#assimqfaz Instagram

Como fazer Chantilly… assim q faz…

0
Please log in or register to like posts.

Chantilly é uma peça chave na cozinha, é muito importante saber fazer um bom chantilly… Isso porque com ele você pode rechear ou cobrir bolos e compor milhões de sobremesas.

Para ser bem franca com você, ele não é nem muito fácil de fazer, nem muito difícil… Se você não descuidar do ponto vai dar certo com certeza. O único cuidado é não bater demais, senão ele vira manteiga. Por sinal uma deliciosa manteiga caseira, só temperar com uma pitadinha de sal e guardar na geladeira.

Mas hoje  a receita é de Chantilly e não de manteiga, então toma nota das dicas para preparar  um creme maravilhoso!

 

INGREDIENTES:

  • 500ml de creme de leite fresco
  • açúcar a gosto cerca de 3 a 4 colheres de sopa

chantilly

COMO FAZER CHANTILLY:

    1. Em primeiro lugar coloque o creme de leite fresco no freezer por 5 minutinhos, assim garantimos que ele esteja bem gelado. Isso por que para bater em ponto firme de chantilly o creme de leite fresco precisa estar gelado.
    2. E sim precisa ser o creme de leite fresco, o de caixinha ou lata não bate em ponto de chantilly. O fresco vem na garrafinha de 500ml e  esta a venda no super mercado,  na área da geladeira.
    3. Depois coloque no bowl da batedeira,  500ml  creme de leite que você acabou de tirar do freezer e junte 4 colheres de açúcar. Bata por 2 minutos em velocidade máxima.
    4. Então reduza a velocidade e bata até que ele adquira o ponto de creme mole, na minha batedeira isso ocorre com 2 minutos.
    5. Quando o creme estiver nesse ponto, ponto de creme mole, você já pode usar para rechear pavês.
    6. Se você  for usar para decorar, bata mais um pouco, mas bem pouco mesmo,  até o ponto de Chantilly que é quando ele forma um ‘bico’. Mas cuidado, porque se  passar desse ponto ele  começa a talhar e  virar manteiga.
    7. dica: Para um chantilly delicioso, nesse ponto você pode colocar um sabor, um toque a mais, eu adoro colocar licor Amareto,  cerca de  ¼ de xícara,  mas você pode colocar a gosto e fica simplesmente perfeito. Também pode saborizar com raspas de limão ou laranja (só a parte colorida da fruta)

ou ainda aromatizar com   fava de baunilha,  ou  então a essência,  ou o   extrato de baunilha ou  chocolate em pó!

Bom… É isso!  Use e abuse do seu creme…

 Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

 

Beijos no coração Fabby Mello

Salvar

Salvar

Salvar

Risoto de Mandioquinha ao Limone com Gorgonzola!
Bolo Mascavo com cerejas frescas!