Bolo Bolo simples Instagram RECEITAS

Bolo de laranja sem casca faz toda a diferença, experimenta!

0
Please log in or register to like posts.

Bolo de laranja sem casca faz toda a diferença no sabor, experimenta!  Depois de provar esta receita você nunca mais vai trocar, isso porque o  bolo tem sabor de laranja mesmo. Também  é fofinho e úmido ao mesmo tempo, pela calda. E é  simples de tudo de fazer, bolo de liquidificador e as dicas são simples. 

bolo de laranja sem casca

A primeira dica   é retirar toda a casca da laranja incluindo a parte branca  porque ambas, tanto a casca quanto a parte branca amargam o bolo. Depois  é importante descartar o miolo da laranja porque ele também  amarga o bolo.  Além de não exagerar na quantidade de laranja senão o bolo pesa e embatuma, máximo de 300g (2 laranjas médias).  Por ultimo  separar os ingredientes ‘líquidos’ dos ‘secos’.   Depois mistura-los delicadamente para não desenvolver muito o glúten e garantir um bolo bem fofinho. E é só isso  e  faz toda a diferença. 

bolo de laranja sem casca

INGREDIENTES 

  • 2 laranjas médias e descascadas, usei laranja pera
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 4 ovos inteiros, usei caipiras e orgânicos
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
  • 1 colher de sopa rasa de fermento.
  • 2 xícaras de chá de açúcar peneirado

CALDA DE LARANJA: 

  • ½ xícara de chá de suco de laranja, peneirado
  • 1 xícara de chá açúcar 

COMO FAZER BOLO DE LARANJA SEM CASCA:

Antes de tudo separamos os ingredientes ‘líquidos’ (laranja,  ovos e  óleo) dos ingredientes  ‘secos’ (farinha, açúcar e fermento peneirados).  Depois juntamos os dois (‘líquidos’ e ‘secos’) e misturamos delicadamente.

Em primeiro lugar  preaqueça o forno a 180° Celsius.

Depois unte uma forma de 23cm com furo no meio  com manteiga e farinha de trigo e reserve. 

‘LÍQUIDOS’: Então retire a casca da laranja, incluindo a parte branca (veja o video)  Então corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento para obter 4 gomos. Também retire  o miolo e despreze-o.  Agora, leve os gomos da laranja ao liquidificador e junte ½ xícara de chá de óleo com  2 ovos inteiros  Depois  bata no liquidificador, até obter um creme amarelinho e homogêneo e reserve. 

‘SECOS’:  Agora em uma tijela grande peneire  2 xícaras de chá de farinha de trigo e  2 xícaras de chá de açúcar.  Isso porque, ao peneirarmos os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.   Além disso, também  retiramos possíveis impurezas dos produtos, como pedrinhas de açúcar ou de bicarbonato no fermento. Esta e outras dicas simples para deixar o seu bolo sempre ‘fofo, você confere aqui

Por ultimo junte os LÍQUIDOS aos  SECOSUse um ‘fouet’ e misture até ficar homogêneo. Misture bem  delicadamente para não desenvolver o  glúten.  O ‘fouet’  também ajuda ‘aerar’ a massa, deixando-a mais leve.  Se você não tiver um fouet, vale usar o  batedor da sua batedeira.

bolo de laranja sem casca

receita monta encanta

Finalmente verta  a massa para a forma untada de  23 a 24cm com furo no meio e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por 45 minutos. Após 40 minutos faça o teste do palito no bolo,  espete-o no centro do bolo, se sair ‘sequinho’ está pronto. Espere amornar e desenforme. Se tentar desenformar o bolo muito quente corre o risco dele quebrar, então espere esfriar um pouco.  

CALDA DE LARANJA: Enquanto o bolo assa, aproveite e prepare a calda.  Então leve ½ xícara de suco peneirado com  1 xícara de açúcar de confeiteiro ao fogo. Depois espere ferver e deixe apurar por  1 minuto e está pronta a melhor calda de laranja da vida.  Sempre regue a calda no bolo ainda morno e bom apetite! Se quiser que a calda penetre  mais no bolo faça furos com  o garfo antes de adicionar a calda, assim ela penetra melhor no interior da massa. 

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

bolo de laranja sem casca

Antes de ir embora, veja nossas outras versões de bolo de laranja  AQUI,  tem bolo de laranja com maisena, com chocolate, sem glúten … uma variação mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

Bolo Martha Rocha, faz sucesso desde 1954!
Bolo de leite condensado sem farinha e com calda, bem molhadinho!