Quiche Lorraine com casca de Abóbora, tem uma massa inusitada, leva tomate em pó e purê de batata desidratado, muito diferente e para lá de deliciosa. O recheio aproveita as cascas da abóbora e não joga nadica de nada fora, tem bacon, queijo gruyère e Molho Bechamel pronto também desidratado, e maionese o que dá um toque a mais de sabor.
Super diferente, bem criativo e incrivelmente saboroso. A receita é do Chef da Unilever, aprendi mês passado durante um workshop divulgação, do Concurso melhores Quilos do Brasil.
A quarta edição do Concurso, promovido pela Unilever Food Solutions, eacontece agora entre os dias 18 até dia 20 de maio. O concurso elege os melhores pratos de restaurante por quilo de 14 cidades brasileiras. Este ano, a premiação terá como destaque, uma causa nobre que vale a pena ser compartilhada!
A Unilever fez uma linda parceria com a ONG Banco de Alimentos. E durante o concurso, seu voto será convertido em 100g de alimento doados para a ONG, corre lá que ainda dá tempo de participar!
Para participar, basta votar!
Mas Rosi, como faço para VOTAR?
A eleição dos melhores pratos de restaurante por quilo é feita por VOTO POPULAR.
Para participar basta enviar um SMS para 28908 com o código do prato escolhido. Então o cliente receberá uma mensagem com a pergunta: “Qual a sua nota?” A resposta será de 0 a 5 para que o voto seja contabilizado.
Você também poderá votar pelo www. melhoresquilosdobrasil.com.br
Vale ressaltar que cada voto representa 100g de alimento doado e independente da nota atribuída ao prato, todo voto vai gerar doação de alimentos!
INGREDIENTES:
MASSA:
- 50g de tomate desidratado knorr
- 150g de Purê knorr
- 100g de Farinha de Trigo Integral ou Normal
- 125g de manteiga
- 2 ovos
RECHEIO:
- 100g de maionese Hellman’s
- 30g Molho Branco Bechamel Knorr pronto
- 300ml de Leite
- 3 ovos inteiros batidos
- 50g de bacon
- 150g de casca de abóbora
- 2 dentes de alho descascado e amassados
- 1 cebola média picada cubos pequenos e regulares, brunoise
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de manteiga
- sal e pimenta do reino a gosto
- 100g de queijo Gruyère ralado
Você conhece? Nesta receita nós vamos usa-lo em pó desidratado para agregar textura e sabor a massa do quiche. Mas vale a apresentação deste molho que tem um preparo super prático, basta misturar os tomates desidratados e em pó, na água fervente e mexer por 1 minuto e está pronto um molho delicioso.
Experimente e já aprovei e recomendo. Não é merchan. Não estamos ganhando para fazer propaganda, ganhamos 1 pacote do molho e como a dica é boa, vale a pena ser compartilhada com você!
O sabor é incrível bem saboroso, a textura encorpada como a de tomate, inacreditável, a acidez na medida bem equilibrada e com ótimo rendimento, acredita que este pacote que contém 750g, rende mais de 6,7kilos de molho de tomate 😉 wow, isso mesmo! mais que 2 latas grandes de 3.1k cada. Bacana né?
É bem gostoso mesmo, e o mais interessante é que dá para agregar e criar, inúmeras outras receitas, ex: massa de nhoque, massa de pão, massa de torta, como nossa receita de hoje.
MASSA:
Em um bowl, misture 50g de tomate desidratado knorr, 150g de purê knorr e 50g de farinha de trigo integral ou normal.
Acrescente as 125g de manteiga, misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida.
Acrescente os 2 ovos inteiros e trabalhe a massa até dar o ponto. Como há diferença de farinha para farinha, se necessário for acrescente mais farinha até obter uma massa. Leve a forma de 24 cm com fundo removível. Deixe descansar enquanto você prepara o recheio
Aproveite as cascas da abóbora. Pique cerca de 150g de cascas de abóbora corte brunoise ou julienne, ao gosto do freguês. Reserve.
Em uma frigideira média, coloque 1 colher de azeite e 1 colher de manteiga, refogue 2 dentes de alho descascado e amassado por 1-2 minutos até alourar levemente, junte 1 cebola média picada cubos pequenos e regulares, brunoise e deixe por mais 1-2 minutos até ficar translúcida. Então acrescente as cascas da abóbora, diminua a chama do fogo para mínimo, tampe e deixe refogar até que a abóbora esteja cozida e macia, cerca de 5 minutos.
Enquanto isso … enquanto a massa descansa e a abóbora refoga.
Aqueça o forno a 175 graus.
Em uma frigideira grande, 1 fio de azeite refogue as 100g de bacon por 5 minutos, até dourar. Junte então a abóbora refogada e cozida. Deixe fritar juntas para agregar os sabores por mais 3 minutos. Desligue o fogo e reserve.
Prepare o molho Bechamel Knorr pronto
Em uma panela, fogo médio, aqueça 300 ml de leite, antes de ferver, quando ele começar a forma bolinhas, retire a panela do fogo e junte 30g de Molho Bechamel Knorr, mexa com a ajuda do fouet, misturando bem, para que não empelote. Volte a panela ao fogo, por mais 1 minuto mexendo sempre. Assim que encorpar está pronto! Reserve.
Em um bowl, coloque os 3 ovos inteiros, bata e reserve.
Em outro bowl, coloque 100g de maionese Hellman’s, Molho Bechamel reservado e os 3 ovos batidos. Misture com o fouet.
Acrescente 100g de queijo gruyère ralado grosso. E junte este creme ao refogado da abóbora com bacon. Não é necessários esperar esfriar o refogado para mistura-lo ao creme.
Olha elaaa, a Camila do Sal de Flor, juntas fizemos esta Quiche MARA e a Salada de Batatas Rústicas.
Agora só falta montar e assar.
Coloque o recheio sobre a massa . Leve ao forno pré assado por 10 minutos a 170 graus até assar e a superfície dourar, cerca de 40min.
Quiche Lorraine com casca de Abóbora diferente de tudo e para lá de deliciosa! Experimenta, você vai se surpreender com a qualidade e o sabor.
Quiche Lorraine com casca de AbóboraObrigada pela companhia Rosi Seligra
- Tempo de Preparo: 30minutos
- Tempo de forno: 40 minutos
- Rendimento: 12 porções
BANCO DE ALIMENTOS
O Banco de Alimentos é uma associação civil, que atua para combater a fome e o desperdício de alimentos. A organização pioneira no Brasil, foi fundada em 1998 pela economista Luciana C Quintão. De 1999 a 2015 foram arrecadadas mais de 6 mil toneladas de alimentos, evitando um grande desperdício. Essas toneladas de alimentos, possibilitou a complementação de mais de 22 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos das 43 instituições cadastradas à ONG.
Vale lembrar que só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis.
Clique aqui e conheça mais sobre o Desperdício de Alimentos no Brasil.