Pão de Queijo com dois polvilhos, doce e azedo juntos!

Please log in or register to like posts.
News
Pão de Queijo com dois polvilhos,  doce e azedo juntos dão o  melhor pão de queijo da vida!  Ao  misturar obtemos o melhor de cada um e o resultado é um pão de queijo com sabor equilibrado, bem  redondinho, massudo sem ser  borrachudo que  cresce e   fica crocante!

Isso por que o polvilho doce  confere ao pão uma característica  elástica e densa. Ele dá  peso ao pãozinho além de agir como uma espécie de “cola”  que  mantém a forma do pãozinho.  Então o  polvilho doce deixa o pão de queijo mais arredondado, mais massudo e com sabor mais suave e  só que  tende a ficar borrachudo quando esfria.

pão de queijo com dois polvilhos

Já o   polvilho azedo ajuda o pão a crescer.  Ele faz a vez do fermento. O pão fica mais leve,  mais crocante e menos borrachudo ao esfriar.    Porém  os pãezinhos preparados apenas com o polvilho azedo  não costumam ter uma forma muito bonita,  eles não ficam tão redondinhos.

Agora que você já sabe, os dois lados de cada tipo de polvilho, já pode decidir: se preferir um pão de queijo com sabor  mais suave, mais massudo: polvilho doce. Se não se importar muito com o formato e preferir sabor mais intenso e o pãozinho mais  leve e crocante:  polvilho azedo. Ou juntar os dois e fazer   Pão de Queijo com dois polvilhos! 😉  ah já estava me esquecendo de dizer que dá para fazer na batedeira, sem trabalho de sovar! 😉

pão de queijo com dois polvilhos

INGREDIENTES:

  • 300 ml de leite de vaca
  • 150 ml de óleo
  • ½  colher (sopa) de sal
  • 300 g de polvilho doce
  • 200g de polvilho azedo
  • 2 ovos inteiros
  • 2 1/2 xícaras de queijo tipo canastra ou parmesão ralado
  • Óleo para untar a assadeira
  • Farinha de trigo para polvilhar

pao de queijo

 

COMO FAZER PÃO DE QUEIJO COM  DOIS POLVILHOS:

  1. POLVILHOS: Em um bowl misture 300g de polvilho azedo e 200g de polvilho  doce. Ou mais de um e menos do outro conforme sua preferência de pão de queijo! 😉
  2. FOGO:Em uma panela grande, de fundo grosso,  misture 300 ml de leite de vaca, 150 ml de óleo e ½  colher de sopa de sal. Leve ao fogo e deixar até ferver. Abaixe o fogo. Junte aos poucos  os polvilhos a mistura de leite. Não jogue tudo de uma vez,  mas seja ágil e mexa  ao mesmo tempo.  Essa etapa  é chamada de ‘escaldar’ o polvilho. Desligue o fogo. Esse processo é bastante rápido, não dever ficar no fogo muito tempo senão queima. A mistura fica  empelotada, é assim mesmo!  Tá tudo certo! Só na próxima etapa é que a massa dá liga e fica  homogênea.
  3. SOVA:  Agora é mão na massa, é preciso sovar até que fique homogênea e morna.  Mas cuidado a massa está quente. Uma batedeira planetária com  o gancho de massa, facilita o trabalho da gente nessa hora.  Bata até misturar bem e a massa ficar uniforme.
  4. OVOS: Quando a massa uniformizar e amornar  é o momento de acrescentar os ovos. Esta etapa pode ser meio desesperadora, pois parece que eles não serão absorvidos, mas serão. Tenha calma e paciência, coloque um por um, misturando por completo antes de colocar o próximo. Se estiver usando a batedeira acrescente os ovos e continue batendo.
  5. QUEIJO: A próxima etapa é juntar o queijo. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo. EXPERIMENTE   e corrija o sal.
  6. BOLINHAS: Depois de pronta  a massa é  bastante pegajosa, por isso devemos  leva-la a geladeira, coberta com filme plástico, por  2 horas para facilitar na hora de fazer as bolinhas.  Na hora de enrolar unte as mãos com óleo.
  7. pão de queijoPÃO DE QUEIJO COM  DOIS POLVILHOS:
  8. FORMA: Gosto de congelar os pães antes de assar, acho que assim eles preservam mais a forma. Mas é só minha opinião pessoal, dá para levar ao forno sem congelar também!
  9. COMO CONGELAR:Para congelar disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo e leve ao freezer por 4 horas, depois solte os pãezinhos em um saco plástico e deixe no freezer. Asse as quantidades que for consumir.
  10. FORNO:  Aqueça  o forno a 180ºC. Unte a assadeira com óleo e um pouco de farinha de trigo. Distribua as bolinhas ainda congeladas ( ou não), deixando espaço entre elas para crescer. Asse  por 25 a 30 minutos.
  11. Experimente este pão de queijo com dois polvilhos e  conta para gente se aprovou!

Bom Apetite!

pao de queijo

Vale a pena experimentar este Pão de Tapioca de Frigideira, rapidinho de fazer.  Ele lembra um pão de queijo só que ainda mais cremoso, receita aqui. 


Obrigada e até a próxima receita,  Natalia Posses

  • Tempo de Preparo: 30minutos
  • Tempo de Forno:25 a 30minutos
  • Rendimento: depende do tamanho das bolinhas de 20 a 30 unidades

8 comments on “Pão de Queijo com dois polvilhos, doce e azedo juntos!

  1. Ficou ótimo!!! Fiz o dobro da receita. Usei leite de amêndoa e um pouco de água pra completar (porque o leite acabou). Usei 4 xícaras de queijo minas e uma de parmesão. Ficou maravilhoso!!! Voltei a ser ótima em fazer pão de queijo lol

    • ehhh Evelyn, feliz que arrasou e amei as substituições! Obrigada por participar e um beijão para você 😉

  2. Qual a quantidade de polvilho em xícaras?

  3. Posso substituir o óleo por azeite, manteiga ou óleo de coco?

  4. Estou sovando a massa na panificadora, vamos ver se dá certo , volto pra contar como ficou

  5. Fiz uma vez.. e ficou tooop.. estou fazendo a segunda vez com leite sem lactose.. porque era o unico que eu tinha..e deu super certo.. uffaaa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *