Nhoque de Mandioquinha

Please log in or register to like posts.
News
Nhoque de mandioquinha, amarelinho e bem delicado.  O que prevalece é a sutileza do sabor desta raiz, que empresta suas peculiaridades de cor e paladar.

A receita de hoje  é diferente, especial! As mandioquinhas depois de cozidas, vão para o forno  e emprestam o sabor  de assado ao nhoque.

O resultado?  Alucinante!  Bolotas macias de puro prazer.  Servido com  molho de sua preferência é um prato principal  maravilhoso.

Ir para cozinha, colocar a mão na massa e  preparar  um nhoque caseiro, ao contrario do que possa parecer, é simples! Descomplidado.   E pode ser uma das coisas mais gostosas de se  fazer.

O ingrediente principal é  cozido e assado. Depois amassado até a forma de purê, então agregamos  farinha até a obtenção da massa. O único segredinho é na hora do  ponto. É preciso usar os  ingredientes  na proporção correta, assim ele não fica nem muito úmido,  nem  muito compacto.  Excesso de farinha deixa o nhoque sem gosto e pesadão e a falta  dela, fará com que eles se desmanchem.

Uma coisa é certa, como tudo nesta vida, a prática é mais simples que a teoria e fazer nhoque caseiro é mais rápido do que pode parecer. Garanto,  é fácil. O mais importante é relaxar e aproveitar para se divertir durante o processo.

Bora lá? Se aventurar ? Com certeza você vai se apaixonar.

IMG_5790Para te incentivar vale lembrar que a mandioquinha é rica em cálcio e  ajuda a prevenir a osteoporose.

Também é diurética ajudando na eliminação da urina. Com valor energético inferior à batata é indicada para quem opta por uma alimentação menos calórica. 😉 he he

INGREDIENTES:

1 kilo de mandioquinhas ou batata baroa.
2 gemas
1 ovo
100g de parmesão ralado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) rasa de sal
pimenta branca e noz moscada a gosto

 

MODO DE PREPARO:

1.Em uma panela, coloque as mandioquinhas – batata baroa  por dez minutos.  Após ficarem macias escorra, tempere com sal, pimenta moída branca e noz moscada a gosto e leve ao forno preaquecido  180°C  por mais 10 minutos para assar.

2 Passe a mandioquinha ainda quente por um espremedor de batata. Para isso, corte as raízes ao meio e esprema uma mandioquinha por vez. Retire a casca do espremedor antes de amassar a próxima. Deixe a massa quente de mandioquinha repousar ainda aerada, sem mexer, para que evapore bastante de sua umidade. Deixe esfriar.

3.  Em um bowl, coloque as mandioquinhas  amassadas, as 2 gemas + 1 ovo inteiro, junto com 100g de queijo  parmesão ralado + o sal e por ultimo 1 xícara de  farinha de trigo.  Misture primeiro com uma colher depois com as mãos até formar uma massa. Cada mandioquinha tem uma quantidade de água, então 1 xícara de farinha de trigo é apenas uma indicação para você ter um parâmetro de quanto usar. A quantidade exata varia de nhoque para nhoque conforme a mandioquinha  usada.

Acrescente mais farinha somente se necessário for, lembrando que nhoque gostoso é feito com menor quantidade possível de farinha.  Portanto,  não exagere, é nhoque de mandioquinha, não de farinha, a farinha entra só para da uma ‘liga’.

A massa  fica grudando nas mãos, parecendo que precisa de mais farinha, não precisa.  Para manipularmos sem grudar, nós  vamos enfarinhar bem as mãos e a bancada trabalhando com ela untada na farinha de trigo.

4. Numa superfície seca e limpa, faça cilindros de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro polvilhe mais  farinha  sobre a superfície de trabalho, conforme modela os cilindros. Corte nhoques com até 2 cm de largura com a ponta de uma faca, espátula ou garfo.
4 Cozinhe os nhoques aos poucos em água salgada fervente e abundante. Conforme os nhoques subirem, retire-os da água quente e passe-os para uma bacia de água com gelo até que estejam frios. Depois, escorra bem.

Qualquer dúvida , na execução, vale dar uma espiada na receita do  Nhoque de batatas, que  tem fotos de todas as etapas e o preparo é bem parecido.

Sirva com Molho a Bolonhesa ou  Molho a bolonhesa de calabresa  ou ainda com Molho de Ragú de Costela ou  Molho Prático a Bolonhesa ou ainda um Molho ao Sugo com manjericão ou simplesmente Molho Express bem rapidinho

Bom apetite!

IMG_5789Espero que goste, Obrigada pela visita e um beijão para você, Rosi Seligra

Tempo de preparo 1 h 30 min

Rendimento 7 porções

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *