Caldo de Carne prático

Please log in or register to like posts.
News
Caldo de Carne prático. Os caldos de carne, peixe  aves e legumes são a base de inúmeros pratos.   Não se faz por exemplo, um bom risoto ou um  brodo, sem um bom caldo.

Sabemos de cor que caldo caseiro é  essencial na culinária. Conhecemos seu sabor inegualável e a diferença em relação aos caldos industrializados.

Mas caldos caseiros são de demorado preparo, costumam ser cozidos por muitas horas (entre 6 a 7 horas), em fogo baixíssimo. O que  tem sua razão de ser: as muitas horas apuram o sabor de forma mais intensa  e o fogo baixíssimo preserva as gorduras e os demais nutrientes – uma vez que alguns nutrientes não são amigos das altas temperaturas… e blá blá  … blá …   porque na correria nossa … do dia a dia,  é fundamental, que um bom caldo  seja prático e de preparo mais simples possível para que possa estar pronto à mão, sempre à disposição.

Caldo de carne  = água + carne + elementos aromáticos (bouquet garni)

Caldo de Carne prático

Bouquet garni: um conjunto de ervas aromáticas destinado a temperar pratos, caldos molhos, feijoada usado  em infinitas receitas culinárias.

Os ingredientes podem ser amarrados como bouquet (ou não).

  • tomilho
  • louro,
  • salsa
  • salsão
  • a parte verde do alho-poró

Algumas variações incluem:

  • sálvia e alho

dica: alguns ‘chefs’ bem renomados não recomendam a utilização do alecrim na composição do bouquet embora ele esteja presente na maioria das receitas disponíveis por aí.

INGREDIENTES:

para 1 panela de pressão de 4l e 1/2:

  • 500 a 600 grs de músculo (ou acém, peito de boi retalhos de carne … restos de ossos …)
  • 1 cenoura picada
  • 1 xícara de alho poro
  • 1 cebola picada
  • 3 a 4 folhas de louro

 

COMO FAZER:

  1. Em uma panela de pressão distribua a carne  previamente regada  com um fio de óleo.
  2. Não salgue, nem tempere a carne, melhor in natura.  Além da carne de músculo, coloquei as sobras da pele do bacon defumado.
  3. O ‘porco’ aqui representado pela pele do bacon, entra como  opcional, algumas regiões da Itália misturam a carne de boi e a de porco no preparo do ‘brodo’ (brodo = caldo em italiano) outras não, então você decide!
  4. Quando eu tenho uso, pele do bacon, bacon  ou linguiça calabresa defumada, acho que intensifica o sabor.  Na culinária não tem certo e errado, o certo e o errado são definidos pelo nosso paladar.  Experimenta assim e me conta!
  5. Deixe em fogo alto até começar a fritar, após e só então tampe parcialmente a panela (sem  encaixar,  apenas sobreponha a tampa) e espere que o vapor ajude a cozinhar a carne.
  6. Quando estiver dourada, vire e repita o processo do outro lado da carne (o resultado é um assado de panela que vai dar um gosto incrível ao seu caldo).
  7. Com a carne de ambos os lados cozida e dourada, acrescente o  ‘bouquet garni’  composto das ervas aromáticos disponíveis na geladeira ou da sua preferência dentro das ervas que compõe o bouquet: cenoura, cebola picadas e alho poro
  8. Gosto de ter sempre  ervas frescas à disposição,  veja dicas de como mantê-las congeladas aqui .
  9. Refogue por 2 minutinhos, raspe bem o fundo da panela para que solte a crosta que se formou ao dourar a carne, ela é o ‘truque’, o ‘segredinho’ do bom resultado deste caldo.
  10. Acrescente água fervente suficiente, até a capacidade máxima da panela .
  11. Junte 3 a 4 folhas de louro
  12. Tampe e após apitar abaixe o fogo deixando cozinhar por 1hora (é importante cozinhar em  fogo baixo, este ‘truque’ além de preservar nutrientes evita que e o caldo fique muito escuro)
  13. E quase pronto, agora é só coar, coe amassando a cenoura,  cebola, a fim de que se aproveite todo o caldo, inclusive o que está contido dentro desses alimentos. Tudo bem aproveitado e coado
  14. Só falta escumar, ou seja tirar com a ajuda de uma colher ou concha, todo o excesso de gordura, que fica na superfície do caldo, afim de que  não fique gorduroso. Ao escumar o caldo ficará mais transparente, mais  saudável e muito mais apetitoso, além de não haver perdas significativas de nutrientes.
    Está pronto, agora é só deixar esfriar
  15. e congelar em porções individuais. Duram bem no freezer cerca de 3 meses.

A carne você pode reaproveitar da melhor maneira que lhe convier. Desfiada vira carne louca de músculo, ou canapé e até salada, tem uma receita italiana de salada montada com  carne de músculo desfiada servida  fria, super famosa, mas como não sou fãzoca de músculo,  nunca fiz!

#assimqfaz … Caldo de Carne Caseiro,  prático para gente ter sempre à mão,  sempre à disposição!

Veja também Fundo de legumes, aqui , Caldo Base  de galinha, aqui

Caldo de Carne prático

Obrigada pela visita, Beijo grande, RosiSeligra

 

  • Assim q faz … Caldo de Carne prático
  • Tempo de Preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 1 hora
  • Nível de dificuldade: baixo

 

 

Salvar

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *