Você sabe cortar cebola?  corte julienne e brunoise

Você sabe cortar cebola? corte julienne e brunoise

Você sabe cortar cebola?

A Cebola e alho,  são os temperos mais usados na cozinha  do nosso dia a dia.

Exatamente por isso, é super importante saber corta-los!

É claro que todo mundo já sabe,  desenvolveu seu jeitinho próprio, com exceção, apenas,  dos iniciantes na cozinha e olha que todo dia tem gente nova  chegando no pedaço.

brunoise

A idéia é mostrar duas técnicas utilizada pelos ‘chefs’:  Julienne e Brunoise, são cortes que descomplicam infinitamente o trabalho na hora de cortar esses ingredientes.

como-cortar-cebola-brunoise2

Os nomes podem ser um tanto diferentes,  já o significado todo mundo conhece, cortar ‘brunoise’ (diz-se “brunoase”) é cortar em cubinhos pequenos e cortar ‘julienne’ é cortar em tirinhas.  Além de facilitar  a técnica propicia tamanhos uniformes  o que garante, durante a cocção alimentos cozidos por igual, sem partes cruas nem cozidas demais, além de uma apresentação muito mais bonita.

Se você já corta assim, sei que concorda comigo, se ainda não, vale a pena experimentar, depois de pegar o jeito você nunca mais vai querer cortar de outra maneira. Pode acreditar!

como-cortar-cebola-brunoise3

#assimqfaz  Tábua, faca afiada e uma cebola, se for a sua primeira vez, sugiro uma  um pouco maior que um limão.

O passo a passo com fotos, fica longo e sempre parece mais complicado do que é.

como-cortar-cebola-brunoise4

Mais abaixo tem um filminho, aí você vai poder conferir como é zapt zupt mesmo.  Fácil, fácil.

1.Retire apenas uma das pontas, mantendo a raiz intacta.

2.Retire toda a casca marrom

como-cortar-cebola-brunoise5 3. Preserve a raiz.

como-cortar-cebola-brunoise6

Conservar a raiz nos ajudará a manter a cebola unida, durante o corte.  4.Corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento

como-cortar-cebola-brunoise8 5.Apoie uma das metades na tábua e faça cortes paralelos, de 3mm.

como-cortar-cebola-brunoise9 -no sentido e até o final da largura.

como-cortar-cebola-brunoise11 -tome cuidado para que os cortes não cheguem até a raiz da cebola, garantindo que ela permaneca unida e não se parta em várias fatias.  5. A cebola vai ficar parecendo um ‘leque’.

Este ‘leque’ é o famoso Corte Juliene, ou em tirinhas. Só aparar a raiz, ‘soltando’ assim as fatias e você terá tirinhas uniformemente perfeitas.

6.Para o Corte Brunoise, faça mais 2 cortes, paralelos,  no sentido do comprimento: -primerio corte

como-cortar-cebola-brunoise13  -segundo corte

como-cortar-cebola-brunoise14 7.Agora é só cortar  os cubinhos no sentido contrário das tirinhas

como-cortar-cebola-brunoise16 até chegar na raiz da cebola e pronto.  – Faça o mesmo com a outra metade e despreze o pedacinho com a raiz.  Para evitarmos ferimentos, ao manusear com a faca, a dica mais IMPORTANTE,  é fazer uma garra com a mão, recolhendo os dedos para dentro.

Veja como manter os dedinhos em segurança, além de super vale a pena, o vídeo é rapidinho tem menos de 1min.

E para evitar o chororô enquanto cortamos a cebola?

Socorooo, o que você faz?

Eu faço assim:

1. Uso uma faca afiada Quando você corta o disco ou o esmaga, ele libera uma enzima.  A enzima reage e  libera um gás, que cria ácido, que ao chegar ao olho, faz chorar. As enzimas são liberadas pelo ar, quando as células são quebradas ou esmagadas: por isso se usar uma faca afiada acaba fatiando a cebola em vez de esmagá-la  e consequentemente menos enzimas são liberadas e menos choro.

2.Mantenho as cebolas na geladeira Manter a cebola gelada,  reduz a quantidade de enzima ácida liberada no ar. Conservo-as na geladeira ou resfrio as cebolas que vou usar colocando-as no freezer por 10-15 minutos antes do preparo. Assim amenizo minhas lágrimas na cozinha.

E você, conhece alguma maneira boa?

Conta para mim,  compartilha aí seu segredinho, quem sabe ajuda a evitar o  meu pranto na cozinha?

😉 Valeu!

Corte Brunoise e deixe sua apresentação uniforme bonita e muito mais apetitosa.

como-cortar-cebola-brunoise17

Obrigada pela visita. um beijão,  Rosi Seligra.

Page 1

Salvar

12 comentários

  1. Mara

    Ei Rosi,
    Para não chorar geralmente depois de cortá-las ao meio passo na água, isso ajuda e muito a não chorar. Queria saber se isso faz com que a cebola perca seu sabor. Obrigada 😉

    • Olá Mara, não sei dizer se a cebola perde sabor ao ser molhada, vou experimentar e depois te conto! obrigada pela dica e pela visita, um beijao p vc

  2. Victória

    quando a cebola é molhada ela perde a acidez que contem nela, se vc deixar ela de molho por aproximadamente 1hr o gosto tbm muda, ficando até possivel come-la crua.

    • Hummm Victoria, amo tanto cebola! 1 hora de molho e dá para comer cura? Nunca como devido ao forte sabor e hálito intenso, mas vou experimentar depois te conto. Obrigada pela dica. Obrigada pela visita e um beijão para você. 😉

  3. Patty

    Ola
    Eu conheço uma dica que é colocar uma casca da cebola na cabeça e pode apostar que nao sairá nenhuma lagrima!
    Beijao e ate a proxima!

  4. Lucas

    Cortar a cebola com a boca cheia de água alivia no chororo… usando todas essas técnicas, cortar cebola acaba sendo divertido

  5. Lucas Marinho de Lima

    Ah, cebola rocha é uma delícia, parece ser mais forte e talvez seja, porém ela não dá mal hálito, fica a dica pra quem ama cebola…

    Outra cebola maravilhosa que serve pra fazer petisco, é a cebola rocha da Bahia, ela é pequena, mas contém um sabor deliciosa!

  6. perla marinho

    Muito interessante essas dicas♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*