Risoto do Vazio com queijo coalho e legumes! - Monta Encanta

Risoto do Vazio com queijo coalho e legumes!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video

Risoto do Vazio é um risoto de legumes (cenoura e abobrinha),  al dente e cremoso ao mesmo tempo.  Acompanha suculentos cubos  de bife do vazio e quadradinhos de queijo coalho tostado e queijo parmesão ralado. Um sow de sabor!

Prático de fazer ele não precisa de caldo pré pronto, uma vez que o caldo é feito junto e ao mesmo tempo que o risoto. Tudo isso sem perder qualidade, nem tampouco sabor.  A abobrinha é propositadamente cortada do mesmo tamanho que a cenoura, como ela cozinha antes acaba desmanchando um pouco e acrescentando cremosidade ao prato.

O bife do vazio, para quem ainda não conhece é uma carne entre a costela e a fraldinha, muito saborosa e com bom preço. Comprei na Swift,  paguei o pacote com 900g R$16,90. ( ah, não é merchan não, é dica mesmo!)

risoto do vazio

Receita  especial para  você que  nos companha  pelo STORIES no INSTAGRAM,  viu a execução em tempo real,  ficou com  água na boca e pediu a receita por aqui também.  Se você perdeu  é só apertar o PLAY. Só peço desculpa pela qualidade,  já que foi filmado do celular! 😉 Espero que aproveite também!

INGREDIENTES RISOTO DO VAZIO:
  • ¾ de  xícara de chá de arroz arbório
  • 1 abobrinha média cortada em cubos pequenos
  • 1 cenoura média cortada em cubos pequenos
  • 250g de bife do vazio cortado em cubos e temperado com sal pimenta do reino e fio de azeite
  • 250g de queijo coalho cortado em cubos ( ou
  • 1 cebola média cortada julienne ou em  cubos pequenos,  brunoise  (como preferir)
  • 2 a 3 colheres de sopa de alho poro picado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa  de azeite
  • 100ml de  vinho branco e seco ou cerveja (opcional)
  • 2 e ½  xícaras de chá de água fervente
  • sal a gosto
  • ½  dedo de moça bem picada e sem a semente
  • 2 colheres de sopa bem cheinhas de queijo parmesão ralado na hora
  • 1 colher de sopa de cebolinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de manteiga

dica:

  • Cortei a cebola julienne  simplesmente  porque gosto dela pedaçuda. Mas sinta-se a vontade para cortar em cubos pequenos, brunoise ou até ralar se for o caso.
  • Caso prefira, você  poderá substituir a carne do vazio  por outra  de sua preferência, como fraldinha, filé mignon, maminha, calabresa, contra filé, bananinha…   Ou simplesmente não colocar  carne e  como resultado obter um risoto vegetariano dos Deuses.
  • Também dá para variar os legumes, trocando por outro de sua preferência como abóbora ou mandioquinha. 
  • O  queijo coalho também pode ser trocado por muzarela, prato, gorgonzola, gruyere … ou outro.
COMO PREPARAR O  MISE EM PLACE PARA FAZER O  RISOTO DO VAZIO:
  1. Mise em Place –Sempre e em primeiro lugar,  antes de preparar um prato na cozinha, leia antes os ingredientes e certifique-se de que você possui todos  e já os separe para serem usados em sua receita. É o famoso ‘mise em place -pronuncia-se “miz an plas”, isso ajuda  muito o trabalho, além de garantir o sucesso da receita.
  2. Comece cortando uma cebola média  em julienne ou em  cubos pequenos,  brunoise  (como preferir).  Nessa hora aproveite e já  corte 1 cenoura em cubos pequenos e  1 abobrinha média em cubos pequenos. Reserve.
  3. Igualmente corte 250g de bife do vazio (ou outra carne de sua preferência)  em cubos pequenos/médios e tempere com 1 fio de azeite sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
  4. Corte também 200g de queijo coalho em cubos. Reserve.
  5. Então coloque  um pouco mais de  3 xícaras de água  para ferver.
  6. Enquanto isso … enquanto a água ferve…

COMO FAZER RISOTO DO VAZIO:

  1. Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque  1 colher de sopa de azeite e 1 colher de sopa de manteiga junto coloque 1 cebola média cortada julienne ou em  cubos pequenos,  brunoise  (como preferir) e 2 a 3 colheres de sopa de alho poro picado, deixe refogar até ficar translúcida, por 2 minutos em fogo médio alto.
  2. Em seguida coloque   ¾ de xícara de arroz arbóreo e deixe refogar por 2 minutos ou até que todos os grãos estejam envoltos na gordura.
  3. Então junte 1 abobrinha média cortada em cubos pequenos e 1 cenoura média cortada em cubos pequenos também . Tempere com sal e misture. Deixe refogar por 2 minutos.
  4. O lado prático desta receita  é que não precisamos de caldo de legumes, uma vez que  o caldo é  feito junto e ao mesmo tempo que o risoto  😉 Bem mais prático e nem por isso com menos sabor!
  5. Em seguida coloque 100ml de  vinho branco e seco (ou cerveja branca) e  em temperatura ambiente.
  6. Então misture com a  espátula,  aliás mexa sempre e  por qualquer motivo. Isso porque, ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa.
  7. Deixe até que o álcool  evapore completamente, e o arroz seque novamente, e comece a querer grudar no fundo da panela.
  8. Então coloque as 2 e ½ xícaras de água, aos poucos,  1 xícara de cada vez,  a medida que o arroz for secando, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.
  9. Mexa com a espátula, do centro da panela para fora. E regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe sempre  lentamente. Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência.  Mas não é preciso tanto, mexendo algumas vezes você garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
    risoto do vazio
  10. risoto do vazio
  11. Proporção entre água e arroz:  para cada 1 xícara de arroz de  risoto use  3 xícaras de água. O cozimento do arroz se dá cerca de 12-15 minutos, após colocar a primeira xícara de água. O grão deve estar  ‘al dente’, cozido porém deve oferecer resistência ao dente.
  12. Enquanto isso, enquanto o arroz cozinha, aproveitamos para grelhar o bife do vazio e o queijo coalho.
  13. Aqueça em fogo alto uma chapa ou frigideira coloque a carne  e não  mexa  a fim de que não forme água. Deixe a carne selar por todos os lado. Ela deve ficar selada por fora e mal passada por dentro, isso porque ela vai terminar o cozimento com o calor do risoto. Dessa maneira a carne não resseca e garantimos a  suculência.  (veja o vídeo)
  14. Após grelhar Reserve.
  15. Logo depois, coloque o queijo coalho,  em fogo alto e  na mesma chapa. Aliás não é preciso lavar a chapa para grelhar o coalho,  pelo contrário, a intenção é aproveitar o suco e o sabor da carne que ficou na grelha e transferi-la para o queijo coalho.  Salteie a chapa a fim de que o queijo toste por todos os lados. (veja o video) Reserve
  16. Quando o risoto estiver quase pronto, cerca de 1-2 minutos antes de desligar, junte o bife do vazio, o queijo coalho grelhados .
  17. Após desligar o fogo acrescente  1 colher de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de  quejio parmesão ralado na hora.
  18. Por fim, na hora de servir coloque 2 colheres de sopa de  cebolinha fresca  picada e misture até incorporar
  19. Experimente, se necessário for acrescente mais sal.
  20. Sirva a seguir.

Bom Apetite!

risoto do vazio

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta pelo INSTA,  AQUI    Então vem a gente

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *