Feijão com linguiça, no capricho da Natty

Please log in or register to like posts.
News
feijão com linguiça
Feijão com linguiça calabresa defumado e bacon da Natty Posses, é sem dúvida nenhuma o melhor feijão da vida. Ele é cozido no caldo já temperado e isso faz toda a diferença no final do sabor. Sim porque os grãos, durante o cozimento, absorvem um caldo  saboroso pelas carnes, alho e cebola e temperos, ao invés de absorver apenas água. Além disso ele é prático de fazer, feijão sem frescura sabe? Basta seguir a ordem dos ingredientes, respeitar o tempo, tanto do molho, quanto do cozimento que não tem erro. Bora lá?

INGREDIENTES:

  • 250g  de feijão carioca
  • até 750ml de água fervente
  • 200g de lingüiça calabresa defumada fatiada
  • 100g de bacon picado
  • 1 cebola média
  • 5 dentes de alho ou a gosto
  • 1 a 2 folhas de louro
  • sal e pimenta do reino (ou calabresa seca) a gosto
  • 1 colher de de café de colorau ou páprica doce (opcional)
DICAS PARA FAZER FEIJAO COM LINGUIÇA:

MOLHO DO FEIJÃO: Em primeiro lugar é preciso planejar o tempo de molho. O ideal é que você se programe antes e  coloque o feijão de molho na noite anterior. Mas se você é dessas (como eu) que decide sempre de ultima hora, então o jeito é apelar para uma demolha express, colocando o feijão de molho na água quente e deixando pelo máximo de tempo que você tiver disponível, mínimo de 20minutos, máximo de quanto der.

É sempre  bom deixar um pouco de molho com água filtrada, pois além de acelerar o processo do cozimento, o feijão sem molho pode ser tornar um antinutriente dentro do nosso organismo. Neste dia,  eu consegui deixar 30min  de molho, mas você pode deixar mais tempo  e até  12 horas (colocando na noite anterior).  Sempre despreze a água da demolha e lave o feijão em água corrente.

QUANTO DE ÁGUA?   Se o feijão ficou de molho, calcule o dobro de água do feijão. Caso contrário, use o triplo da  quantidade de água em relação ao feijão.

BACON: Sabe a pele do bacon? Nós vamos usá-la para dar realce ao caldo, cozinhando o feijão com ele, depois de cozido a gente retira a pele.

Vamos lá?

COMO FAZER FEIJAO COM LINGUIÇA:

Em uma  panela coloque um fio de azeite, mas é um fio mesmo porque o bacon e a lingüiça soltam bastante gordura, então e não é necessário acrescentar mais gordura. Então doure primeiro o bacon em cubos  (coloque a pele dele junto). Depois, quando o bacon já estiver dourado acrescente a lingüiça calabresa e defumada fatiada ou cortada em cubos (como você preferir) e deixe por 3 minutos.

Agora retire a panela do fogo, isso evitará que o alho queime e coloque o alho amassado. Então  deixe dourar por 1 minuto e logo em seguida  junte a cebola e deixe dourar por mais 2 minutos ou até a cebola ficar translúcida.

Depois, acrescente 1 colher de café de colorau ( ou páprica). Então doure o colorau por  mais 1 minuto apenas.

Junte o feijão (que ficou de molho e sem a água da demolha) e refogue tudo junto com uma folha de louro sal e pimenta do reino (ou calabresa seca) a gosto.

Coloque a água fervente, tampe a panela e após começar a apitar, deixe cozinhar por 10 minutos,

Passado esse tempo  desligue o fogo e   espere o vapor sair. Então abra a panela e confira se está cozido a seu gosto.

Ele não pode estar com os grãos desmanchando, o grão do feijão deverá esta cozido porém inteiro.

Lembre-se que esse tempo de 10min. indicado, varia muito de panela para panela , de fogão para fogão e de grão para grão. Então se necessário for, caso o feijão ainda esteja duro, tampe a panela e deixe por mais 5 minutos.

feijão com linguiça

COMO ENGROSSAR O CALDO?  O que torna o caldo grosso é a redução.   Assim, depois de cozido, deixe o feijão apurando em fogo lento. Depois  ‘amasse’ alguns grãos para engrossar o caldo e é só desfrutar do melhor feijão com linguiça da vida e bom apetite!

Se você nos acompanha pelo INSTAGRAM pode ver o preparo no STORY ou Reels. Senão talvez você queira acompanhar os próximos INSTA,  AQUI . Então vem a gente!

feijão com linguiça

Ah e se você, como eu, gosta de receitas saudáveis,   vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas   AQUI.

obrigada e até a próxima receita, Natalia Posses

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *