Tiramisù, clássico é mais leve, maravilhoso! - Monta Encanta

Tiramisù, clássico é mais leve, maravilhoso!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Gosto do Tiramisù tradicional, do clássico italiano!  Isso porque tem receita que é assim: de tão perfeita deve ser mantida  intocada,   do jeitinho que veio ao mundo.  Creme de gemas com mascarpone aerado por claras batidas em ponto de neve, sobre uma base de biscoito champanhe umedecido por uma calda de café.   O tradicional é portanto mais leve, mais maravilhoso, mudar para que?

tiramisù

“Um bom tiramisù deve ter mascarpone, boa proporção entre creme e biscoito e deve ser fresco” segundo o chef italiano Saulo Scarabotta, do restaurante Friccó (SP).  “O café da receita deve ser  forte e isso é essencial pelo seu aspecto revigorante”, ele completa, fazendo menção a tradução de “tirami su”,  em português “levante-me”

Tiramisu

INGREDIENTES:

  • 400gr. de queijo mascarpone
  • 4 gemas
  • ½  xícara de chá de  açúcar
  • 50 ml de rum, uísque ou outra bebida de sua preferência.
  • ½ xícara de chá de café  forte e sem açúcar
  • 1 colher  de sopa de chocolate em pó
  • 12 unidades de biscoito champanhe
  • 4 claras em ponto de neve –> dicas aqui
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • chocolate em pó para polvilhar

 

COMO FAZER TIRAMISÙ:

  1. CALDA DE CAFÉ: Em primeiro prepare ½ xícara de café forte, deixe esfriar e reserve.
  2. Depois em um bowl pequeno junte  o café (frio),  1 colher de sopa de chocolate em pó e 50ml de uma  bebida alcoólica de sua preferência. (rum, conhaque, uísque, vinho do porto).
  3. BISCOITO CHAMPANHE: Agora misture tudo formando uma calda  e umedeça os biscoitos nessa calda.  Molhe  apenas um lado, sempre o lado oposto ao do açúcar,  por 2 segundos (a bolacha deve ficar molhada até a metade e  não encharcada).
  4. TRAVESSA:  Em seguida, transfira para uma travessa  retangular 27cm ou redonda de 23cm e disponha-os  lado a lado,  com o lado molhado  voltado para cima. Forre todo o fundo da travessa e caso sobre um pouquinho de café então  regue as bolachas com ele, reserve.
  5. CLARAS EM PONTO DE NEVE: Agora separe as claras das gemas e transfira as claras para um  bowl grande. Logo depois  coloque uma pitada de sal e bata até o ponto de neve. Após atingir o ponto de neve, coloque 2 colheres de sopa de açúcar e bata por mais 2 minutos, reserve.
  6. tiramisù
    forma redonda
    tiramisù
  7. GEMADA: Agora, em um outro bowl coloque as 4 gemas junto com   ½  xícara de chá de  açúcar. Então  bata até o ponto de gemada, que é quando as gemas  dobram de tamanho e ficam com  um amarelo clarinho.
  8. MASCARPONE: Depois  junte  o mascarpone e bata em velocidade baixa e bata  apenas para misturar, não bata muito, reserve.
  9. JUNTAR: Por fim  junte o creme de gemas com mascarpone às claras batidas em ponto de neve e misture delicadamente para não perder  a aeração.
  10. LEVAR NA TRAVESSA: Em seguida verta o creme sobre os biscoitos  cobrindo toda travessa e nivele com a espátula.
  11. DECORAÇÃO: Caso você  queira decorar (como no vídeo)  reserve metade do creme, coloque no saco de confeitar com bico grande e faça bolotas sobre a superfície.
  12. Finalmente leve para geladeira por 24 horas e  e somente na hora de servir, polvilhe chocolate em pó com uma peneira.

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

tiramisù
travessa redonda

Obrigada pela visita e até a próxima, Rosi Seligra

tiramisu
travessa retangular

 

Salvar

Salvar

Salvar

14 comments on “Tiramisù, clássico é mais leve, maravilhoso!

  1. Qual a diferença na receita para uma ficar mais mole e essa outra que cortou quadradinho?

    • Thais só o tempo de geladeira! as claras batidas perdem um pouco de consistência no dia seguinte.

  2. Amo demais as suas receitas, gostaria de ter um livros de vcs,quando vcs vão lançar, por favor precinho bom kkk.

  3. Adorei a receita muito fácil.

  4. olá! gostaria de saber se posso substituir o vinho do porto por alguma outra bebida, ou outro vinho.. vc tem alguma dica?

    • Aline, Já vi esta receita sendo feita com licor Bayleys e uísque, mas não experimentei! Já fiz sem bebida alcoolica e deu super certo também! Depois me conta o que usou, e se aprovou! espero que sim! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  5. Faço várias de sua receitas, mas essa é muito cara rs.. acho que no mercado perto de casa nem deve ter esse tipo de queijo. Mas essa é uma sobremesa que sempre tive vontade de comer.

    • Verdade Cailane oh queijinho caro! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

    • Eu sempre faço mascarpone em casa. Creme de leite fresco e cerca de 1 colher de chá de ácido cítrico ou ácido tartárico (isso eu compro em farmácia de manipulação; há quem use limão ou vinagre de maçã) para cada 250 ml de creme de leite. Misture e deixe talhar. Depois escorra numa peneira forrada com pano fino.

      • Oi… e vc já fez o tiramisù com esse mascarpone feito em casa? Ficou boa???

        • Eu ainda não Jane, mas amigas minhas só fazem assim e fica delicioso sim! Doida para fazer, quem fizer primeiro conta para outra combinado? Obrigada por participar e um beijao p vc 😉

  6. Sou apaixonada pelas receitas de vocês. Gostaria de saber quando irão lançar um livro. E parabéns pelo site, é digno de respeito. Um abraço a todas vocês.

    • Olá Alini, esta super nos nossos planos lançar um livro!! Vamos torcendo que uma hora dá certo… Bjus. Fabby.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *