Risoto de Brie com cerejas frescas

Please log in or register to like posts.
News
risoto de brie

Risoto de Brie com cerejas frescas, é um risoto bem cremoso. A cereja traz leveza, sofisticação e faz a festa no prato que é facílimo de fazer, basta dourar uma cebola em cubos pequenos na manteiga até ela começar a dourar então juntar o arroz arbóreo, junto com um ramo de tomilho inteiro. Aos poucos colocar o caldo de legumes caseiro. Por fim cerejas frescas picadas com queijo brie em pedaços. O brie desmancha e empresta uma cremosidade impar ao arroz.

Aliás fim de ano é a temporada de 🍒 cereja! Nada representa tão bem o natal e o ano novo. E eu adoro! Deliciosas, elas tem inúmeros benefícios para nossa saúde, explicou a Chef Pat Feldman durante a Cooking Class de hoje, na Valcucine Brasil, aqui em São Paulo a convite da ASOEX, Associação de Exportadores de Frutas do Chile.   O  menu da Chef é inspirador:

  • ENTRADA:  Toast de Cereja com coalhada caseira e  alecrim, aqui
  • PRATO PRINCIPAL: Risoto de Brie c/ Cereja esta receita.
  • SOBREMESA: Pavlova no copinho, com compota caseira de cereja fresca, aqui

risoto de brie

INGREDIENTES RISOTO DE BRIE:
  • 1 xícara de chá de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro, aqui
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola média cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • ½ xícara de chá de vinho branco seco
  • 1 ramo de tomilho limão
  • 1 xícara de chá de cerejas frescas sem sementes e cortadas ao meio
  • ½ xícara de chá de queijo Brie cortado em pedaços pequenos

dica:

  • Caso prefira, você poderá substituir a cereja por outra fruta de sua preferência, como uva, pêssego, morango e damasco.
  • Também dá para variar o queijo Brie, trocando por outro tipo como gorgonzola, prato, muzarela, parmesão ou gruyère.

MISE EM PLACE:
Mise em Place –Sempre e em primeiro lugar, separe os ingredientes da  receita. É o famoso ‘mise em place -pronuncia-se “miz an plas”, isso ajuda muito o trabalho, além de garantir o sucesso da receita.

  1. Comece cortando uma cebola média em cubos pequenos, brunoise
  2. Nessa hora aproveite e já retire as sementes das cerejas e corte-a em 4 partes. Caso prefira, use o “retirador de caroço de azeitona” para ajudar nessa hora. Reserve.
  3. Corte também 1 xícara de chá de queijo Brie em pedaços pequenos.caldo de legumes caseiro para ferver.
  4. Enquanto isso … enquanto o caldo ferve…

risoto de brie

COMO FAZER RISOTO DE BRIE COM CEREJA FRESCA:

  1. Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque 1 colher de sopa de manteiga junto coloque 1 cebola média cortada em cubos pequenos, brunoise. 
  2. Coloque 1 ramo de tomilho inteiro e então refogue junto cebola na manteiga até que ela comece a dourar.
  3. Em seguida coloque 1 xícara de arroz arbóreo e deixe refogar por 3 minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura.
  4. Em seguida coloque ½ xícara de chá de vinho branco e seco e mexa bem até que comece a secar. Deixe até que o álcool evapore completamente, e o arroz seque novamente, e comece a querer grudar no fundo da panela.
  5. Então adicione 3 xícaras de chá do caldo de legumes, aqui, aos poucos 1 xícara de cada vez, a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.
  6. Mexa com a espátula, do centro da panela para fora. E regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe sempre lentamente. Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência. Mas não é preciso tanto, mexendo algumas vezes você garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.risoto de brie com cerejas fresca
  7. risoto de brie com cerejas frescas
  8. Proporção entre água e arroz: para cada 1 xícara de arroz de risoto use 3 xícaras de caldo. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo. O grão deve estar ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.
  9. Quando o risoto estiver quase pronto, retire o ramo de tomilho, despreze-o.
  10. Então cerca de 1 a 2 minutos antes de desligar, junte 1 xícara de cerejas sem caroço e cortadas ao meio e ½ xícara de chá de queijo Brie cortada em cubos pequenos. Misture. Desligue o fogo.
  11. Por fim acrescente 1 colher de sopa de manteiga. risoto de brie
  12. Experimente, se necessário for acrescente mais sal.
  13. Sirva em um bowl individual, já empratado e decore com galho de tomilho e  raminhos de orégano ou outra ervas frescas de sua preferência!  Bom Apetite!

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI    Então vem a gente!

risoto de brie

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *