Bolo amanteigado de chocolate

Please log in or register to like posts.
News

Bolo amanteigado de chocolate

Olá, a dica de hoje é imperdível, uma massa de bolo amanteigado, estruturada mas leve ao mesmo tempo, com sabor requintado e  extremamente saborosa.  Ideal  para montar um Naked Cake, bolo com recheio aparente de  vários andares.

Para você que segue o blog,  sabe que eu sou  fã  do  Naked  Cake de um só andar. E muito embora seja possível montar  um naked com massas aeradas, como  pão de ló e genoise, elas  não suportam muitos andares,  nem muito  peso, exatamente por serem mais ‘fofas’.

Então, quando  a intenção é montar um naked com mais andares,   é melhor optar por uma massa mais estruturada, que suportará melhor o peso das várias bases de massa + várias de recheios:  mousses, trufadoscreme, brigadeiros, ganaches ou marshmallow. Sem falar na carga extra  da decoração,  que normalmente, com caso dos ‘pelados’ é finalizada com frutas, nada levinhas também.

Resumindo, para que um o bolo  com mais de uma camada,  não desabe, prefira uma  massa com maior sustentação como é o caso das amanteigadas  e chiffon, que é a  mesma base da anterior só  que com óleo, no lugar da manteiga. Já se seu Naked tiver apenas um andar sem problemas montar com as mais aeradas como pão de ló ou genoise.

Bolo amanteigado de chocolate

Com a receita de hoje,  você vai conseguir montar qualquer Naked Cake, sem que ele desabe com o peso dos andares,  nem tampouco escorra pelas laterais, criando barrigas indesejadas e desmoronando a estrutura do seu bolo e o sonho de fazer seu próprio Naked  repleto de andares e muitos recheios  😉

Ingredientes:
6 ovos
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal
250g de açúcar
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 colher de sopa de fermento em pó

NOTA: A mesma receita e o mesmo modo de preparo  serve para fazer o BOLO AMANTEIGADO branco, apenas não coloque o chocolate em pó.

Page 4

Comece pré aquecendo o forno a 180 graus.

Antes do  preparo da massa vale a pena anotar algumas dicas simples mais preciosas, para assar seu bolo com perfeição, Bolo Sempre Fofo.

Preparo:

Bata o ovo contra a bancada, separe uma metade da casca da outra e deixe a clara escorrer numa tigelinha; coloque as gemas num bowl. Repita o procedimento com os 6 ovos um a um, use uma tigelinha para escorrer a clara, e outra para colocar  a gema, assim, caso um ovo  esteja ‘estragado’ , você não perde todas as gemas

Evite deixar cair qualquer vestígio da gema, isso impedirá a clara de se formar. É melhor que o ovo esteja em  temperatura ambiente, nunca gelado.  Pois a clara em temperatura ambiente resulta numa espuma mais volumosa, elástica e estável.

Se você os guarda na geladeira, retire cerca de 30 minutos antes de bater.  Prefira sempre ovos frescos.

Page 1Coloque as 6 claras no bowl da batedeira e no inicio bata em velocidade baixa, até as claras formarem uma uma espuma ainda semi líquida e transparente, com bolhas grandes exatamente como mostra a primeira foto. Coloque 1 pitada de sal.  Após atingir esse estado de espuma, aumente a velocidade para máxima e bata até formar uma espuma firme.

O ponto das claras em neve firme é quando a gente vira o bowl de cabeça para baixo e as claras estão coladas a ponto de não caírem.

Retire as claras e as reserve em um recipiente a parte.

Page 2No mesmo bowl da batedeira, não é necessário lavar. Coloque as 6 gemas e as 250g de açúcar. Para medir as 250g eu uso um copo medidor.

Page 3Bata em velocidade alta até as  gemas dobrarem de tamanho e formar um creme claro.

Page 4Acrescente 1/2 xícara de chocolate em pó e 200g de manteiga sem sal e em temperatura ambiente.

Page 5Bata por mais 5 minutos em velocidade máxima.

Page 6Desligue a batedeira, então acrescente  1 xícara de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó.

1 xícara de farinha de tirgo? só?  Sim, está correto,  a quantidade é de apenas 1 xícara de farinha de trigo rsss   Este é o segredinho desta massa, que fica   tão gostosa mas tão gostosa, quase  um recheio. 😉

Page 7Lique novamente a batedeira, desta vez  na velocidade mínima, e bata somente até incorporar a farinha, menos de 1min.

Page 8Se desligar a batedeira e ainda  na velocidade mínima, acrescente as claras em neve reservadas, só até misturar, bata o mínimo necessário,  assim mantemos a massa aerada e leve,  menos de 1 min.

Page 9Desligue a batedeira e leve a forma untada com óleo ou manteiga e farinha de trigo.

Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, até firmar.

Após 30-40 minutos, faço o teste do palito. Coloque um palito de madeira  no centro do bolo, se sair seco e limpo o bolo está pronto, Se sair ‘sujo’ com massa de bolo, deixe por mais 10 minutos e vá de 10min em 10min até que o palito saia limpo.

Receita de família, passou da minha  avó para sua filha, e depois para mim, que já passei para minha filha  e que agora  está com você também. Espero que goste 😉

Neste dia fiz a a massa para montar um Bolo Mousse com Creme belga e morangos na casquinha crocante de chocolate ao leite, mais canutilhos Belga para decorar … ficou uma loucuuura!

massa-amanteigada-de-chocolate

Vale a pena espiar essa montagem, que quem provou garantiu ser o Bolo mais Gostoso que eu já fiz na vida!  É sério rss desbancou todos os outros, Bolo Mousse de chocolate  😉

Page 13PÃO DE LÓ – feita com ovos, açúcar e farinha, é uma massa leve e aerada. Base neutra que pode ser utilizada para bolos recheados. Não tem muita estrutura para suportar o peso de vários andares

GENOISE – Assim como o pão de ló, a genoise também é feita com os mesmos ingredientes e proporções, porém manteiga, de preferência clarificada, derretida e morna é acrescentada ao final do preparo, resultando  numa massa mais elástica ideal para montar rocamboles.

AMANTEIGADOS – bolos saborosos e bem estruturados, ideais para os Naked Cakes.  Sua textura permite acrescentar frutas e castanhas, como no bolo inglês, sem que as mesmas afundem.  O famoso devil’s cake, é um bom exemplo de amanteigado.

CHIFFON – é também feito com ovos, açúcar e farinha, e com adição de óleo, criando uma massa mais úmida e mais estruturada, suportando vários andares e recheio mais pesados. . Excelente também para naked cake.

 

Tempo de Preparo: 30 minutos

Tempo de forno: 3-40min

Rendimento: massa com 25cm de diâmetro e 3-4 camadas de disco.

 Naked Cake de um só andar.

Tem Bolo Bem Casado
Bolo de Mel
Bolo Casadinho de Brigadeiro
Bolo Plus Doce de Leite
Bolo Bicho de Pé
Bolo Twix
Bolo Oreo
Bolo Passatempo
Bolo kit Kat
Bolo Champagne
e muito mais …

Page 1

Obrigada pela visita, muitos nakeds para você e até a próxima, beijo grande Rosi Seligra

 

Salvar

40 comments on “Bolo amanteigado de chocolate

  1. Eu fiz esta receita e me apaixonei .mais aglra ela começou a nao crescer e embatumar .porque sera ela e a massa dos meus bolos que vendo to desesperada

    • Camila, o que será que comecou a acontecer? trocou a marca da farinha? da manteiga? dá mais pistas para gente tentar descobrir o que pode ser! Essa massa me acompanha há muuuitos anos, é saborosíssima (não tem igual) !

      • Nao troquei a farinha .o engraçado que so esta dando errado na forma de 20×10 na quadradas fica perfeita,mais me preucupo .porque se eu precisa fazer um naked nao tem como usar a quadrada

  2. Boa tarde, Rosi!
    Gostaria de saber se essa massa é resistente para o transporte, no caso seria bolo de camadas e confeitado.
    Sabe me informar?

    • Sandra, ela é bem resitstente sim! bem firme obrigada por participar aqui conosco e um beijao p vc

  3. Boa noite! Estou fazendo sua receita. só tenho uma dúvida, Para uma forma de 25 por 10 de altura eu posso duplicar esta massa? Obrigada

  4. Boa Noite Rosi. Obrigada por sua atenção.
    Só gostaria de saber se dar certo a quantidade de açucar maior do que a quantidade de farinha? Nao vai ficar um bolo muito pesado. Obrigada! Estou adorando tudo!
    bjos

    • Rita, como dizer, esta massa é quase um recheio amanteigado, a farinha entra em pouca quantidade só dar uma liga. O resultado? uma massa incrivelmente saborosa e estruturada, boa para receber várias camadas de recheio, excelente para naked cakes e bolos de festa. Faz assim, rssss arrisca só uma vez e se você não gostar, não repete nunca mais na vida! não é mesmo? Por aqui ele é meu bolo de coração, a ‘massa da festa’, para mim não tem mais gostosa! Mas é pessoal, então vale provar. Obrigada pelo carinho e um beijao p vc

  5. Rosi,amo vcs e sempre faço as receitas.
    Poderia me passar a receita do naked de bicho de pé!
    Pois é aniversário do meu marido e ele ama morango.

    • Michele, obrigada pelo carinho, amei de paixao! Michele quando você precisar de uma receita antiga, vá até o buscador do site o símbolo é uma lupa e fica no canto direito da tela, lá no campo que vai se abrir ao clicar na lupa vc digita a palavra chave, por exemplo BICHO DE PÉ, e o buscador do site vai encontrar para você todas as receitas relacionada com a palavra da busca, no caso BICHO DE PÉ. O mesmo acontece com o buscador do GOOGLE, a diferença que lá vc vai precisar digitar MONTA ENCANTA ao lado da palavra chave que seria aqui, BICHO DE PÉ, entao lá n buscador do GOOGLE ficaria: BICHO DE PE MONTA ENCANTA! Obrigada por participar, aqui conosco e um beijão p vc 😉

  6. Boa tarde Rosi querida! Gosto muito do seu blog.
    Eu adoro decorar bolo. Mas tenho dificuldade de fazer a massa do bolo. principalmente o bolo branco.
    Testei mais fiquei com medo de colocar essa quantidade toda de açucar e só uma xicara de farinha(120mg). Diminuir por minha conta e ficou bom.
    Mas agora estou vendo que precisar aumenta o açucar. É assim mesmo?.
    Testei sua massa ficou otima. Ficou do jeito que gosto sem esfarelar. Mas ache um tanto oleosa. Me ajude por favor! Muito obrigada!

    • Olá Rita, massa amanteigada vai bastante manteiga sim e apesar da quantidade não fica olesoa não! pelo menos não acho! É uma massa estruturada, para aguentar bem peso de bastante recheio que é como gosto de servir meus bolos aqui em casa! Não entendi a parte do açúcar, poderia me explicar melhor? Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você 😉

  7. Ola boa tarde, posso molhar a massa? Ela aceita calda tão bem quanto pão de lo? Grata! !!

  8. Posso usar essa massa para cobrir com Pasta americana?

  9. Dúvida. A substituição por margarina altera muito a textura?
    sei q são distintas.
    Mas gostaria de saber se você já fez o teste.

    • Olá Welida, sim altera muito sim! Já fiz com margarina, dá super certo também, só que com manteiga fica mais saboroso! Vale a pena experimentar! Espero que goste e um beijao p vc

  10. Oi!!! Estou adorando as receitas!!! Minha dúvida é se eu duplicar a receita, qual tamanho de forma é melhor?? Pretendo fazer para o aniversário do meu filho. Obrigado desde já.

    • Olá Helena, ao duplicar a receita, o melhor é dividi-la em duas formas do mesmo tamanho da indicada no post, no formato que preferir! quadrada ou redonda! 😉 Seu filho vai adorar! Depois conta p gente e um beijão p vc 😉

  11. Pra fazer ele branco, só não colocar o chocolate?

  12. Quero fazer um bolo maior,posso duplicar a receita?

    • Olá Tamiles, pode sim, já dobrei várias vezes, dá super certo! Bom bolo e um beijão p vc 😉

  13. ola, adoro td que vcs postam…
    minha dúvida é sobre a assadeira, qual o tamanho dela?

    Muito obrigada.
    Bj

    • Olá Ellen,o tamanho da forma depende do que você quer? Para um bolo alto com 3 camadas use uma forma pequena de até 20-21cm e 14-15 cm de altura. Já para um bolo com apenas 2 camadas, forma 24-25cm e 7cm de altura. obrigada pelo carinho e espero ter ajudado, um beijão p vc 😉

  14. Bom dia. A receita deste bolo já esta disponível? Não a encontrei aqui no site.
    Obrigada.

    • Fabiana, demorou mas chegou! Desculpe o atraso, conseguiu pegar a receita? link disponivel ja! experimenta que vale a pena, fica uma delicia! 😉 qq duvida quanto a montagem, estamos aqui, só perguntar um beijão para você 😉

  15. Obrigada pela atenção em responder, Rosi. Bjo pra você também!

  16. Olá, no caso de fazer a versão branca, retiro o chocolate em pó e adiciono mais trigo, mais açucar?

    • Olá Alessandra, para versão branca, aleém de retirar o chocolate e acrescentamos mais 50g de açúcar, a receita fica a mesma, mesma quantidade de farinha e ao invés de 250g de açúcar 300g de açúcar. Muito boa também! 🙂 Depois me conta e Um beijão p vc

  17. Olá td bem? Esse bolo vc cortou em 3 partes??
    e os recheios são mousse e creme belga correto? Obrigada …

    • Olá Nati, isso mesmo, para semana que vem tem o post, mostrando essa montagem, mas os recheios são esses mesmo: uma camada de mousse, outra de creme belga com morangos fatiados por cima, outra de mousse de chocolate e finalizei com cobertura de Ganache. Para decorar, canudinhos de chocolate e o laço ajudaram a segurar o exagero de recheios que coloquei rsss ah e morangos com casquinha crocante de chocolate ao leite … uma delicia!

  18. Olá td bem? Esse bolo vc cortou em 3 partes??
    e os recheios são mousse e creme belga correto? Obrigada

    • Nati, acho que sua pergunta duplicou… um beijão p vc e Obrigada pela visita

  19. Olá acima na descrição da receita informa 250g de açúcar e abaixo 300g, qual o valor correto??
    250g de açúcar, qual a quantidade em xícara?? À quantidade de trigo é apenas 1 xícara mesmo??
    Desculpe estar fazendo tantas perguntas é que eu tenho sonho de apr nudez a fazer esses bolos

    • Olá Priscila, desculpe e obrigada por alertar. Medidas corrigidas no texto, o correto é 250g de açúcar. 300g é indicação para a massa sem o acrescimo do chocolate em pó, por isso a minha confusão! E sim a quantidade é 1 xícara de farinha de trigo mesmo, rsss este é o segredinho desta massa ela é tão gostosa mas tãp gostosa que quase parece um recheio. Para medir sas 250g eu uso um copo medidor. Espero que goste. Um beijão p vc 😉

  20. Olá, estava a procura de uma receita dessa a dias, porém moro em uma cidade do interior e os mercados não tem muitas opções, já cansei de procurar manteiga sem sal para outras receitas e não encontro, posso fazer com a manteiga com sal msmo??

    • Pricila, já fiz com manteiga com sal váaarias vezes, e posso garantir que dá super certo. O sal da realça o sabor do doce e dá um contraste suave e delicioso. Em muitas receitas costumamos acrescentar uma pitadinha de sal, se a manteiga já é salgadinha, nem precisa dessa pitada. Experimenta, você vai gostar. 😉 Um beijão para você

  21. Receitas maravilhosas. Obrigadaaaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *