Bolinho de Carne, com shoyo e óleo de gergelim, oriental!

Please log in or register to like posts.
News
bolinho de carne

Bolinho de Carne grelhado no azeite com cebolas caramelizadas!

Bolinho de Carne suculento, com sabor sem igual, sabor  oriental.  Temperados com  molho shoyo e óleo de gergelim. Ficam deliciosos e  mais saudáveis,   já que são grelhados no azeite ao invés de fritos . Ficam mais úmido,  que os assados.

Servidos sobre uma caminha de cebolas caramelizadas que é o caminho mais reto e direto para o céu! Rapidinho de fazer, receita de uma panela só.  Vale a pena experimentar  em duas versões com glúten e sem glúten

bolinho de carne

INGREDIENTES:

  • 600gr de carne moída da preferência
  • 3 colheres de sopa de molho shoyo
  • 3 colheres de sopa de óleo de gergelim
  • 1 dente de alho descascado e  amassado
  • 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, corte brunoise
  • 1 xícara de chá de farinha de rosca ou farinha de aveia ou ainda  flocos de quinoa para opção sem glúten
  • 1 pitada de ajinomoto (opcional)
  • pimenta do reino a gosto

cebolas caramelizadas:

  • 1 cebola cortada em meia lua, corte julienne
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de sopa de molho shoyo

bolinho de carne

COMO FAZER BOLINHO DE CARNE COM TOQUE ORIENTAL:

  1. Comece descascando um dente de alho e cortando 1 cebola em cubos pequenos e regulares.  Se preferir pode ralar a cebola no ralo grosso do ralador. Aproveite para cortar uma outra cebola em meia lua, corte julienne para fazer as cebolas caramelizadas, Reserve.
  2. Em um bowl, coloque a carne moída, 3 colheres de sopa de molho shoyo, 3 colheres de sopa de óleo de gergelim, 1 dente de alho descascado e  amassado, 1 cebola picada em cubos pequenos e regulares, corte brunoise.  ( ou ralada caso você prefira não sentir os pedacinhos de cebola no bolinho). Só não deixe de colocar a cebola ela ajuda a manter a umidade da carne e deixa o bolinho mais suculento.
  3. Tempere com uma pitada de ajinomoto  (opcional) e  pimenta do reino a gosto. Misture até incorporar bem todos os temperos a carne moída!
  4. Junte 1 xícara de chá de farinha de rosca ( ou farinha de aveia ou ainda  flocos de quinoa para opção sem glúten) e misture novamente. (Muito embora a aveia seja isenta de glúten, vale se certificar no rótulo se a aveia não foi processada no mesmo local que o trigo e está livre da contaminação cruzada)
  5. Com ajuda de  1 colher de sopa, pegue uma porção  de massa de carne  e molde em formato de bolinha.
  6. Você pode congelar os bolinhos no freezer por até 3 meses, desde que bem embalados. Gosto de embalar a vácuo, comprei uma seladora,  na China com bom custo benefício e foi a melhor coisa que fiz.  Desde então embalo tudo e mantenho os alimentos por mais tempo, tanto no freezer quanto na geladeira. Vale o investimento.
  7. Com a palma da mão, aperte pressionando  levemente e  achatando cada bolinho! Isso ajuda na hora de grelhar, como nossos bolinhos não serão imersos no óleo e sim grelhados no azeite é importante diminuirmos altura do bolinho.
    bolinho de carne
  8. bolinho de carne
  9. Em uma frigideira média, fogo médio, coloque um fio de azeite. Espere a frigideira aquecer e coloque 4 bolinhos de carne por vez. Isso ajuda a manter a temperatura da frigideira evitando a formação de água. É importante grelhar e dourar.
  10. Deixe o bolinho quietinho sem mexer até fritar e dourar no fundo, não mexa nos bolinhos, se segura  rsss, este  é um dos segredos importantes para manter a maciez e a suculência.
  11. Tampe a frigideira para ajudar  no cozimento interno dos bolinhos. Deixe de 4 a 5 minutos de cada lado.
  12. Retire os bolinhos e repita o procedimento com  os demais ou congele-os para grelhar um outro dia.
  13. Esse tempo de descanso,  fora da frigideira, antes de servir  é importante para equilibrar os sucos naturais da carne e servir um bolinho bem suculento.   Retire-os  e separe-os em uma tábua ou prato e deixe descansar por 2 minutos antes de servir.  Esse tempo de descanso na tábua, enquanto você prepara as cebolas, é crucial para o sucesso deste prato,  isto por que, quando você chapeia os bolinhos,  os sucos naturais da carne, tendem se acumular de um único lado, do lado oposto ao da chapa, ficando apenas na parte de cima. Quando você deixa a carne descansar antes de servir, os sucos se redistribuem ao longo de toda a carne, deixando-a suculenta em todos as partes. 😉 Se servir imediatamente, sem descanso, vai servir um bolinho com um lado mais seco.bolinho de carne

  14. Enquanto eles descansam preparamos as cebolas caramelizadas.
  15. Aproveite o fundo da frigideira para fazer as cebolas caramelizadas.   Usamos as mesma panela que é para cebola  agregar todos os sabores da carne que ficou na panela.
  16. Coloque  1 colher de sopa de manteiga,  espere a manteiga começar a derreter, então  coloque as cebolas em meia lua ,  com 2 colheres de sopa de molho shoyo e tempere com pimenta do reino a gosto.
  17. Misture, raspando o fundinho da panela e deixe refogar por 3 a 4  minutos em fogo médio,  ou até a cebola murchar.cebola caramelizada
  18. Sirva os bolinhos  de carne  sobre a caminha de cebolas caramelizadas e bom Apetite!bolinho de carne
  19. NOTA: A receita não leva sal, o molho de shoyo já tem sal suficiente.

Experimenta e conta para gente!

bolinho de carne

Se você está procurando receitas com carne moída, espia outras opções  clicando AQUI para ver

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

  • Tempo de Preparo:
  • Tempo de Frigideira:  10min para bolinho  + 5min cebola
  • Rendimento: 12 bolinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *