Bolinho de Frango, cremoso por dentro! receita econômica

Please log in or register to like posts.
News
bolinho de frango
Bolinho de frango ou cloqueta de galinha é crocante por fora e cremoso por dentro. O segredo está na massa, uma espécie de molho bechamel em ponto firme, que a gente faz dourando uma cebola grande no azeite com farinha de trigo, (roux) então acrescenta  leite  até o ponto da massa e no  fim  frango desfiado … muuito saboroso.

O ponto alto desta receita é que ela é econômica, uma vez que com o caldo do cozimento do frango, a gente monta uma sopa de macarrão com legumes maravilhosa, receita AQUI 

bolinho de frango

INGREDIENTES:

  • 1  peito de frango grandão com osso e sem a pele ou 2 pequenos, 400g
  • 1 cebola grande cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 40 gramas de azeite (3 colheres de sopa)
  • 40 gramas de farinha de trigo (5 colheres de sopa ou 1/3 de xícara)
  • 200 ml de leite integral gelado ou em temperatura ambiente
  • pitada de noz moscada
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Para empanar:

  • 1 ovo
  • ½ xícara de chá de farinha de rosca

Para fritar:

  • azeite ou óleo o quanto baste

COMO FAZER BOLINHO DE FRANGO:

  1. FRANGO: Em primeiro lugar e direto na panela de pressão, coloque 1 fio de azeite e doure o  1 peito de frango, até grelhar por todos os lados e  até que o fundo da panela fique escuro. Esse fundinho de panela vai dar um gosto especial ao caldo.
  2. Então acrescente 3 litros de água e sal a gosto, tampe a panela de pressão e depois que começar a apitar  e cozinhe por 1 hora.  Depois de cozido, separe o osso da carne, despreze o osso,  desfie o frango e reserve.
  3. CALDO: Reserve também o caldo do cozimento do frango e ¼  do frango desfiado, com eles,  nós vamos preparar uma sopa de macarrão e legumes deliciosa, veja receita AQUI (ou clique na foto). 
  4. sopa de macarrão feita com o caldo do cozimento do frango – bolinho de frango
  5. ROUX: Em uma frigideira grande coloque 3 colheres de sopa de azeite e 1 cebola grande cortada em cubos, deixe dourar por 2 minutos apenas e em seguida coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo.
  6. Deixe a farinha de trigo tostar por 3 a 4 minutos sem parar de mexer. Este passo é importante para que a massa do croquete não fique com sabor de farinha crua.
  7. BECHAMEL EM PONTO FIRME: Adicione o leite gelado (ou em temperatura ambiente, não pode estar quente). Junte o leite de uma vez e continue mexendo sem parar de mexer até que a bechamel comece e encorpar.
  8. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, assim garantimos que a a farinha de trigo cozinhe um pouco mais.
  9. Junte o frango desfiado e reservado. Misture bem. Deixe cozinhar por mais 1 minuto.
  10. MOLDAR: Então desligue o fogo e coloque a massa em um prato. Tampe com plástico filme. É importante que o plástico esteja bem colado a massa, para que não forme crosta. Leve a geladeira por 1 hora ou ao freezer por 30minutos até gelar. Com a massa fria fica mais fácil moldar.
    bolinho de frango
  11. bolinho de frango
  12. Com ajuda de uma colher de sopa pegue uma porção de massa e com as mãos, molde em formato de bolinho. Deixe na geladeira até a hora de fritar, coberto com plástico filme.
  13. CONGELAMENTO: Para congelar, coloque-os em um saco de congelamento e leve-as ao freezer por até 3 meses.
  14. EMPANAR A MODA ESPANHOLA: Quando quiser desfrutar deste delicioso croquete de frango, descongele e passe cada croquete, primeiro pela farinha de rosca e depois pelo ovo batido. Isso mesmo o ovo batido é por ultimo, a moda espanhola. Eles crescem quando imersos na gordura e ficam lindos. Experimenta assim e depois você me conta!
  15. Depois de passa-los nos ovos batidos, coloque-os imediatamente em uma frigideira com azeite quente ( ou óleo) . Assim os croquetes absorvem o mínimo de gordura e ficam crocantes por fora e cremosas por dentro.
  16. FRITAR: Frite os croquetes de 4 em 4, para não baixar a temperatura do azeite, assim eles não encharcam e cozinham todos por igual
  17. Quando estiverem com uma cor dourada, retire-os e deixe-os ou no papel toalha ou em um escorredor para ficar bem sequinho e bom apetite!

cloqueta de galinha

Certamente você vai gostar de acompanhar mais receitas práticas como este Bolinho de Frango pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

E se você é fã de bolinho de frango, não pode perder esta outra versão Croquete de Frango, receita AQUI. 

Obrigada e até a próxima receita Rosi Seligra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *