Tartar de Tomate com Arroz Negro

Please log in or register to like posts.
News
tartar de tomate

Tartar de Tomate com Arroz Negro é uma entrada leve e fresca. O sabor do arroz negro, amendoado combina muito com a acidez do  tartar de tomate.   Impressiona de tão  lindo e  além de saudável é a baba do quiabo de fazer.  Você só vai precisar de um aro para montagem, o resto é fazer o arroz e picar o tomate. Vamos ver como se  faz ?

tartar de tomate

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de chá de arroz negro cozido
  • 2 e ½ xícaras de água fervendo
  • 4 tomates cortado em cubos pequenos sem as sementes, brunoise
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de vinagre (usei  temperado com alecrim e alho da Castelo)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  •  raminhos de tomilho fresco
  • gotinhas de creme de vinagre balsâmico de framboesa da Castelo para decorar (opcional)

COMO FAZER TARTAR DE TOMATE COM ARROZ NEGRO:

  1. Em primeiro lugar cozinhamos o arroz. E para este prato a melhor maneira de cozinha-lo é apenas com água e sal .
  2. Então em uma panela coloque 2 e½ xícaras de água, deixe  em fogo alto até ferver.
  3. Em seguida junte 1 xícara de arroz, tempere com sal.
  4. Abaixe o fogo e semi tampe a panela. Deixe por 1h ou até a água secar. Reserve.
  5. Enquanto o arroz cozinha, aproveite para preparar o Tartar de Tomate.
  6. Corte em cubos bem pequenos o tomate sem a semente, mantendo a casca. Segundo o Chef a melhor maneira de cortar é primeiro corta-lo em 4 gomos.  Então cortar  em tiras e depois em cubinhos pequenos.  Se o seu tomate for muito ‘carnudo’, antes de corta-lo em tiras você ainda pode corta-lo ao meio formando 2 camadas. Como a gente faz com a cebola no corte brunoise,  aqui. 
  7. Logo depois coloque os cubinhos de tomate em um bowl e tempere-os com, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de vinagre, folhas de tomilho fresco , sal e pimenta do reino a gosto. Usei o vinagre temperado com alecrim e alho da Castelo, mas é opcional.
  8. Por fim,  no centro do  prato em que será servido,  coloque o aro. Então preencha o aro com metade de arroz negro (em temperatura ambiente), prensando com ajuda de uma colher. Complete o aro com  a outra metade de tartar de tomate. Deixe no aro até a hora de servir.
  9. Finalmente e apenas na hora de servir retire o aro. Então decore com raminho de tomilho fresco e  regue com azeite, sal pimenta do reino moídos na hora.
  10. Servi com  umas gotinhas de creme  de vinagre balsâmico com Framboesa da Castelo  (opcional)  para decorar, que além de dar um toque de chef trouxe um sabor especial 😉

tartar de tomate com arroz negro

tartar de tomate com arroz negro

Como você pode ver, Tartar de Tomate é  um vinagrete. A diferença fica por conta dos cubos, cortados  menores,  para ficar mais delicado. Aprendemos a receita  durante o  evento da Castelo,   nesta ultima segunda-feira, na Academia Gastronomica. Fomos convidadas, para o lançamento do talharim e massa de lasanha de palmito pupunha da marca.

aulashowcastelo

Durante  o evento, Fabby e eu tivemos a oportunidade de  experimentar o talharim e a lasanha. Bem prático é só abrir o vidro e colocar queijo com o  molho, já pronto da castelo).  Então  levar para gratinar. Além de leve é uma ótima opção low carb! Adorei a novidade.

lasanha de palmito pupunha

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI   Então vem a gente!

tartar de tomate

Obrigada e até a próxima receita Rosi Seligra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *