Bolo de laranja com uva passa, ganha ‘ar de festa’!

Please log in or register to like posts.
News
Bolo de laranja com uva passa, fica ainda mais gostoso. O sabor cítrico da laranja junto com as passas dão numa combinação perfeita. E transforma o bolinho simples em bolo com  ‘ar de   festa’,  lembra um   bolo natalino,  apesar de ser um bolo de liquidificador, fácil de fazer. Primeiro  separamos os ingredientes líquidos dos secos e depois misturamos tudo.  Quase não  tem segredo,  tem só um truquezinho para uva passa não grudar nem afundar, o resto é tudo igual ao bolo tradicional de laranja.  que faz tanto sucesso aqui no Monta … hummm bolo cascudinho. Já salva nos preferidos para não esquecer de fazer porque vale a pena!

INGREDIENTES:

  • 2 laranjas sem casca e sem miolo  (usei bahia)
  • 3 ovos médios
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de uva passa sem caroço
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo

bolo de laranja com uva passa fica com cara de festa

COMO FAZER BOLO DE LARANJA COM UVA PASSA:

  1. FORNO: Em primeiro lugar pré aqueça o forno a 190° C.
  1. FORMA: Depois unte uma forma retangular de (27cm x 19cm), com óleo  e farinha de trigo. Se optar por uma forma redonda com furo no meio ela deve  ter um diâmetro de  24cm.
  2. LARANJA: Agora retire a casca de 2 laranjas, inclusive a parte branca dela. Caso goste do sabor azedinho, mantenha a casca de uma delas. Eu usei laranja bahia, mas pode ser qualquer outra de sua preferência, como a laranja pera, por exemplo.
  3. Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Retire a parte branca do miolo e despreze-o. (veja foto)

  1. LÍQUIDOS:  Agora, leve os gomos ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo com os   3 ovos inteiros. 
  2. A seguir, bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo e reserve. 

bolo de laranja com uva passa
  1. SECOS: Em uma tijela grande, coloque    2 xícaras de chá de açúcar, 2 xícaras de chá de farinha de trigo,    1 colher de sopa de fermento em pó (usei a medida da tampa vermelha do fermento) e 1 colher rasa de café de sal. 
  2. Então com a ajuda de uma colher de pau misture os ingredientes secos.

  1. Por fim junte os ingredientes LÍQUIDOS aos ingredientes SECOS: Use uma colher (usei de pau)  e misture delicadamente até ficar homogêneo. 
  2. Agora em um prato coloque  1 xícara de chá de uva passa sem caroço  e 1 colher de sopa de farinha de trigo.  Essa camadinha de farinha ao redor da uva passa garante  que ela não afunde, indo parar no fundo da forma e se concentrando na superfície do bolo, como você pode ver nas fotos.  Com isso, os pedaços, mesmo os mais pesados, não ficarão colados uns aos outros, nem mesmo irão  afundar na massa.
  3. Por fim  junte a massa delicadamente sem misturar muito.

  1. Finalmente verta  a massa para a forma  redonda com furo no meio de 24cm e leve para assar em forno pré-aquecido a 190º por 45 minutos ou até o bolo ficar com a superfície firme e dourada e a casa inteira estiver cheirando a bolo. Sempre faça o teste do palito, para se certificar de que esteja completamente assado. Espete o palito no centro do bolo,  se o mesmo sair limpo e seco o bolo está pronto, senão espere uma pouco mais.

  1. Espere o bolo amornar então desenforme e com ajuda de uma peneira decore, polvilhando açúcar de confeiteiro e bom apetite!

bolo de laranja com uva passa fica com cara de festa

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI .  Então vem com a gente!

bolo de laranja com uva passa fica com cara de festa

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *