Gema Congelada

Please log in or register to like posts.
News

Gema Congelada.

Muitas vezes, ao preparar uma receita,  como por exemplo cobertura de marshmallow onde usamos as claras e sobram as gemas.  O que fazer com elas? Com as gemas que sobram?  Existe e qual a melhor maneira de armazena-la?

Congelando-as no  congelador ou freezer!  A geladeira não é indicada devido ao risco de  desenvolver salmonela.  Já no congelador, a gema  se mantém super bem por  9 meses até 12 meses,  se nunca as retirar do congelador.

Assim você poderá reaproveita-las mais tarde, preparando uma outra receita, sem nenhum desperdício.

Page 1COMO CONGELAR?  Basta colocar as gemas que não foram usadas na receita, em um tupperware e guardar no freezer.  Quando juntar 10 unidades de gema congelada, dá para fazer um delicioso quindim como este aqui.

Page 6
PARA VER A RECEITA DESTE QUINDIM CLICA NA FOTO

DICA de CONGELAMENTO. A gema após congelada fica mais pastosa, meia gelatinosa,  menos líquida que a in natura. O  que a torna inapropriadas para algumas receitas e nem tão apetitosa assim para o consumo.

Evite esse processo misturando a gema com sal ou açúcar, conforme a utilidade que você dará na sua próxima receita, antes de congela-la.

QUANTIDADE DE SAL E AÇÚCAR:

  • SAL –  Utilize 1 pitadinha bem pequena de sal para cada gema,  se planejar usar o ingrediente em pratos salgados.
  • AÇÚCAR: Se for utilizar as gemas para pratos doces, como sobremesas assadas, troque o sal por 1 colher rasa de café para cada gema.

Já para preparar o quindim,  não é preciso adicionar, nem sal, nem tampouco açúcar. A gemas apesar de mais pastosa, após descongelada não altera o resultado final da receita. Não  faz diferença para o quindim após assado.

O quindim da foto foi  feito com gemas congeladas e mais pastosas. E o resultado depois de assado ficou perfeito! Ninguém diz que as gemas estavam congeladas.  Pelo contrário, o quindim fica até mais gostoso, a gema ‘perde’ aquele gosto mais acentuado de ovo forte.  Fica mais suave, deixando o quindim para lá de delicioso.

No entanto, dependendo da receita,  não ficar pastosa quando descongelada, misture ou o açúcar ou o sal em cada gema de ovo antes de guarda-la no congelador ou freezer. Isso  irá manter a gema menos pastosa após o seu descongelamento.

gema-congelada1
VEJA A RECEITA DO QUINDIM, AQUI

DESCONGELAMENTO:  Não descongele as gemas congeladas em temperatura ambiente ou no micro-ondas. As gemas  precisam de tempo para descongelar. Deve retirá-las do congelador e deixá-las de um dia para o outro, descongelando  na geladeira.

CLARAS CONGELADAS: O mesmo pode ser feito com as claras, veja aqui como fazer. Adicione uma pitadinha de sal ou de açúcar, conforme a utilidade que você pretende ter  e leve ao congelador nas forminhas de gelo.

CUBOS DE GELO:  Você também pode usar os cubos de gelo para armazenar as gemas!   Deixe  cerca de 1/3 da altura do cubo livre para que ao congelar, a gema ou a clara não escape para fora.  Quando os cubos estiverem congelados passe para um saco ou caixa de plástico e retire conforme for necessário.

OVOS INTEIROS: Antes de congelar certifique-se de que os ovos estão em boas condições.  Na dúvida faça  aqui,  o teste do OVO FRESCO.

Nunca coloque o ovo inteiro com a casca no congelador. Para congelar os ovos inteiros, quebre o ovo. misture a gema, as claras com ajuda de um garfo e então adicione 1 pitadinha de  sal ou  1 colher de café de açúcar e só então congele.  É importante que não adicione demasiado ar à mistura, não bata muito com o garfo, apenas misture claras e gemas.

O ovo tem uma grande percentagem de água, o que aumenta o seu volume quando congelada acabando assim por partir a casca.

Podemos congelar os ovos crus inteiros ou congelar separadamente a gemas e claras,  sem desperdício!

Page-4Obrigada pela companhia e até a próxima dica ou receita, Rosi Seligra.

 

Conhece o canal no YOU TUBE?  Inscreva-se AQUI ou clique na foto!

Page 8

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Save

Salvar

5 comments on “Gema Congelada

  1. Estou molhando e não sabia o q fazer com as gemas, já q eu consumo e só claras. Essa post me ajudou muito, agora sempre que junto gemas faço um quindim para minha esposa.
    Eu fico feliz por está consumindo proteína E ela fica feliz por comer 1 quindim no mês….kkkk

  2. boa tarde! Depois de descongelada da para fazer quindins?

    • Olá Robinsom, dá sim! Faço sempre quindim com as gemas congeladas, para reaproveitar as sobras das receitas que não levam gemas! E posso garantir que ficam ainda mais gostosos! Depois vc me conta, um beijo

  3. Olá,
    As gemas depois de descongeladas continuam adequadas para fazer pães ou bolos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *