Purê de Batata sem lactose, com mandioquinha!

Please log in or register to like posts.
News
purê de batata sem lactose com mandioquinha
Purê de batata sem lactose, dá certo? Dá sim! Como assim? Purê sem manteiga não é purê, diria minha avó. Pois digo que é e purê sim e da melhor qualidade. O sabor não perde em nada para o tradicional com manteiga. Aliás este também leva manteiga, só que de coco. No lugar do leite usamos o caldo do cozimento das batatas e voilá, uma versão mais saudável para deixar o que já era bom, ainda melhor!  Experimenta este com mix de batata e mandioquinha (batata baroa) e me conta!

INGREDIENTES:

  • 350g de batata holandesa, asterix ou outra da sua preferência. (tamanho médio)
  • 350g de mandioquinha ou batata baroa
  • 1 dente de alho descascado
  • 3 colheres de sopa (cheinhas) de sopa de  manteiga de coco
  • água do cozimento das batatas (usei 1 xícara de chá)
  • sal  a gosto ( além do sal usei pimenta branca, mas é opcional)

purê de batata sem lactose com mandioquinha

COMO FAZER PURÊ DE BATATA SEM LACTOSE COM MANDIOQUINHA (BATATA BAROA):

  1. Em primeiro lugar coloque a água para ferver, e enquanto isso,  com ajuda de uma faca ou descascador de legumes, retire a casca das batatas. Tanto da batata quanto da batata baroa. Depois lave em água corrente e corte-as em quatro partes, primeiro ao meio, em seguida corte a metade ao meio novamente.
  2. Agora coloque-as em uma panela média, cubra com água, coloque 1 dente de alho descascado  e junte 1 colher  (rasa) de chá  sal.
  3. Então  em fogo alto leve para cozinhar e assim que começar a ferver, abaixe o fogo para médio e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até que fiquem macias  e  espete com um garfo para verificar.
  4. Logo depois, com ajuda de um escorredor  escorra toda a  água e coloque as batatas de volta na panela em que foram cozidas. Reserve cerca de 1 xícara do caldo do cozimento das batatas.
  5. Depois junte  3 colheres de sopa (cheinhas)  de  manteiga  de coco e 1 xícara de chá do caldo  entra aos poucos até o ponto  desejado, isso porque depende da batata  e da água de cada safra. Coloque água conforme você bate com o mixer ou amassador de batatas.

manteiga de coco

  1. Assim você consegue dosar a quantidade ideal de liquido até o  ponto desejado por você, mais cremoso ou menos cremoso. ( usei 1 xícara de chá do caldo do cozimento das batatas).
  2. Servi este  purê de batata sem lactose e com mandioquinha, com sobrecoxa sem osso e sem pele assada na cerveja e arroz branco bem soltinho, AQUI. 

Ah antes de ir, da uma olhada nestaS outras receita de purê,  AQUI. 

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta, pelo insta, AQUI .  Então vem com a gente!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.