Carne de panela com berinjela e legumes da geladeira!

Please log in or register to like posts.
News
carne de panela
Carne de Panela com berinjela, batata, cenoura e ervilha fresca, temperada com páprica fica uma delicia e fácil de fazer.  E para ajudar você a preparar estes cubos macios e suculentos  de carne de panela,   detalhamos a receita nos mínimos detalhes, como  dica de mãe, para não ter erro na hora de você fazer. O  resultado com berinjela ficou SURREAL,  eu sou fã de  berinjela e se você gosta também, vale a pena experimentar!

picadinho de carne

INGREDEINTES:

  • 500g de músculo em cubos ( ou miolo de acém, miolo da paleta, capa de filé, ou ainda carnes com pouca gordura como patinho, alcatra, coxão mole…)
  • 4 dentes de alho descascado  e amassado 
  • 1 cebola média cortada em cubos pequenos, corte brunoise
  • 1 fio de azeite
  • 1 pitada de calabresa seca
  • 1 colher de sopa de páprica doce
  • 1 folha de louro
  • água fervente o suficiente para cobrir a carne
  • 1 berinjela sem a casca e em cubos
  • 1 batata em cubos pequenos
  • 1 cenoura em cubos pequeno
  • ½  xícara de chá de ervilha congelada
  • Sal a gosto
  • ½  xícara de cebolinha fresca a gosto

CARNE NA PANELA COM BERINJELA NA PRESSÃO:

  1. ESCOLHA DA CARNE: Em primeiro lugar corte a carne em cubos, usei carne de músculo, porque eu adoro, mas sinta-se a vontade para usar a sua.
  2. Cortes como:  miolo de acém, miolo da paleta, capa de filé  tem  mais gordura. Já cortes como patinho, alcatra, coxão mole,  tem menos gordura, então você decide!
  3. TAMANHO DO CUBO: O tamanho do cubo também define o tempo de cocção.  Então cubo menor diminui o tempo enquanto que o maior aumenta o  tempo. Eu cortei em cubos médios 2,5cm mais ou menos.
  4. Depois de cortar a carne em cubos tempere-os   com sal e pimenta do reino  e reserve.
  5. ALHO E CEBOLA: Aproveite nessa hora para retirar  a casca de  4 dentes de alho amassado. E também  cortar 1 cebola em cubos e reserve.
  6. PANELA DE PRESSÃO – CARNE: Agora em fogo alto e  direto na panela de pressão,  coloque um  fio de azeite e a carne. Então   deixe  até dourar bem por todos os lados e o fundo da panela escurecer.
  7. Esse fundinho de panela é fundamental pois  ele dará um   gosto todo especial  ao caldo.
  8. TEMPEROS: Em seguida abaixe o fogo, coloque 3 dentes de  alho amassado (reserve um para o final).
  9. Então  misture por apenas  30 segundos, assim ele não queima.
  10. Logo após junte  a cebola e  misture. A cebola liberará  líquido  ajudando a desprender o fundinho da panela, deixe refogar só por um minuto.
  11. Agora tempere com: 1 pitada de calabresa seca,  1 colher de sopa de páprica doce, 1 folha de louro, 1 colher de chá de orégano seco e sal a gosto e misture.
  12. Então  deixe a páprica refogar por 30 segundos antes de adicionar  a água fervente.
  13. picadinho de carnecarne de panela
  14. ÁGUA: Agora  coloque a água na quantidade suficiente  para  cobrir a carne, mais ou menos, um dedo acima.
  15. TEMPO DE COCÇÃO: Agora tampe a panela e depois que  começar a apitar deixe por 30 a 45 minutos. Lembrando que esse tempo depende do corte utilizado e do tamanho dos cubos. Para o músculo (que é uma carne dura)  e em cubos médio, deixei por 4o minutos. Agora, ao mesmo tempo que a carne cozinha, aproveite para  preparar os legumes.
  16. LEGUMES: Eu  fiz uma limpa na geladeira  e usei  o que eu tinha: berinjela, cenoura, batata e um pouco de ervilha no freezer.
  17. BERINJELA: Primeiro retire a casca de  uma berinjela média, corte-a em fatias de 1 cm, depois corte as fatias em tiras e as tiras em cubos de 1cm e reserve.
  18. BATATA E CENOURA: Logo depois, retire a casca de uma batata e de uma cenoura e também corte ambas em cubos pequenos e reserve.
  19. ERVILHA: Já separe também  ½  xícara de chá de ervilha (usei congelada) e reserve.
  20. Após o tempo de pressão e antes de abrir a panela, desligue o fogo e espere o todo o vapor sair dentro.
  21. Então abra com segurança  e verifique se a carne está macia, se estiver junte os legumes picados: berinjela,  batata, cenoura e ervilha fresca congelada.
  22. Agora  tampe a panela e deixe por mais 5 minutos. Se a sua carne não estiver no ponto desejado é só tampar a panela e deixar por mais 10 minutos antes de juntar os legumes.
  23. Com o fogo já desligado coloque a cebolinha fresca e 1 dente de alho cru e amassado. Entãp regue  com azeite e umas gotinhas de vinagre e serva com arroz branco. 
  24. musculo na pressaocarne de panela

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta Sopa de Cenoura  pelo INSTA, AQUI Então vem a gente!

carne na panela de pressao

E se você como eu, é fã de carne de panela, não pode deixar de experimentar esta VACA ATOLADA , AQUI.  

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *