Arroz e Feijão Dia a dia Instagram Massa e Risoto Risoto

Risoto de tomate com vagem surpreende!

0
Please log in or register to like posts.

Risoto de tomate com vagem  ‘al dente’ surpreende!  Simples de fazer ele fica muito saboroso e   pronto em 15 minutos.    Para isso basta dourar o alho no azeite com  páprica doce, depois juntar os tomates, pimenta calabresa seca, folhas de alecrim fresco,  vagem picada e o arroz arbóreo. Depois é só adicionar a água aos poucos até o ponto cremoso,   “all’onda”,  como dizem os italianos e bom apetite!  Como acompanhamento do risoto, nossa sugestão é medalhão suíno grelhado na manteiga com alho,  limão e  sálvia.

INGREDIENTES: 

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 colher de páprica doce
  • 3 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 tomates em cubos e sem pele
  • ½ colher de café de pimenta calabresa seca
  • folhas de 1 ramo de alecrim fresco ou 1 colher de chá (rasa)  de alecrim seco
  • 1 xícara de chá de vagem picada ou ervilha fresca
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de chá de água fervente

COMO FAZER RISOTO DE TOMATE COM VAGEM:

Em primeiro lugar retire a pele dos 4 tomates e corte-os em cubos. Nessa hora aproveite também para lavar a vagem, retirar as duas pontas da vagem (desprezar as pontas)  e cortar em pedaços menores.  Em seguida descasque  3 dentes de alho e reserve.

Agora em uma frigideira larga coloque 1 colher de sopa de azeite e os 3 dentes de alho amassados e deixe dourar por 1 minuto apenas.   Em seguida junte 1 colher de sopa (rasa) de páprica doce e deixe a páprica dourar junto com o alho por 20 a 30segundos ( é bem rápido).  Nessa hora cuidado para o alho não passar do ponto senão ele amarga e estraga o sabor do prato. Na sequência coloque os 4 tomates (sem pele) e em cubos  e logo misture para cortar o cozimento do alho e não correr o risco dele amargar.

Agora  tempere com uma pitada de pimenta calabresa seca, esse toque de pimenta é suave e  dá um realce de sabor importante  neste risoto.  Na sequencia  coloque as folhas de um raminho de alecrim fresco (ou 1 colher de chá (rasa)  do alecrim seco) e misture. Em seguida junte 1 xícara de chá de vagem picada ( ou ervilha fresca) e 1 xícara de chá de arroz arbóreo e misture.

Então deixe  o arroz refogar por 2 minutos, mexendo até que todos os grãos estejam envoltos na gordura e acrescente 3 xícaras de água aos poucos, cerca de 1 xícara por vez.  O arroz cozinha por 12 a 15 minutos. Lembre-se de a cada adição de água mexer o risoto. Assim ele libera amido e fica bem cremoso, “all’onda” como dizem os italianos.  (veja o video). Já com o fogo desligado, coloque uma colher de sopa de azeite cru no arroz mexa e sirva imediatamente e bom apetite!

risoto de tomate

NOTA: Este risoto de tomate não vai vinho,  nem queijo e nem tampouco manteiga. Isso porque ele  tem uma proposta mais leve com a ênfase no sabor do tomate  e eu adoro ele assim. Mas nada impede você de acrescentar e  se você assim desejar ele  fica muito gostoso também.

DICA VINHO: Nesse caso eu sugiro que você  inverta a ordem do preparo assim:  Assim que você   dourar o alho na páprica junte o arroz arbóreo refogue (30 segundos) e rapidamente entre com o vinho (1 xícara de café  de vinho branco e seco). Então  misture e deixe o arroz cozinhar no vinho por 2 minutos  ou até o vinho evaporar por completo.

DICA MANTEIGA E QUEIJO: Já a  manteiga e queijo entram no final do preparo com o fogo já desligado substituindo o azeite final da receita. Para isso  junte 1 colher de sopa de manteiga e 1 xícara de chá do queijo ralado da sua preferência (pode ser muzarela, queijo prato, parmesão …)  após desligar o fogo com o arroz já pronto, misture bem e sirva a seguir.

risoto de tomate

MEDALHÃO SUÍNO: Para fazer o acompanhamento sugerido, os medalhões de filet mignon suíno: Em primeiro lugar tempere e  deixe os medalhões  marinando (por 10min) no suco de 1 limão tahiti,  2 dentes de alho amassado, sal e pimenta do reino a gosto e folhas de sálvia fresca  depois leve para grelhar na manteiga com fio de azeite. Confere a receita com todas as dicas para grelhar sem ressecar AQUI .

E se você gostou deste risoto de tomate,  talvez queira  acompanhar outras receitas, em tempo real pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vem  ficar pertinho.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de  risoto   AQUI.

E se você quiser fazer qualquer risoto  sem erro  clica  AQUI. 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

Torta Maule c/ massa folhada, condensado e nozes
Cookie Formigueiro, receita fácil e rapidinha!