Pavê bombom de uva é daqui ao céu!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Pavê bombom de uva em camadas intercaladas pelo melhor brigadeiro do mundo inteiro, o brigadeiro branco gourmet, com bolacha umedecida e  uvas verdes.  Simples de fazer e daqui ao céu de tão gostoso. E antes que você me pergunte se fica enjoativo eu logo respondo que NÃO fica, isso porque o brigadeiro leva creme de leite e equilibra o sabor. As uvas entram para equilibrar o dulçor também (quanto mais uva, menos doce) e  ainda tem a bolacha, então pode fazer sem medo que não enjoa não. 

pavê bombom de uva com brigadeiro gourmet branco

INGREDIENTES:

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite com soro (ou 1 caixa)
  • 100ml de leite integral 
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 250g de chocolate branco
  • quanto baste de bolacha maisena ou maria (1 pacote) 
  • uva verde sem caroço a gosto (usei 500g)
  • pirex: 23×23

COMO FAZER PAVÊ BOMBOM DE UVA:

BRIGADEIRO GOURMET BRANCO: Comece pelo  brigadeiro gourmet porque ele é o que demanda mais tempo, depois é só montar.  Brigadeiro Gourmet nada mais é do que um brigadeiro branco com chocolate branco e creme de leite. Então em uma panela coloque as 2 latas de leite condensado, 200g de chocolate branco e 1 colher de sopa de manteiga com sal. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo e não escurecer o brigadeiro, por 13 minutos ou até que ele encorpe: ponto de colher. Depois desligue o fogo, junte o creme de leite, misture e reserve.

UVAS: Use uva sem caroço verde ou vermelha, corte-as ao meio ou deixe-as inteiras, como você preferir. Separe as bolachas que tanto pode ser maizena quanto maria ou outra de sua preferencia também.

CALDINHA(opcional):  Em um copo ou prato reserve um pouco do leite condensado e complete com leite, veja o video e reserve. A calda é opcional, caso você monte o pavê e vá servir no mesmo dia, aconselhamos a umedecer as bolachas. Caso voce for servir o pavê no dia seguinte não é preciso umedecer a calda, pois o tempo fará com que elas umedeçam com a umidade e o calor do proprio brigadeiro. Se bem que um pouco de calda não faz mal para nenhum pavê não é mesmo? Ainda mais se o brigadeiro passar do ponto e não estiver cremoso o suficiente, aí a caldinha se faz estritamente necessária.

pavê bombom de uva

MONTAGEM:  Agora em uma forma quadrada ou redonda (23×23), coloque uma camada fina do brigadeiro gourmet no fundo da travessa. Depois sobre o brigadeiro coloque as bolachas com o brigadeiro ainda quente, porque o calor  ajuda a umedecer as bolachas. Então umedeça as bolachas com a caldinha sobre elas mais uma camada de brigadeiro. Depois sobre o brigadeiro coloque uma camada de uva.

Quanto mais uva você colocar menos enjoativo vai ficar, então você modula conforme sua preferência. Siga em camadas até a bolacha, as uvas e o brigadeiro terminar. Finalize com a ultima camada de brigadeiro.

RASPAS DE CHOCOLATE: Com ajuda de um descascador de legumes faça raspas e decore para finalizar, veja o video.

FREEZER OU GELADEIRA:  Dependendo da sua pressa você pode refrigerar por 2h no freezer ou  de um dia para o outro na geladeira. Lembando que pavê fica ainda mais gostoso no dia seguinte.  Nesse dia eu fiz uma receita dupla e resfriei no freezer para servir no mesmo dia, por isso a travessa no video é maior do que a indicada aqui. E se você também for dobrar a receita a forma que eu usei tem 27cx20cm.

Você viu o video? Então ele é do STORIES do INSTA. Eu fui para cozinha com a minha filho Miguel e Benicio e eles me ajudaram a fazer.  Se você gostou, certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta também.   Então vem com a gente AQUI . Vamos ficar mais pertinho 😉

pavê bombom de uva com brigadeiro gourmet branco
Pavê bombom de uva com Rosi Seligra

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receita de pavê    AQUI, um mais gostoso que a outro!

 

Obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses.

 

Deixe uma resposta