Risoto de berinjela, para lá de delicioso!

Please log in or register to like posts.
News

Risoto de Berinjela é  muito saboroso e fácil de fazer. O segredo é deixar o caldo de carne pronto.  ( ou de legumes para a versão vegetariana). Então no dia do preparo é cortar uma berinjela em cubos e  fritar no azeite. Depois  preparar o risoto com o caldo  e no final  juntar a berinjela com queijo parmesão ralado na hora.   Simples de tudo de fazer, requintado, para lá de delicioso!  Vamos ver como  faz? Então aperta o play.

risoto de berinjela

INGREDIENTES:

berinjela:

  • 1 berinjela grande em cubos, 400g
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • ½ xícara de chá de azeite para fritar

risoto:

  • 1 xícara de chá de arroz arbório
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise. 
  • 1 cenoura ralada
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de chá de caldo de carne (ou de  legumes)

para finalizar

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão  ralado na hora

risoto de berinjela

COMO FAZER RISOTO DE BERINJELA:

  1. CALDO DE CARNE: Para deixar o preparo do risoto mais prático, no dia anterior faça o caldo de carne (ou de legumes para um prato vegetariano).  Direto  na panela de pressão, coloque 1 fio de azeite e doure por  todos os lados um pedaço de carne (usei 350g de músculo). Quando a carne estiver dourada e o fundo da panela marrom, junte 1 cenoura ralada e 1 cebola picada em cubinhos pequenos. Então  deixe por 1 minuto até a cenoura e a cebola refogarem juntas. Em seguida cobra com água fervente, tampe a panela e deixe cozinhar por 1hora. Então espere o vapor sair, coe o caldo e reserve 750ml  na geladeira tampado até o dia seguinte.  Dúvidas quanto ao preparo do caldo? Veja aqui como fazer  sem erro.
  2. BERINJELA: No dia seguinte, lave e seque 1 berinjela grande, retire a ponta. Então, com ajuda de uma faca, corte em fatias de 1cm e corte as fatias em tiras de 1cm também. Depois corte as fatias na transversal formando cubos de 1cm (veja o vídeo).  Agora tempere os cubos com sal e pimenta do reino a gosto.
  3. A seguir, em fogo médio,  em uma frigideira larga,  coloque o quanto baste de azeite para fritar, espere até o azeite aquecer e junte os cubos de berinjela.
  4. Então deixe por 5 minutos, mexendo de vem em quando  até que a berinjela  doure por todos os lados. Assim que estiver pronta, retire a berinjela da frigideira e coloque em uma peneira para escorrer o excesso de azeite. Reserve.risoto de berinjela
  5. risoto de berinjela
  6. RISOTO: Em uma panela de fundo grosso e em fogo médio coloque 1 colher de sopa de azeite e 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.   Junte a  a cebola por 1 minuto, até ficar translúcida.
  7. Em seguida  junte 1 cenoura ralada e deixe refogar junto  com a cebola por mais um minutinho. Não deixe refogar por mais tempo, apenas um minutinho isso porque a cebola e a cenoura são doces e caramelizam, acabando por emprestar muito dulçor ao prato.
  8. Então coloque 1 xícara de chá de  arroz arbóreo, tempere com sal, refogue tudo junto por mais um minuto. Agora junte o caldo de carne aos poucos, cerca de 1 xícara de caldo por vez, mexendo o arroz a cada  adição de caldo.
  9. Deixe cozinhar por cerca de 12 a 13 minutos ou até que o arroz esteja cozido mas  ao mesmo tempo firme. (ainda oferecendo uma certa resistência ao dente)
  10. Desligue o fogo e finalize com 1 colher de sopa de manteiga gelada, 1 xícara de chá de parmesão ralado na hora e os cubos de berinjela fritos no azeite  (reservado).
  11. Misture bem tudo muito bem para incorporar os sabores e sirva a seguir com lascas de parmesão (opcional)

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como este Risoto de Berinjela,  pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

risoto de berinjela

Ah e  se você é fã de berinjela, não pode perder esta AQUI assada e recheada com carne moída.

risoto de berinjela

Obrigada e até a  próxima receita, Rosi Seligra

2 comments on “Risoto de berinjela, para lá de delicioso!

  1. Berinjela deve ser sempre salpicada com sal e colocada em um escorredor p sais o amargo. Lavar bem e aí pode ser usada. Este preparo tira o amargo. Importante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *