Ragu de Lagarto repleto de sabor.

Please log in or register to like posts.
News
Ragu de  Lagarto pá pum de fazer!

Rapidinho a gente monta um Ragu de Lagarto  dos Deuses, com carne de lagarto já cozida. A  sugestão para  hoje, é prática, veio para facilitar a nossa vida na cozinha, sem abrir mão da qualidade, muito menos do sabor.

O termo Ragu  é Francês – vem de ragoût, que pode ser traduzido como ensopado, mas é na Itália que o ragu é considerado um dos molhos mais nobres.

Tradicionalmente  preparado com carne, vinho e extrato de tomate.   Pode ser feito com qualquer tipo de carne, de preferência bem picadinha na ponta da faca. O preparo exige paciência uma vez que o cozimento leva horas, algo entre 2 horas até 10 horas.Você poderá seguir o passo a passo aqui e montar com qualquer outra sobra de carne.  Sobras de Churrasco assado, sobras de frango, linguiça, picadinho e até peixe, qualquer sobra de carne mesmo!

Espia só que gostosura, feito com tomates frescos ….  É para montar e encantar qualquer mortal

INGREDIENTES RAGU DE LAGARTO:

  • 800 g de carne já cozida ou assada. lagarto já cozido
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 5 dentes de alhos descascados e picados ou amassados
  • 600 ml de caldo de legumes
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1 colher de sopa rasa de flor-de-sal
  • 1 talo médio de salsão picado em cubos pequenos e regulares
  • 1kilo  de tomates pelados
  • 1 cenoura grande  picada em cubos pequenos e regulares

Page 2
ACOMPANHAMENTO:

COMO FAZER RAGU DE LAGARTO:

Em uma tábua, corte a peça do lagarto em fatias de cerca de 2 cm. Feito isso, desfie cada fatia de lagarto da seguinte maneira: Com o auxílio de dois garfos, um de costas para o outro, vá puxando a carne do centro para as extremidades da fatia até que ela esteja totalmente desfiada e reserve. Se a carne estiver mais firme e oferecer muita resistência para desfiar, corte-a pedaços bem pequenos na ponta da faca, como se fazia antigamente.

Em seguida, pique:

  • 5 dentes de alhos descascados e picados ou amassado
  • 1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.
  • 1 talo médio de salsão picado em cubos pequenos e regulares e
  • 1 cenoura grande  picada em cubos pequenos e regulares.  Reserve.

Page 3

Em uma panela média, em fogo médio, aqueça 5 colheres de sopa de  azeite por 30 segundos e acrescente 5 dentes de alhos descascados e picados ou amassados,  deixe alourar por 1-2 minutos e então junte  1 cebola cortada em cubos regulares e uniformes, brunoise.

Page 5Mexa bem e deixe refogar por cerca de 2 minutos ou até a cebola estar bem transparente e o alho começando a dourar. Quando isso acontecer, acrescente 1 talo de  salsão cortado em cubos bem pequenos, mexa e deixe refogar por cerca de 1 minuto. Em seguida, adicione 1 cenoura grande cortada em cubos pequenos, misture bem e refogue por cerca de mais 2 minutos.

Page 6Então, junte o lagarto desfiado, tempere com 1 colher de sopa de  flor de sal 0 ou sal refinado e mexa bem.

Page 7Deixe a carne refogar por cerca de 5 minutos para que todos os sabores se incorporem e ela adquira cor e forme uma crostinha no fundo da panela, deixando a carne dourada.

Page 8

RAGU DE LAGARTO

Em um bowl ou vasilha grande, coloque o tomate pelado e amasse-o delicadamente com o auxílio de um garfo até que você consiga obter bastante suco.

Em seguida, acrescente o tomate pelado amassado entre os dedos e o caldo de legumes ao refogado com a carne, mexa bem.

Page 9Tampe, abaixe o fogo para mínimo e deixe continuar cozinhando em fogo baixo, até o molho apurar, isto é, estar mais concentrado, o que levará cerca de 45 minutos a 1hora.

Após adicionar o tomate pelado ao refogado, aproveite para provar e acertar o tempero com mais  flor de sal, caso ache necessário.

Page 10E o Ragu de Lagarto, está prontinho para servir!

Page 16Sirva acompanhado do Nhoque de Batata Doce, que é uma Delicia!

Em um refratário que vá ao forno e à mesa, coloque uma camada de ragù, sobre ela uma camada de nhoque

Page 20

Cubra com mais Ragu

Salpique o queijo parmeggiano reggiano ralado e leve ao forno para gratinar por aproximadamente 10 minutos, ou até que o queijo esteja bem derretido e…mangia che te fa bene!

Ragù de Lagarto com Nhoque de Batata Doce, experimeta!

Page 23Obrigada pela companhia e até a próxima, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 30 minutos
  • Tempo de Cozimento: 45min a 1h
  • Rendimento: 6-8 porções

 

 

 

 

2 comments on “Ragu de Lagarto repleto de sabor.

  1. Minha avó fazia, mas levava 6 a 8 horas pra ficar pronto. Tomates pelados e sem semente. Fogo ultra baixo. Às vezes ela fazia com frango, ou linguiça fresca sem pele, e uma vez ela fez com bacalhau dessalgado. Geralmente ela fazia de um dia para o outro, para “assentar” o sabor. Esse, bem mais prático e rápido, me encantou!

    • humm deu para sentir o cheiro Jane do Ragu da sua avó, água na boca … Feliz que gostou desta versão rapidinha! Obrigada por participar e um beijão para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *