Ragù de Costela

Please log in or register to like posts.
News
Ragù de Costela

A costela é uma carne muito saborosa, tem mil e uma utilidade e pode ser feita de incontáveis maneiras que  fica sempre boa em todas elas.

É por exemplo,  muito apreciada no churrasco dos gaúchos,  fica divinamente espetacular como carne de hambúrguer, veja aqui  e incrivelmente especial no Ragú de Costela, este ensopado italiano maravilhoso de molho encorpado,  perfeito para os dias de inverno.

Ragù de Costela

Ragù é um cozido de carne, feito com tomates, típico da Itália.  Já o nome ‘ragout’ tem origem  francesa e quer dizer ‘guisado’.

A Itália possui muitas versões deste prato em diferentes regiões, todas notáveis. As mais conhecidas, a bolonhesa e a napolitana.

As variações, são sempre bem vidas e o ragú pode ser feito com carne de lagarto, veja receitinha aqui, contra filé, cupim, porco, rabada, coelho, cordeiro, e até frango e peixe. A diferença é só o tempo de cozimento que varia de acordo com o tipo de carne.

Page 37

É um prato muito apreciado, também aqui em São Paulo pela colônia dos Ítalos brasileiros.

É um tempero para massas, o dito molho da “mamma” perfeeeito sobre a macarronada de domingo,   servido com nhoque de batata quentinho… aí é covardia e não tem para ninguém.

De preparo simples é muito fácil de fazer, porém demorado leva no mínimo 6 horas até 12horas, até que ela solte do osso,  desmanche encorpe e intensifique sabor.

Como nossa cozinha é rápida e prática, o nosso Ragù fica pronto ‘pá pum’,  é feito na panela de pressão e nem por isso menos que delicioso.

INGREDIENTES:

  • 1 kilo de Costela c/ osso
  • 1 cenoura ralada
  •  1 xícara de alho poró
  • 200ml de vinho branco
  • 6 dentes de alho picados ou amassados
  • 1 cebola picada
  • 1 xícara de tomates pelados Italianos, lata ou
  • 1 xícara de base pomodoro, aqui.
  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de cheiro verde picado
  • 2 a 3  colheres de óleo ou azeite
  • 1 limão tahiti
  • sal e pimenta do reino a gosto

Page 5

COMO FAZER:

  1. Tempere a carne, com o suco de 1 limão, sal e pimenta do reino a gosto.
  2. Em uma panela de pressão, coloque 2-3 colheres de óleo ou azeite, espere aquecer e então adicione a costela em etapas, sem amontoar no fundo da panela.
    Page 7
  3. Deixe a carne fritar, não mexa para que não forme água, até ela dourar de um lado, então vire e doure do outro lado.
  4. A intenção além de dourar a carne é deixar um fundinho uma crosta dessa fritura na panela, ela é o ‘segredinho’ da receita e vai fazer  toda a diferença de sabor no prato. Page 8
  5. Acrescente então o alho, deixe dourar por 1 minuto, logo acrescente a cebola picada. Page 9
  6. refogue-os misturando e incorporando com o fundinho da carne na panela.  Por + 1 minuto ou até que elas fiquem translúcidas Page 11
  7. 1 xícara de alho poro picado e logo em seguida deglaceie com 1 copo de 200ml de vinho, mexendo com uma espátula de madeira, raspando a crosta de carne do fundo da panela. Deixe o vinho reduzir um pouco 2 minutos. Page 12
  8. acrescente 1 cenoura ralada e 1 xícara de tomates pelados Italianos ou 1 xícara de molho base pomodoro
  9. Page 13
  10. coloque 1 xícara de água e se você não tiver restrição ao sódio 1 cubinho de caldo de costela(opcional)
  11. então tampe a panela e em fogo bem baixo, após apitar deixe cozinhar por 1 hora.
  12. retire os pedaços de costela, retire e despreze os ossos (devem estar soltos na panela) Page 18
  13. com ajuda do garfo, desfie a carne. Ela se solta se desmancha sozinha … de tão maciavolte a carne a panela e deixe o caldo reduzir até o ponto de molho encorpado e grosso.
  14. Page 23
  15. E está feito o mais delicioso molho prático de Ragú de Costela da vida inteira Page 28
  16. Experimenta!

Incrivelmente saboroso,  pode ser servido sobre uma polenta cremosa ou então macarrão ‘al dente’, ou sobre nhoques macios de batata.

Page 39

  • Ragù de Costela

  • rendimento 4 porções
  • tempo de Preparo: 15 minutos
  • tempo de cozimento: 1 hora

Monta Encanta, arrasa no próximo almoço de domingo e me conta!

Beijo grande, Rosi Seligra

Salvar

Salvar

Salvar

13 comments on “Ragù de Costela

  1. Nem consigo Mas contar quantas vezes já fiz inclusive tá em andamento hj rs.Amamos não faço outra quando se trata de costela e claro sempre uma vez no mês.

  2. Fiz mais de uma vez a receita!! Uma delícia, sempre faz sucesso!
    Obrigada! Bjsss

    • Uhuuu Helena, feliz que fez de novo e é sucesso! Um beijão para você e obrigada por participar aqui conosco!

  3. O meu está na panela e o cheirinho está ótimo!

    • uhuuu delicia Ana, depois conta para gente se aprovou! espero que sim! obrigada pelo seu feed back e um beijão para você! 😉

  4. Ótimo ragú. Fiz com macarrão caseiro “pici” receita do Jamie Oliver. Como não encontrei alho poró, fiz sem, mas coloquei duas latas de tomate pelato, ficou excelente, até meu PAI gostou!
    Recomendo é muito fácil e prático, da pra fazer bastante e guardar no freezer em porções.
    Muito obrigado por compartilhar essa ótima receita!

    • Eu é que agradeço Juliano! feliz que aprovou e agradou seu pai também! Obrigada por participar aqui conosco e um beijão para você!

  5. Estou apaixonada pelas dicas de vocês, passo por aqui todos os dias.Muito obrigada pelas, receitas e aulas (eu também não sabia o que era deglacear).Um grande beijo a todos 😀

    • Olá Lulcineia, nós é que agradecemos seu carinho, tão gostoso de receber. Obrigada por nos visitar diariamente é uma alegria enorme, para nós poder compartilhar o nosso dia com você! 😉 venha sempre

  6. Alguma dica de como deglacear sem o vinho? Não consigo gostar do sabor do vinho nas carnes.

    • Olá Nimura, substitua o vinho por água na mesma quantidade. Espero que goste, depois conta para gente. Obrigada pela visita e um beijão para você. 😉

  7. Adoro vcs – receitas e dicas deliciosas e práticas para o dia a dia corrido de tds nós – queiram desculpar minha ignorância culinária mas, na receita do ragù de costela, o que é “deglaceie com 1 copo de 200ml de vinho”?

    • Olá Marlene, tudo bem? sabe aquela crostinha que fica no fundo da panela, quando fritamos a carne? deglacear é colocar um liquido para aproveitar aquela crostinha e aquele sabor incriiivel que fica! Obrigada pela visita pelo carinho e Um bjao p vc 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *