Ragu de Calabresa, molho saboroso!

Please log in or register to like posts.
News
ragu de calabresa
O molho de hoje é um ragu de calabresa dos Deuses!

Ragu de Calabresa feito com linguiça fresca alho e alguns tomates. Um molho, super saboroso, bem fácil de fazer, rápido mas encorpado,  espesso como um ragu pede para ser.

A carne da linguiça, sem a pele,  entra com os  temperos,   que vai para a panela até ficar bem  dourada, formar uma crosta no fundo da panela, então se junta  ao tomates e   o fogo  se encarrega de apurar aromas e sabores.

O nome Ragu, assim como a receita, deriva do guisado francês ragoûté um molho à base de carne, espesso, aromático e  longamente cozido. É verdade e acredite se quiser, que a mais italiana das receitas o Ragu, é francesa!  Na França o ragoût é servido como prato principal com batatas, já na Itália ele é acompanhamento da  massas, da polenta ou risoto.

ragu de calabresa

Pode ser feito com carne de cordeiro, bovina, suína ou   peixes,  crustáceos,   frutos do mar ou até  legumes.   Com tantas variações, a gente pode dizer  que ragu é  mais um modo de preparo do  que uma receita propriamente dita.

O molho deve ser  encorpado. A carne e o caldo devem estar incorporados, para  cair sobre a massa, sem ser rala, não pode lembrar um simples caldo, mas nem pensar em  ser sólida como um polpetone.

INGREDIENTES RAGÚ DE CALABRESA:

  • 1kilo de linguiça calabresa ou toscana fresca
  • 4 tomates grandes
  • 4 dentes de alhos
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem sementes
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de cebolinha fresca
  • pimenta do reino e sal à gosto

Page 5PRÉ PREPARO:

Corte 4 tomates grandes ou 5 pequenos em cubos pequenos e regulares com a pele e a semente. Se preferir retire pele e semente. Reserve

Page 3Com ajuda de uma tesoura ou faca, corte a pele da linguiça e retire a carne. Despreze a pele.

Page 7Aproveite para retirar e desprezar os pedaços maiores de linguiça, ficando só co a carne. Reserve.

Page 8Descasque 4 dentes de alhos e pique-os bem pequeninos ou então reserve-os para amassa-los no amassador de alho. Reserve.

Corte ao meio 1 pimenta dedo de moça fresca, retire as sementes e pique bem pequenina, quase desmanchando, metade da pimenta. Reserve.

Page 9

Adapte a quantidade  de pimenta, ao seu paladar, só não deixe de usa-la, ela faz a diferença e  neste prato é ingrediente indispensável!

  • MUITO FRACO: 1/3 de pimenta dedo de moça sem as sementes
  • FRACO: 1/2  pimenta dedo de moça sem as sementes
  • MÉDIO: 1 pimenta dedo de moça inteira sem as sementes
  • FORTE: 1 pimenta  dedo de moça inteira com as sementes

Page 8

COMO FAZER RAGÚ DE CALABRESA:

Em uma frigideira, coloque 1 colher de sopa de azeite e 4 dentes de alhos amassados e deixe por 1 minuto até alourar levemente.

ragu de calabresaJunte 1.2 pimenta dedo de moça picada e reservada. Deixe por 1-2 minutos e então junte a carne da linguiça.

 

ragu de calabresa Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Mas vá devagar com o sal e com a pimenta. A linguiça  já costuma ser salgada e apimentada. Melhor deixar para experimentar ao final do cozimento, eu por exemplo,  não senti necessidade de acrescentar nem mais sal,  nem mais pimenta.

Page 12Deixe em fogo alto até fritar bem e grudar no fundo da panela. Esse queimadinho é fundamental para dar sabor de defumado ao nosso ragú. Somente quando a carne secar, grudar no fundo e formar crostinha junte os tomates picados.

ragu de calabresahummm … nosso Ragù de Calabresa, já esta quase pronto.

Só deixar, destampado e em fogo médio, por 10 minutos e está pronto. Então desligue o fogo e com ele desligado, junte 1/2 xícara de cebolinha picada.

ragu de calabresaMolho Ragù de Calabresa, bem pá pum de fazer e muito  saboroso,  dos Deuses!

O Ragu normalmente acompanha uma massa, mas também cai casa lindamente  com polenta cremosa e  vai muito bem também com um belo  risoto. Hoje ele  acompanha uma Polentinha Cremosa, daqui al cielo de tão boa que fica!

É a nossa receitinha de amanha não perca, que não é qualquer polenta, é A “polenta cremosa”! 😉

ragu de calabresaObrigada pela companhia e até,  Rosi Seligra

  • Tempo de Pré Preparo: 10 minutos
  • Tempo de Cozimento: 15 minutos
  • Rendimento: 3-4 porções

 

Conhece nossas redes sociais, além do You Tube, Facebook, Instagram, Google + e Snapchat, também estamos no Pinterest e nossa página por lá é toda dividida em categorias.

Se passar o mousse sobre a foto, no canto esquerdo acima de cada uma delas, você pina e salva, organizando uma  pasta com suas receitas preferidas! O que   facilita e muito, a  busca na hora de ir para cozinha.

Pin it! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *