Bolo de maçã caramelada

Please log in or register to like posts.
News

Bolo de maçã caramelada invertido!

Bolo de maça  caramelada é delicioso, bom se maça e canela por si só, já fazem uma combinação  perfeita,  um  casamento duradouro com direito a final feliz.

Agora se a maçã com canela for assada e vier acompanhada de açúcar em  calda de caramelo, sobre um bolo  úmido e invertido,  no melhor estilo ‘up side down’ ? Aí fala sério,  aí é covardia!

Pois é, hoje eu vos apresento, o melhor bolo com maçã e canela que eu já comi na vida e  sem sombra de duvida, merecidamente compartilhado aqui , com você .m Iguaria sem igual, gostosa de fazer e maravilhosa de comer.    O mais mais do mundo! Pelo menos do meu. 😉

 

INGREDIENTES:

  • 6 maçãs com casca cortada em fatias finas
  • 4 ovos
  • 1 xícara de açúcar
  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 100g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de fermento em pó

para polvilhar:

  • 1 xícara de chá de açúcar e 2 colheres de sopa de canela

Calda de caramelo, método  úmido:

  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água

 

Page 8

COMO FAZER Bolo de maçã caramelada:

Pré aqueça o forno a 220 graus com uma forma de alumínio com água.
O bolo é feito em banho-maria

CARAMELO:
Faça a calda de caramelo, método  úmido em fogo baixo.

Page 1
Este método úmido, de fazer o caramelo é mais certeiro e  mais fácil que o  seco.  Se você já fez, sabe do que eu estou falando, se ainda nunca, vale a pena experimentar, método úmido, aqui.

Ela estará caramelizada sozinha sem mexer em 10-15 minutos.

COMO CORTAS AS MAÇAS Bolo de maçã caramelada:

Corte as maçãs ao meio, depois fatie em tiras finas, como mostra a foto

Page 1

Até você terminar de cortar  as maçãs,  a calda  já deve estar caramelizada e no ponto de pudim. Desligue o fogo da calda.

Em uma forma redonda de 26cm de diâmetro, pode ser de alumínio ou silicone,  a que você tiver em casa, pois o bolo desenforma fácil, nos dois tipos de material de forma, lembre-se de que este bolo é feito em banho maria e você vai precisar de uma  outra forma maior.  😉

Coloque a calda de caramelo em ponto igual ao ponto da calda de pudim.  Espalhe por toda a superfície da forma escolhida.  Disponha as fatias de maçãs na forma sobre o caramelo, uma ao lado da outra.

Page 3
Distribua as fatias, até que todo o fundo da forma esteja coberto por elas.  Misture 1 xícara de chá de açúcar com  2 colheres de sopa de canela. Cubra com a misturinha de açúcar e canela. Reserve.

Page 5
MASSA Bolo de maçã caramelada:

O tipo de massa é amanteigada, é o ideal para este bolo, por ser uma massa elástica ela  suporta bem o peso das maçãs e da calda, na hora em que o bolo for invertido

COMO FAZER Bolo de maçã caramelada:

Separe as gemas das claras. Evite deixar cair qualquer vestígio da gema, isso impedirá a clara de se formar.

Na batedeira bata as 4 claras em ponto de neve, com uma pitada de sal.

O ponto das claras em neve firme é quando a gente vira o bowl de cabeça para baixo e as claras estão coladas a ponto de não caírem, porém não muito firme, não muito duras, se isto acontecer você não vai conseguir incorporar a massa adequadamente

Reserve as claras em um  prato a parte e no mesmo bowl da batedeira, não é necessário lavar

Page 15
Coloque 100g de manteiga em temperatura ambiente com 1 xícara de açúcar. Bata até triplicar de tamanho e obter um creme claro. Em seguida, com a velocidade ainda alta da batedeira,  acrescente as gemas, uma a uma e bata por mais 5 minutos. Diminua a velocidade da batedeira para o 1, mínimo e acrescente 3/4 de xícara de farinha de trigo.

Page 17

Desligue a batedeira, coloque 1 colher rasa de sobremesa de fermento em pó, as claras em ponto de neve e misture delicadamente, incorporando os ingredientes, num único sentido, sempre de baixo para cima  com o fouet, ou a espátula na vertical. Com cuidado, para não perder a aeração das claras batidas na massa. Misture até ficar homogêneo, com delicadeza.

Dúvidas? Qto ao preparo do amanteigado? receita com passo a passo completo, aqui.

Page 19

COMO MONTAR Bolo de maçã caramelada:

Coloque a massa sobre as maçãs na forma caramelizada. Distribua uniformemente por toda a forma.

Faça cortes com uma faca sobre a massa no formato de jogo da velha, isso evita que o bolo ao crescer no forno, forme ‘barriga’. 😉

E leve ao forno em banho-maria a 180 graus por 30 minutos ou até que a massa esteja assada.

Faça o teste do palito, coloque um palito de madeira  no centro do bolo, se sair seco e limpo o bolo está pronto, Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar por 5 minutos.

Para desenformar, coloque um prato sobre a forma e vire de uma vez.  Ele desenforma super fácil, mas caso o bolo esfrie completamente na forma, antes de desenforma-lo, coloque-0 em banho-maria para que o caramelo derreta novamente e você não tenha problemas.Page 1

O passo a passo na teoria é longo e  pode até parecer complicado, é que o texto está repleto de  dicas para você  não ter erro na hora de preparar o seu.   Mas na prática é bem mais simples que a teoria e este  bolo não tem segredos na hora de fazer.

Page 2Para o próximo bolo, vai de Bolo de Maça Caramelada

Você vai se deliciar e arrancar inúmeros elogios!Page 5Obrigada pela visita, beijo grande Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Rendimento: 10 porções

Salvar

4 comments on “Bolo de maçã caramelada

  1. Vou fazer pois adoro bolo de maçã e gosto de bolo amanteigado! Bjs

  2. Posso usar maçã verde ao invés da vermelha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *