Salmão ao molho dill com batata sauté para Páscoa

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Salmão ao molho dill com batata sauté é um prato gostoso além de  muito saudável! Ele é  uma excelente sugestão para Páscoa, uma vez que o  molho é leve e saboroso, as batatinhas crocantes e macias  e o salmão suculento.

Eu  usei  o Salmon de Chile,  porque ele vem das águas limpas, profundas e geladas mais ao  Sul do Pais, onde passa a corrente de Humboldt. E por isso tem o sabor mais austral do mundo e  posso falar? Dá para sentir a diferença tanto no sabor quanto na textura do peixe. Além disso  ele é rico em Omega 3 e  fácil de fazer! Vale experimentar!

salmão ao molho dill

INGREDIENTES:

peixe:

  • 600g de salmão (usei salmondechile)
  • sal, pimenta do reino e limão a gosto
  • azeite a gosto

molho dill (sem glúten) :

  • uma cebola grande picada, brunoise +ou- 1  xícara de chá de cebola picada,  (+ou- 1 cebola grande, 100g)
  • 1 xícara de chá de salsão picado (100g)
  • 1 xícara de chá de alho poró-picado (100g)
  • uma  xícaras de chá de dill picado (80g)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de leite, 240ml
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 500ml de creme de leite (usei fresco)

batata sauté:

  • 500g de batata bolinha
  • 2 dentes de alho com casca e amassados com a faca
  • 2 folhas de louro
  • sal a gosto
  • 1 ou 2  colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta do reino
  • ½ xícara de chá de cebolinha fresca (a minha era congelada)

salmão ao molho dill

COMO FAZER SALMÃO AO MOLHO DILL COM BATATA SAUTÉ:

Antes de tudo corte o salmão sem pele em postas de 300g cada. Depois tempere dos dois lados com sal e o suco de 1 limão tahiti e reserve.

BATATA : Logo depois em uma panela coloque as batatinhas bolinhas com a casca, 2 dentes de alho inteiros e com casca e amassados com a faca, 2 folhas de louro e sal a gosto. Agora deixe cozinhar por 15 minutos ou até a batata ficar macia. Uma dica para saber se a batata está cozida e no ponto é espetar um garfo em uma das batatinhas e se ela se desprender do garfo está cozida, senão deixe cozinhar por mais um pouco.

Enquanto isso, enquanto a batata cozinha nós aproveitamos para fazer o molho dill.

MOLHO DILL: Então  em uma panela coloque 2 colheres de sopa de manteiga. Depois junte uma  cebola grande e picada, brunoiseuma  xícara de chá de salsão picado (100g) e  uma xícara de chá de alho-poró picado (100g).  Agora tempere com sal e pimenta do reino e deixe refogar com 3 minutos. Logo depois acrescente  uma  xícara de chá de leite, tampe e deixe cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.  Logo depois leve esse refogado ao liquidificador (ou bata com o mixer dentro da própria panela) e bata até obter um creme homogêneo (sem pedacinhos). Agora devolva esse creme a panela (não precisa lavar) junte o creme de leite e deixe cozinhar por 5 minutos ou até o molho encorpar e reserve.

BATATA SAUTÉ: A esta altura a batata bolinha já deve estar cozida, então faça o teste do garfo. Depois escorra a água e retire a pele das batatinhas. Retirar a pela é opcional isso porque você também pode fazer a batata sauté com a pele, fica uma delicia!

salmão ao molho dill

salmão ao molho dillv

Agora e em uma frigideira coloque 1 ou 2 colheres de sopa de manteiga (ao gosto do freguês) e as batatas bolinhas. Depois tempere com sal e pimenta do reino e salteie a frigideira em fogo alto até que as batatas fiquem douradas e bem crocantes. Por ultimo e com o fogo já desligado acrescente  ½ xícara de chá de cebolinha fresca (a minha era congelada). Por fim salteie mais uma vez  e pronto, reserve.

Agora que  o molho dill e a  batata sauté estão prontos, nós   podemos grelhar o peixe.

SALMÃO:  Então em uma frigideira larga fogo médio alto, coloque um fio de azeite  e espere a panela ficar bem quente. Assim que aquecer e começar a sair fumaça coloque as postas de peixe e deixe sem mexer por 4 minutos de um lado e 3 minutos do outro lado e reserve.  Para garantir a suculência do peixe o tempo de preparo é fundamental, então fique atento ao tempo que não deve ultrapassar os 3 ou 4 minutos de cada lado, senão ele resseca.

MONTAGEM:  Primeiramente coloque o molho dill em um recipiente a paste e sirva-o ao lado do prato em porções individuais. Depois forre o fundo de um prato com uma camada generosa de molho dill e coloque a posta de peixe sobre o molho. Então ao lado acomode a batata sauté e é só servir.

Prato lindo, de restaurante, além de saudável e com o sabor mais austral do mundo, experimenta e depois conta para gente.

E se você gostou deste salmão ao molho dill,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vamos  ficar juntos.

salmão ao molho dill

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas com salmão   AQUI 

Obrigada e até a próxima,  Rosi Seligra

 

#PUBLI

 

 

Deixe uma resposta