Tomate Pelado

Please log in or register to like posts.
News
A verdade é que cozinhar em casa é muito mais fácil do que parece ser.

A cozinha pode ser prática, rápida e descomplicada, sem deixar de ser gostosa.

Alguns hábitos facilitam muito o trabalho na hora de cozinhar e deixar os tomates já pelados prontos para o consumo é um dessas práticas que deixam a nossa cozinha ainda mais simples de ser.  Além de mais econômica, uma vez que podemos aproveitar a safra dos tomates, quando eles tem preço baixo, para fazer nossos tomates pelados.  😉

Page 11O interessante é usar tomates orgânicos, uma vez que o tomate é uma das frutas com mais resíduos agrotóxicos, você além de se livrar dos conservantes de quebra já se livra dos agrotóxicos.

Bom para saúde!

Page 22Para fazer os tomates pelados,  além dos tomates, você só vai precisar de 10minutos, uma faca, água fervendo e água bem gelada.

tomate-pelado11INGREDIENTES:

  • 1 kilo de tomate italiano
  • 1 faca
  • 1 litro de água fervente
  • 1 litro de água bem gelada

Page 1COMO FAZER:

Coloque uma panela, em fogo alto,  água para ferver. Enquanto isso, enquanto a água ferve …

Lave os tomates  e faça um corte em formato de cruz, na base de cada um, não muito profundo, o suficiente apenas para cortar a pele do tomate, sem cortar a polpa.

Page 2Quando a água estiver fervendo, coloque os tomates dentro  e escalde-os  nessa água cozinhando-os, depois que começou a ferver  por 2-3 minutos.

Page 3Desligue o fogo

Page 4

Retire os tomates da água fervendo, use um escorredor de macarrão para escorrer-los e transfira-os para uma vasilha com água gelada e com  cubos de gelo. Deixe os tomates na água fria por aproximadamente 2-3 minutos.

É esse choque térmico, do quente para o gelada que faz soltar a pele do tomate

Page 5Escorra-os novamente no escorredor.

MODO 1:

Com os dedos, retire  a casca de cada um dos tomates, puxando pelo  corte em cruz.

Page 6A pele sai fácil fácil.

Faça isso com todos os tomates.

Page 7

RESULTADO:Tomates pelados com a polpa inteira,  prontinho para ser guardado, bem tampado  na geladeira ou congelados no freezer.

MODO 2:

Após escorre-los da água gelada, sobre um bowl,  coloque o tomate na palma da mão e com o dedo aperte o tomate amassando-o entre os dedos. .

Page 8

Aperte e quando você abrir a sua mão, a pele deve estará no centro da mão e a polpa dentro do bowl.
O único inconveniente é que com este método as sementes ficam no molho.

Page 10RESULTADO:Tomates pelados com a polpa já amassada,  com sementes e prontinho para ser guardado tampado  na geladeira ou congelados no freezer.

MODO 3:

para obter a polpa SEM SEMENTES:  Depois de escorre-lo da água gelada e retirar a pele ( Modo 1),  abra os tomates ao meio,  e com os dedos  e retire as sementes.

Page 12Ficando apenas com a polpa amassada sem a pele e sem a semente,  pronta para uso no molho.

Page 20Quer dizer, mais ou menos sem sementes, retire apenas  o máximo de semente que você conseguir.

Page 21RESULTADO: Tomates pelados com a polpa já amassada e sem  sementes,  prontinho para ser guardado tampado  na geladeira ou congelados no freezer.

Page 26Tomate Pelado, tampado na geladeira dura bem até 1 semana.  No freezer por 3 meses.

Escolha, seu modo de preparar a polpa 1.2 ou 3 e aí  é só tampar e  guardar, para ter sempre  tomates pelados, frescos, sem conservantes e sem agrotóxicos, por um preço muito mais em conta.

A polpa do tomate pelado in natura, tem infinitas utilizações na cozinha e tê-la à mão e à disposição, torna nossa cozinha prática e funcional. sem perder qualidade e sabor.

Page 25

Você sabia, que a pele e as sementes é que dão a cor vermelha ao molho?

Se, na hora de preparar seu molho de tomate, para o  macarrão,  você fizer só com a polpa, vai ter um molho bem clarinho, pouco vermelho.

Já se aproveitar a pele e as sementes liquidificando-as no mixer ou no liquidificador. O seu molho vai ficar com aquela corzinha bem vermelha, típica dos molhos italianos.

É ao gosto do freguês, mais clarinho ou mais vermelinho, você decide!

Page 27Para dar aquela cor vermelha ao molho, acrescente 1 colher de sobremesa rasa  de maisena e liquidifique com a pele retirada e as sementes que sobraram dos nossos tomates pelados.  Tampe e congele também

E na hora ‘h’ de preparar o seu molho de tomate. Você pode acrescentar este preparado, que vai encorpar e dar o tom ao molho de tomate.

Page 28Monta Encanta, com Tomati Pelati –  Tomate Pelado natural na sua cozinha!

Depois conta para gente se a família aprovou!

Page 24Obrigada pela companhia, até a próxima receitinha Rosi Seligra

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 2-3 minutos

Rendimento: 1 kilo de tomate pelado

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *