa e ‘soltar’ água endurecendo-os.
  2. EMPANE O CAMARÃO:Passe farinha de trigo em cada camarão, ou  coloque 3 colheres de sopa cheias  de farinha de trigo dentro do bowl onde os camarões estão marinando, e mexa com as mãos para fazer uma “massaroca”, eu prefiro assim, além de mais prático, do que empanar camarão por camarão,  fica mais saboroso pois não perdemos os temperos da marinada.
    camarao-de-fortaleza1
  3. BATATA: Corte as batatas em pedaços e deixe cozinhar, com uma folha de louro,  3 dentes de alho crú e inteiros, um fio de azeite, uma pitadinha de sal, pimenta do reino a gosto e eu ainda coloco um pouquinho (1colher) de  caldo de galinha líquido, mas aí é com você … tem gente que não suporta, outros que tem restrição ao sódio … o importante é temperar bem essa batatinha e a água para dar gosto na batatinha.
  4. PONTO DA BATATA: Muito importante é o ponto da batata, ela não pode ficar  muito macia, se não vai ficar um purê, tem que ficar al dente, cozida porém meio durinha ainda, ao ponto! Também não pode ficar crua, senão vai ter gosto de ‘batata crua’ o que não é legal, nem muito macias, pois as batatas ao serem misturadas ao molho se estiverem muito moles viram um purê e aí vira uma gororoba só! Tudo bem que é uma Gororoba saborosa … mas apresentação é fundamental já que  nossa primeira digestão começa com a visão. Então cuidado com o ponto da batata.  Ah e Não estranhe, batata com camarão!   Juro que fica INCRÍVEL!    Você vai amar!
  5. TEMPERO DAS BATATAS:Quando as mesmas tiverem no ponto, dispense a água e acrescente um fio de azeite, uma pimentinha moída do reino e sal se necessário.
  6. Sei que já como colocamos na água para ferver,  mas muito do tempero vai embora.   Reserve.
    camarao-de-fortaleza11
  7. FRIGIDEIRA:Aqueça sua maior panela antiaderente com 1 colher de azeite e 1 colher de manteiga, misturamos o azeite com a manteiga para evitar que a manteiga se queime.
  8. GRELHE OS CAMARÕES:Adicione os camarões aos poucos, para não ‘esfriar’a chapa e grelhe de 5 em 5 no máximo. Deixe-os grelhar por cerca de 2 ou 3 minutos 1 minutinho 1 minutinho e meio para cada lado. Reserve. ( se fritar demais o camarão ‘encolhe’ e endurece, como ainda vamos levar ao molho, pode ficar um tantinho mal passado…)
  9. PONTO DOS CAMARÕES:Vale a pena ressaltar a importancia de retirar os camarões da grelha em 2/3 minutos, pois além deles ficarem prontos rapidamente, ainda vão cozinhar com o  creme de leite, e não queremos que ele passe do ponto e fique borrachudo. Caso você ache necessário acrescente um pouquinho  mais manteiga, enquanto vai grelhando os camarões aos poucos. Após todos fritos reserve. camarao-de-fortaleza111
  10. MONTAGEM,:Na mesma panela – limpe bem com um pão duro (espátula) – coloque um pouco de azeite e o alho, espere dourar e em seguida a cebola, ate a mesma ficar translúcida.
  11. PONTO DO ALHO:Fique atento ao ponto do alho, alhos deverão estar dourados porém não escuros, o alho ‘escuro’ amarga o prato.
  12. JUNTA TUDO:Em seguida jogue os camarões grelhados no ‘sofrito’ de alho dourado e cebola translúcidas, para pegar o tempero dando uma refogadinha rápida.   Rápida mesmo 1 minuto, o camarão não pode cozinhar muito
  13. Acrescente  as batatas cozidas e temperadas e misture
  14. Coloque o   creme de leite fresco e em seguida o catupiry, ou outro requeijão cremoso de sua preferência
  15. Adicione o suco de 1/2 limao siciliano + cheiro verde  a gosto, experimente o sal e se necessário acrescente sal.
  16. Deixe ‘apurar’  um pouco, cerca de 2 minutinhos, mas vou dar uma de chata e ressaltar:
  17. Cuidado para não passar o ponto do camarão, camarão é pá pum
  18. TOQUE FINAL:Depois de tudo dou uma raladinha de pimenta do reino por cima, mas fica a seu critério. camarao-de-fortaleza1111

Fala sério? Se não está  com uma cara dos Deuses? Incrível!

camarao-de-fortaleza

Este prato você pode fazer com cubinhos de peixe também, mas escolha um peixe firme que não desmanche com facilidade, como um meca,  fica muito gostoso, é ótimo para variar o sabor.

De babar não? Conquistar qualquer um juro! É o meu PREFERIDO!

Espero que você tenha gostado! 🙂   Eu amei compartilhar com você, meus segredinhos!

Camarão de Fortaleza

  • Tempo de Preparo: 45 minutos
  • Rendimento: 4 porções
  • Nivel de dificuldade: Médio

 

you-tube-monta-encanta1-1024x512

Salvar

Salvar

Salvar

8 comments on “Camarão de Fortaleza

  1. Achei um prato bonito! Primeiro vem os olhos, depois a barriga! Kkkk vou fazer com certeza, tomara que eu acerte, vou convidar umas amigas, e acompanhar com um delicioso vinho! Bjss

    • E ai Regina, sua amigas aprovaram? deu certo? esperamos que sim Obrigada pelo carinho e por participar aqui conosco, um beijo para você!

  2. Pode trocar o creme de leite fresco pelo de caixinha? Obrigada.

    • Olá Thainá, pode sim! já substitui, quando fiquei sem creme de leite fresco e dá suoer certo também ! Um beijão para você 😉

  3. Essa receita dá para quantas pessoas? Vou fazer um jantar para 8.

    • Maura, 1 receita rende 4 porções super bem servidas. Se for servir para 8 pessoas sugiro dobrar as quantidades. Quando é para mais pessoas ainda da para aumentar o rendimento aumentando um pouquinho a quantidade de batata 😉 Depois conta para gente se aprovou! Beijão para você 😉

  4. Deve ficar uma delicia eu só mudaria a batata por chuchu, mas a receita é top parabéns!!! Adoro esse site não sou profissional, mas adoro me arriscar na cozinha e tiro muitas dicas daqui.

    • Que legal Alessandro, depois me conta! Legal saber que aproveita algumas dicas Muito obrigada por participar e Um beijão p vc 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *