Bacalhau dessalgado e congelado, pronto para o uso!

Please log in or register to like posts.
News
bacalhau dessalgado

Bacalhau dessalgado é uma mão na roda!

Um dos segredos para ter um Bacalhau dessalgado macio e consistente é deixá-lo de molho dentro da geladeira. Não sei você, mas para mim o bacalhau seco e salgado tem muito mais sabor que o comprado já dessalgado. Por isso, gosto de comprar o bacalhau e deixa-lo já dessalgado no freezer, pronto para  o uso. Assim ele fica a minha disposição e com aquele sabor que só o bacalhau seco pode garantir.

No supermercado tem o bacalhau em lascas, com bom preço. Vale a pena ter sempre em casa, congelado!  Bacalhau é  um alimento nutritivo, fonte de proteínas, cálcio, ferro, minerais e vitaminas do complexo B.  Cada 100g de bacalhau possui aproximadamente 160 calorias.

Mas é claro que você não precisa fazer a vacuo, pode simplesmente colocar em saquinhos para congelamento.

INGREDIENTES:

  • bacalhau em lascas ou em postas
  • agua
  • sacos para congelamento
  • seladora a vacuo (opcional)

bacalhau dessalgadoNunca congele o Bacalhau ainda salgado. Se o bacalhau está seco e salgado ele deverá ser mantido em refrigerador, nunca manter em temperatura ambiente, em armários, prateleiras. Retire-o da embalagem e coloque-o salgado em um pote limpo seco e com tampa.

Como deixar o bacalhau dessalgado e pronto para o uso?

BACALHAU DESSALGADO

  1. LAVE EM ÁGUA CORRENTE: Comece retirando o excesso de sal.  Antes de colocar o bacalhau de molho, lave-o bem em água fria corrente para retirar a crosta de sal que envolve o peixe.
    CORTE EM POSTAS MÉDIAS; Mesmo sem saber qual receita você irá fazer, muito provavelmente não vai usar a peça inteira de bacalhau então corte-o em postas médias.  Os pedaços menores  facilita e acelera o processo de dessalgue.
  2. DEIXE O BACALHAU DE MOLHO NA GELADEIRA: Coloque o bacalhau imerso em água fria, em temperatura ambiente.  No verão coloque umas pedrinhas de gelos.  Isso porque o sal garante a conservação do peixe, ao dessalgar o bacalhau fica como um peixe fresco. O fato de estar submerso na água não evita contaminação. Mantenha-o na geladeira durante todo o tempo da dessalga, assim   garantimos um peixe bem conservado.
  3. QUANTIDADE DE ÁGUA:Use duas partes de água para cada parte de bacalhau.
  4. TROCA DA ÁGUA:   Troque a água 2 vezes ao dia, no mínimo.
  5. TEMPO DE MOLHO: O tempo de dessalgue depende da altura das postas, seguindo a indicação de 24 horas por cm da altura da parte mais grossa da posta. Para o bacalhau já desfiado de 4 a  6 horas de molho costuma ser suficiente.
  6. 24HORAS: Comece deixando o bacalhau de molho por 24 horas. Se depois desse tempo ele ainda estiver muito salgado, continue o processo, checando a cada 6 horas para ver se já está bom. Atente para a espessura do peixe
  7. COMO SABER SE O BACALHAU ESTÁ DESSALGADO? Você pode experimentar uma lasca da parte mais grossa para ver se está dessalgado.
  8. NÃO DESSALGUE DEMAIS: Cuidado, para não dessalgar demais, é mais fácil continuar retirando o sal (aumentando o tempo de molho) do que dar vida a um peixe sem gosto.
  9. BACALHAU GRELHADO OU REFOGADO:  Se for grelhar ou refogar, dessalgue o bacalhau por mais tempo de molho.

COMO ARMAZENAR O BACALHAU DESSALGADO EM CASA?

Depois de dessalgado. Escorra bem a água (tanto postas, quanto lascas). Coloque-os em saquinhos zip ou saquinhos a vácuo e leve-os a seladora de vácuo. Eles se mantém  no freezer por até 8 meses (observar a data de validade). 

COMO DEIXAR O BACALHAU DESSALGADO COM MENOS DE 24 HORAS?

DESCONGELAMENTO RÁPIDO:  Esta técnica é  rapidinha e bastante eficaz boa, para quando você que fazer o bacalhau no mesmo dia que comprou.  Basta lavar o bacalhau em  em água corrente, retirando o excesso de sal.  Depois, ferver o bacalhau em uma panela grande com bastante água e (acredite!) sal.  Para dar certo, a proporção usada deve ser de 3 colheres  de sopa de sal para cada um kilo de peixe. Assim que começar a formar uma espuma branca na superfície, desligue o fogo, escorra a água e escalde o peixe em água fria corrente. Prove uma lasca do bacalhau para verificar o sal.  Caso ache necessário dessalgar um pouco mais, retorne ao fogo novamente com bastante água fria, só que desta vez sem sal,  para dar uma nova fervura sem cozinhar. Quando começar  a ferver, rapidamente escorra e escalde novamente em água fria.

Experimenta deixar congelado e bem embalado, sempre a mão e a disposição e conta para gente!

bacalhau dessalgado e congelado

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *