Fava da Baunilha Como usar e aproveitar 100% - Monta Encanta

Fava da Baunilha Como usar e aproveitar 100%

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Fava da Baunilha uso e aplicações

Fava da Baunilha, baunilha vem do espanhol vainilla, que significa  pequena vagem, é uma especiaria usada como aromatizante, obtida da flor de  orquídeas do genero Vanilla.

As melhores favas são flexíveis, mas resistentes, de cor castanho-escura. Tem sabor incomparável em cremes com ovos, doces, sorvetes, licores, café, sobremesas de fruta e, em pequenas quantidades, em pratos com vitela. O sabor da baunilha é liberado quando aquecida, sendo portanto ideal para utilizar em cremes de confeiteiro ou creme patissière, creme belga, e outras preparações que vão ao fogo.
A baunilha é a segunda especiaria mais cara do mundo, só perde para o açafrão espanhol. Por isso mesmo é muito comum encontrarmos no mercado a essência de baunilha, que é  um produto sintético, artificial e de baunilha não tem nada. Já o extrato  é feito com a  própria fava e faz toda a diferença de sabor. Podemos extrair o sabor da baunilha das  suas duas partes:  vagem e sementes.

COMO USAR FAVA DE BAUNILHA:

  1. Com o auxílio de  uma faca, corte as pontinhas das duas extremidades da  fava
  2. Então corte a fava ao meio no sentido do comprimento
  3. Com a ponta dessa mesma faca,  ou uma colherzinha, raspe a fava sem fazer muita pressão retirando suas minúsculas sementinhas.
  4. Essas micro semetinhas é que vão aromatizar nossas receitas.

FAVA DA BAUNILHA, QUAL COMPRAR?

  • Na hora de comprar, prefira a favas com castanho bem escuro, sem sinal de rachadura nem bolor.

100% DE APROVEITAMENTO:

  1. Para obter o sabor das sementes abrimos  a vagem,  raspando as sementes que estão dentro.
  2. Já para extrair o sabor da vagem, é preciso fecha-las  num vidro  imersas  numa solução com  álcool  que vai ajudar a obter máximo do seu   sabor,   é o extrato de baunilha. caseiro.   Se você quiser fazer o seu, tem  passo a passo completo da  para você fazer em casa e ter sempre à mão e à disposição.
  3. A fava também pode ser utilizada para fazer o açúcar baunilhado, que  é ótimo para adoçar, fazer bolos, biscoitos, cremes, doces. É muito fácil de ser preparado, receita no final.
  4. Ou  ainda poderá  ser processada até virar pó.
    fava da baunilha

vanilla-with-flower-700-web

COMO FAZER AÇÚCAR BAUNILHADO COM A FAVA DA BAUNILHA? 

Após utilizar as sementes, lembre-se de não jogar fora a fava da baunilha,   elas servirão para preparar açúcar baunilhado:

  • Modo I:
    Para cada kg de açúcar, você pode colocar uma fava de baunilha vazia. Deixe em pote fechado por no mínimo 15 dias antes de utilizar.
  • Modo II:
    Ou ainda poderá tritura-las no liquidificador:
    uma fava de baunilha para cada  500 gramas de açúcar.
    Peneire e triture  até obter um açúcar sem pedaços grandes da fava. Guarde em recipiente fechado.
    Este é o verdadeiro açúcar baunilhado ou açúcar de baunilha!
FAVA DA BAUNILHA, TIPOS:

Existem mais de 150 variedades de orquídeas baunilhas, mas apenas duas delas, Bourbon e Tahitian, são usados comercialmente. A Bourbon é a baunilha original que os espanhóis encontraram no México.  É cultivada em sua maioria em Madagascar e na Ilha da Reunião (esses dois países juntos produzem  três quartos da baunilha consumidas do mundo!), com contribuições menores da Índia, Indonésia e China.

  1. Baunilha de Bourbon / Madagascar
    Este é um nome genérico para Vanilla Planifolia, planta que vem de Ile de Bourbon, antigo nome da Ilha da Reunião.  Seu sabor é  ricos e equilibrado e tem um aroma forte.  O tipo preferido para fazer extratos.
    É neste sabor que a maioria de nós pensa quando pensamos em sorvete de baunilha ou bolos. Ela pode ser usado em ambas as preparações frias e quentes.
  2. Baunilha Indonésia
    Com diferente processo de maturação esta baunilha é colhida antes dos 9 meses necessários para o amadurecimento da vagem e possuí um processo de secagem de curto prazo utilizando lenha o que a dá sabor defumado. É melhor usada em preparações quentes e pratos salgados.
  3. Baunilha Mexicana
    Seu sabor é suave, cremoso e picante, com notas delicadas com aromas frutados. Ela pode ser utilizado em pratos quentes, mas é mais indicada para preparações frias ou aqueles que necessitam de um tempo de cozedura curto.
  4. West Indian Baunilha
    West Indian baunilha é uma baunilha com um grau inferior ao Bourbon / Madagascar, a vagem  tem um teor de vanilina naturalmente baixo. Como tem um sabor muito pobre para usos culinários, é mais usada para fazer perfumes.
  5. Tahitian baunilha
    Ela não tem tanta vanilina natural como Bourbon, mas o sabor vem do heliotropina (anis aldeído), dando-lhe um sabor doce e frutado, que lembra cerejas ou uvas passas. Mesmo que a sua vagem é mais gorda do que de baunilha Bourbon, ela não possue muitas sementes. É melhor usada em alimentos cozidos, como molhos e compotas e também funciona bem com carnes.

fava da baunilha

Beijo grande Rosi Seligra

12 comments on “Fava da Baunilha Como usar e aproveitar 100%

  1. Que delícia de site! Quanta coisa interessante e gostosa! Gostei!!!
    Também gostaria de saber onde encontro a fava de baunilha?

    • Helen, elas estao cada vez mais raras e mais caras! Achei no pao de açúcar, mas nem sempre tem!

  2. OLA BOA TARDE. COMO FAÇO PARA COMPRAR A VERDADEIRA BAUNILHA? E ONDE ENCONTRAR?

  3. Olá será q vcs podem m dizer como devo armazenar as sementinhas da fava de baunilha? E por qto tempo posso guardar? E que vou usar para amenizar o cheiro ebo gosto do leite pregomin q minha filha toma para alergia a proteína do leite. Obrigada

  4. posso usar somente uma pequena quantidade de uma fava? sem utilizá-la por inteiro e depois reaproveitá-la?

    • Pode sim Berta, usa o necessário e guarda o restante bem tampada, sem problemas, duram um tempão na geladeira! 😉 Beijao p vc

  5. Estou encantada com esse site.

    • Que alegria Natasha! Que bom! Ficamos felizes com sua visita, seu carinho. Obrigada e Volte sempre para nos ver 😉 Beijão para você

  6. Olá, adorei seu site, virei fã e seguidora.
    Não havia lido sobre a baunilha ainda, muito obrigada pelos ensinamentos.

    Um abraço.

    Claudine

    • Obrigada Claudine, pelo carinho, feliz que gostou da matéria! Obrigada também pela visita e um beijão p vc 😉

  7. Otimo comentario sobre a baunilha, obrigada.
    Sempre e bom saber dessas “peculiaridades” sobre especiarias, obgda por dividir.
    Um grande abraco e otima semana pra voce.

    Liz

    • Muito obrigada Liz, pelo carinho, pela visita e por participar aqui conosco. 😉 uma linda semana para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *