Risoto de brócolis. Receita Vegetariana.

Please log in or register to like posts.
News

Se você está em busca de uma receita sofisticada, vai adorar a  sugestão de hoje! A combinação da cremosidade do Risoto de brócolis com o crocante das castanhas do para ficou pra lá de MARA, ficou deliciosa,   super saudável. Receita Vegetariana que tanto pode ser servido como prato principal ou com um acompanhamento.

Eu amo risoto. Mas acho que não sou a única a apreciar, quase todo mundo ama um risoto bem feito. A deliciosa cremosidade do arroz,  ao mesmo tempo  que o grão é firme ‘al dente’.
Muitas vezes ressaltei a importância do ponto certo do grão que é firme, arroz cozido demais é arroz mole que passou do ponto e perdeu sua textura,  alterando, inclusive  o sabor.
Mas ao mesmo tempo o grão não pode ser cru, muito duro.  Muitos chefes e culinaristas não gostam de associar ‘al dente’ ao grão, afirmam que ele só se aplica ao glúten. E é verdade!

Mas para facilitar a comunicação, a melhor maneira, que eu encontro  de ressaltar que o arroz deve ser cremoso, porém com grãos firmes é ‘al dente’, ou seja sem ser cru,  nem cozido demais. No ponto. No ponto certo da gostosura.  E este é o principal segredo de um belo risoto.

Page 23

O outro segredinho, que não é segredo para ninguém é um caldo bem feito, caseiro de preferência, para deixar seu risoto ainda  mais gostoso. Mas não é preciso ter o caldo pronto, aquela trabalheira toda antes. É  possível prepara-lo  junto e ao mesmo tempo em que preparamos o arroz. Como é o caso do nosso risoto de hoje e de inúmeros outros que executamos aqui no Monta.

Junto com a cebola refogamos, cenoura e salsão ou alho poró e no cozimento do próprio arroz obtemos um caldo de legumes caseiro, super saboroso e bem prático.

Page 14Agregado ao creme de brócolis e ao crocante das castanhas do pará … hummm

Risoto dos Deuses e pá pum de fazer.

Page 26

INGREDIENTES:

  • 300grs de brócolis congelado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 dentes de alho descascado
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise
  • 1/2 xícara de cenoura ralada
  • 1 xícara de alho poro
  • 100ml de vinho branco e seco
  • 100g de parmesão ralado grosso
  • 50g de castanha do para cortada grosseiramente
  • 1 colher de sopa de manteiga

Page 2Mise em Place – Sempre antes de preparar qualquer prato na cozinha, o ideal é ler antes os ingredientes e certificar-se  de que você possui todos  e já  separa-los para serem usados na  receita. É o famoso ‘mise em place -pronuncia-se “miz an plas”, isso ajuda  muito o trabalho, além de garantir o sucesso do  prato.

PRÉ PREPARO: Corte 1 cebola em cubos uniformes e regulares, brunoise. Descasque 2-3 dentes de alhos. Rale a/2 cenoura no ralador fino e corte 1 alho poro. Reserve.

Page 1Rale 100g de queijo parmesão. Reserve

Pique grosseiramente  50g de castanha do para. Reserve.

IMG_7807

COMO FAZER:

Em uma wok, ou frigideira, fogo médio. Coloque a colher de sopa de azeite, amasse 2-3 dentes de alho descascado.  Deixe o alho alourar por 1-2 minutos, então junte o brócolis congelado  ou fresco. Page 3Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe refogar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue o fogo e reserve.

Page 4Enquanto isso, enquanto o brócolis refoga e pega sabor, preparamos o arroz.

Coloque um pouco mais de  3 xícaras de água para ferver.

Enquanto isso … enquanto a água ferve.

Em uma panela de fundo grosso, fogo médio, coloque  uma colher de manteiga e  refogue 1 cebola picada em cubos regulares e pequenos,   por 1-2 minutos, até  ficar translúcida. Coloque 1/2 xícara de  cenoura ralada + 1/2 xícara de  alho poro picado. Misture e deixe por 1-2 minutos.

Page 5

Junte 1 xícara de arroz arbóreo, misture, deixe refogar por 1 minuto, até que todos os grãos estejam envoltos na gordura, então  coloque  100ml de  vinho branco e seco, misture.  Mexa, misturando, aliás mexa sempre por qualquer motivo. ao mexer o amido desprende do arroz e dá ao risoto uma consistência cremosa, como dizem os italianos ‘all’ onda’: cremosa, ainda com caldo mas jamais fluida como uma sopa. Deixe até que o álcool do vinho evapore, cerca de 3-4 minutos.

Page 6

Então coloque as 3 xícaras de água, aos poucos,   a medida que o arroz for secando.

Coloque cerca de 1 xícara de cada vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido.

Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente.

Os cozinheiros italianos literalmente não se afastam da panela enquanto o risoto está sendo feito, mexendo sempre no começo e depois enquanto cozinha com menos frequência.  Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.

A proporção entre água e arroz,  será sempre  de:  para cada 1 xícara de arroz de  risoto, 3 xícaras de caldo.

Page 7Enquanto o arroz cozinha, aproveite para centrifugar o brócolis, com ajuda de um mixer, ou liquidificador ou processador de alimentos, ou ainda pique-o bem picadinho com ajuda de uma faca. Reserve 3-4 brócolis inteiros, sem centrifugar,  para decorar os pratos depois de pronto.

Depois de bem processado, misture-o com o arroz já quase pronto, quase al dente.

Page 8Misture, deixe por mais 1 minuto, até incorporar bem os sabores.

Desligue o fogo,  acrescente 100g de parmesão ralado grosso, 1 colher de manteiga. Misture e sirva a seguir.

Page 9Sirva com castanhas trituradas e mais um pouco de parmesão ralado a gosto.

Page 18Bom Apetite!

Cópia de risoto-de-brocolis11Obrigada pela companhia, Rosi Seligra

  • Tempo de Preparo: 20 minutos
  • Tempo de Cozimento: 10-15minutos
  • Rendimento: 2-3 porções

Conhece nosso canal no You Tube? Filme inédito toda semana. Se inscreve, aqui! É bem rapidinho e você vai ter acesso aos novos filmes.

Sua participação em nossas redes sociais é muito importante para o nosso trabalho! 😉 Obrigada

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *