Como assar um chester  inteiro

Como assar um chester inteiro

Como assar um chester inteiro com perfeição?

Uma ave, assada inteira  exige um  cuidado no preparo  antes, para manter uma  forma harmoniosa depois.

São cuidados simples que garantirão um chester assado dourado, ao mesmo tempo que suculento e bem apresentado!

Para  assa-lo, os cuidados começam antes,  na hora da compra.  Verifique se a embalagem está fechada e intacta, não devendo apresentar  cristais de gelo ou descoloração. Verifique também a data de validade.

Tanto a raça quanto a ração podem alterar a cor da pele, portanto vale escolher uma boa marca, com uma boa procedência.

Primeiro descongele a ave e retirando-a da embalagem. Se descongelada deve ser assada em até 12horas e não deve ser  congelada novamente.

Dentro do corpo da ave você deverá encontrar os miúdos, embalados em sacos pláticos. não se esqueça de reitra-los e com eles  preparar uma estonteante farofa ou ainda , o preparo de um belíssimo caldo.

O Chester já vem temperado, isso facilita e muito o nosso trabalho. Ele recebe uma injeção de temperos naturais, o que lhe confere excelente sabor.

É comercializado pela perdigão e  pode ser encontrado além do Tradicional, Chester Pesto, Assa Fácil, Azeite e Ervas, Mineiro, Gaúcho, Chester Desossado e Desossado e recheado.
Para uma Ceia com  número reduzido de pessoas, uma excelente opção é a escolha do Peito de Chester, receita com molho de redução na Ceia Mineira

Apesar de temperado,  podemos incrementar  estes sabores, com mais ervas, um pouco de gordura e alguns temperos extras.

Para isso,  comece descolando  a pele do peito, mas com cudado para não rasga-la, a pele deverá descolar porém continuar intacta, sem furos, a fim de manter a umidade da carne.

Solte toda a pele, na estensão do peito  e espalhe manteiga entre ela e a carne  e dentro de toda a  cavidade interna também.

A manteiga poderá ser temperada  ou não.  No Chester Italiano, por exemplo temperamos com uma pasta processada  de manteiga bacon, manjericão e raspas de limão siciliano. … dos Deuses, parece over, mas o sabor … meu Deus! Depois é festa,  uma vez por ano, pode! 😉

Ao besuntarmos manteiga, além de intensificarmos o sabor, ajudamos a manter a suculência.

Após untado, podemos rechea-lo com ervas aromáticas, como alecrim, tomilho e salsinha, fazendo um buquê garni,  junto com uma cebola cortada em 4 e um limão (ou laranja ou maça) cortado ao meio e  inseridos no interior da ave antes de assá-la.

Isso além de um perfume intenso e um sabor extra para lá de  incrível, vai confeirir uma carne ainda mais suculenta.

Não é aconselhavel rechear a cavidade de aves muito grande como perú,  com farofa, pois isso pode impedir que o calor penetre em seu interior.

 

buque-garni1Porém se  a ave não for muito grande, como por exemplo um frango ou nosso chester, nada impede que recheemos com uma  farofa ou legumes.  Insira o recheio pela extremidade do pescoço que devem estar frios e só devem ser inseridos pouco antes de leva-lo ao forno.

Amarrar, garante uma forma bem-feita. Existem muitas maneira de amarrar uma ave, usando agulhas afiadas e linha, mas um barbante culinário costuma ser suficiente, de um maneira prática e rápida mantemos perninhas da ave no lugar  e bem fechadas, após assadas.

Se você não tiver  barbante culinário em casa, a dica é usar  fio dental sem aroma.

Vire a ave, com o peito para cima, junte as pernas para o centro do peito. Com o barbante amarre um das pernas, e depois a outra juntando-as com um nó duplo e cego.

Para manter as asas fechadas, você pode aproveitar o barbante e amarrar,  o corpo juntando  as asas à lateral do corpo.

ou simplesmente espetar palitos, fixando-as, deixando-as presas as laterais

Ah não se esqueça de embalar,  com papel alumínio,  as pontas da coxas e das asas, para evitar que tostem muito durante o cozimento

Ave,  besuntada e amarrada é hora le leva-la ao forno

como-assar-chester-inteiro

Como assar um chester inteiro?

Existem muitas teorias sobre qual a melhor maneira de assa-lo, como por exemplo envolto em musselina embebida em manteiga ou completamente embrulhado no papel alumínio.

Porém, de modo geral, o método caseiro de assar  sobre um a assadeira ainda é o melhor, uma vez que a suculência e o sabor depois de assado, são em grande parte, determinados pela qualidade da ave.  Portanto a escolha de uma boa marca, é o mais  importante para garantir isso.

Um  truque para manter a suculência é leva-lo para assar,  primeiro em fogo alto, pré aquecido a 200 graus por meia hora até dourar e depois abaixar a temperatura para médio,  180 graus e deixar assar por mais 2h30min ou até terminar de cozer.

Se a pele começar a escurecer demais, antes da carne estar no ponto basta cobrir com papel alumínio ‘solto’.

Outra dica é umidecer regando a cada 30 minutos enquanto assa, envolvendo-o  com o próprio caldo da assadeira.

Também considere enrolar cortes de bacon no peito para manter o chester úmido enquanto cozinha.

Além da colocação das ervas no interior e da manteiga já citados, que  ajudarão a manter a umidade.

Page 61Após esse tempo,  verifique se a ave está completamente cozida ao espetar um garfo na parte mais grossa -como a coxa-. Se um “suco” vermelho, ou traços de rosa na carne estiverem presentes, considere recoloca-lo no forno por 20min. adicionais mais ou menos. Ele estará completamente cozido quando não houver mais nenhum líquido saindo ao espetar, e estiver livre das cores rosa e vermelho na carne.

Depois de assado, remova-a da assadeira com cuidado, coloque em uma prato ou travessa para servir, adorne com os acompanhamentos, veja opções nas receitas abaixo.

Após remover do forno, e antes de servir ele deve ser enrolado em uma nova folha de papel alumínio e deixe o descansar  por 30 minutos. Isto permite que a suculência da ave fique e se distribua uniformemente por todo o chester,  para que a carne reabsorva seus sucos e facilite o corte.

Coe e reserve o líquido que restou na assadeira para preparar um delicioso molho de redução feito com o suco da carne, veja a receita no peito de chester  Ceia Mineira.

E vom bora?  preparar o seu?

A seguir, 4 Ceias completas e com temperos diferentes para você se inspirar!

Page 60

1.Ceia do Chester Italiano – Ceia Terroir:  Chester (tradicional) Italiano com batatas cremosas assadas, Risoto de açafrão, Confit de tomate e Salada Verde

chester-ceia-natal3

2. Ceia do Chester indianoCeia Exótica – Arroz 7 grãos com manga e Chester Indiano

chester-ceia-natal5

3. Chester Gaúcho Milho Glaceado com canela, Farofa de castanha do pará com cebola caramelizada e damascos, e polenta de corte (receita próx. segunda-feira)

Page 61

4. Ceia Chester Mineirovinagrete de mix de feijão, espetinhos de quiabo com bacon e batatinhas coradas com alecrim.

Page 49E você?  tem alguma dica boa para compartilhar conosco?  Vamos adorar saber e espero que aproveite as nossas.

Obrigada pela visita e um beijão para você, Rosi Seligra.

Page 1

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

26 comentários

  1. Monica

    Dúvida: aquele limão colocado no interior do Chester. Eu devo tirar ou deixar dentro para assar junto?

    • Poxa Monica, to meio atrasada com a resposta, entramos em férias, o limão deve ficar no inteiror do chester durante todo o cozimento dele! Espero que tenha dado certo, obrigada por participar e um beijao p vc 😉

  2. jana

    muito bom gente que delicia de chester

  3. Rafaela

    Melhor explicação que encontrei na net.
    Parabéns pelo cuidado e detalhamento das informações, me deixou bem mais segura!
    Obrigada!

    • Ah que legal Rafaela, fico feliz e espero tê-la sempre aqui conosco, para outras receitas! Um beijão para você e obrigada por participar 😉

  4. edineile

    bom eu queria saber como temperar um shester com temperos facieis pois tenho poucas condições, e é a primeira vez q ganho um shester passa manteiga nele é ?

    • Edineile, e aí? deu certo com manteiga? Eu amo! Depois conta para gente e um beijao p vc 😉

  5. Lidia meire

    Amei az orientacoes, vou prepara lo vom as ervas, cebola e a maca dentro. Obrigada por compartilhar essas dicas maravilhosas; creio aue fara a diferenca no meu chester meio sem sabor…Deus lhe abencoe.

  6. Fernanda Pessanha Da Silva

    Ao invés de manteiga o que posso substituir? Meus filhos são alérgicos a leite e derivados!

    • Olá Fernanda, desculpe a demora em responder. Por gordura. Banha ou qq outra gordura. Depois me conta o que achou. Obrigada por participar e um beijão para você

  7. DANIELA

    MUITO BOA A RECEITA.. É O SEGUNDO ANO CONSECUTIVO QUE FAÇO ESSA RECEITA …
    PARABÉNS!!1
    ESSA REALMENTE, É UMA RECEITA QUE NOS DEIXA MAIS CONFIANTES PARA FAZER

  8. Juliane

    Um texto desse tamanho…. pode simplificar não?

  9. Mel

    Olá Rosi, quando você fala das ervas dentro, e cita a cebola ou a maçã, gostaria de saber se tem que tirá-las antes de assar. Obrigada.

    • Olá mel, pode deixar dentro para aromatizar. Depois me conta o que achou. Obrigada por participar e um beijão para você

  10. regiane

    quanto tempo devo dxar no forno

    • Regiane, o tempo está no post. Vc leu? 200 graus por meia hora até dourar e depois abaixar a temperatura para médio, 180 graus e deixar assar por mais 2h30min ou até terminar de cozer.Obrigada por participar e um beijao p vc

  11. Washington Silva de Jesus

    Obrigado pela ajuda. Tornou o natal da minha família muito mais feliz, com essas dica incrívei. Nunca tinha assado um peru antes e com sua ajuda ficou perfeito!!! Te desejo um feliz natal e próspero ano novo de felicidade.paz. amor. Alegria.amizade.e muita saúde para vc e sua família!!! Muito obrigado e um abraço e se tornei um fã desse seu site!!!!

  12. Luciane

    Linda. Obrigado.. to assando p o reveillon. Dica. Coloquei umas cebolas dentro bem quente. Ajuda a dar aroma e assar mais rápido por dentro. Valeu.

  13. Rose Fernandes

    Olá, fiz o chester e temperei ele com temperos que gosto e para colocar para assar eu passei margarina nele ,e segui a instrução da embalagem cobrindo a assadeira com papel alumínio e depois tirei para dourar o chester.
    Não aprovamos eu e minha família achamos que não pegou tempero e ficou muito seca a carne.
    Você poderia me orientar em que eu errei.
    Obrigado bjs

    • Rose, sério! Não deveria ter ficado seco. Com a quantidade de gordura a mais, da manteiga. Será que não deixou muito tempo assando. Pq ai resseca mesmo.. Obrigada por participar e um beijão para você 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*