Risoto de tomate com vagem surpreende!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Risoto de tomate com vagem  ‘al dente’ surpreende!  Simples de fazer ele fica muito saboroso e   pronto em 15 minutos.    Para isso basta dourar o alho no azeite com  páprica doce, depois juntar os tomates, pimenta calabresa seca, folhas de alecrim fresco,  vagem picada e o arroz arbóreo. Depois é só adicionar a água aos poucos até o ponto cremoso,   “all’onda”,  como dizem os italianos e bom apetite!  Como acompanhamento do risoto, nossa sugestão é medalhão suíno grelhado na manteiga com alho,  limão e  sálvia.

INGREDIENTES: 

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 colher de páprica doce
  • 3 dentes de alho descascado e amassado
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 tomates em cubos e sem pele
  • ½ colher de café de pimenta calabresa seca
  • folhas de 1 ramo de alecrim fresco ou 1 colher de chá (rasa)  de alecrim seco
  • 1 xícara de chá de vagem picada ou ervilha fresca
  • sal a gosto
  • 3 xícaras de chá de água fervente

COMO FAZER RISOTO DE TOMATE COM VAGEM:

Em primeiro lugar retire a pele dos 4 tomates e corte-os em cubos. Nessa hora aproveite também para lavar a vagem, retirar as duas pontas da vagem (desprezar as pontas)  e cortar em pedaços menores.  Em seguida descasque  3 dentes de alho e reserve.

Agora em uma frigideira larga coloque 1 colher de sopa de azeite e os 3 dentes de alho amassados e deixe dourar por 1 minuto apenas.   Em seguida junte 1 colher de sopa (rasa) de páprica doce e deixe a páprica dourar junto com o alho por 20 a 30segundos ( é bem rápido).  Nessa hora cuidado para o alho não passar do ponto senão ele amarga e estraga o sabor do prato. Na sequência coloque os 4 tomates (sem pele) e em cubos  e logo misture para cortar o cozimento do alho e não correr o risco dele amargar.

Agora  tempere com uma pitada de pimenta calabresa seca, esse toque de pimenta é suave e  dá um realce de sabor importante  neste risoto.  Na sequencia  coloque as folhas de um raminho de alecrim fresco (ou 1 colher de chá (rasa)  do alecrim seco) e misture. Em seguida junte 1 xícara de chá de vagem picada ( ou ervilha fresca) e 1 xícara de chá de arroz arbóreo e misture.

Então deixe  o arroz refogar por 2 minutos, mexendo até que todos os grãos estejam envoltos na gordura e acrescente 3 xícaras de água aos poucos, cerca de 1 xícara por vez.  O arroz cozinha por 12 a 15 minutos. Lembre-se de a cada adição de água mexer o risoto. Assim ele libera amido e fica bem cremoso, “all’onda” como dizem os italianos.  (veja o video). Já com o fogo desligado, coloque uma colher de sopa de azeite cru no arroz mexa e sirva imediatamente e bom apetite!

risoto de tomate

NOTA: Este risoto de tomate não vai vinho,  nem queijo e nem tampouco manteiga. Isso porque ele  tem uma proposta mais leve com a ênfase no sabor do tomate  e eu adoro ele assim. Mas nada impede você de acrescentar e  se você assim desejar ele  fica muito gostoso também.

DICA VINHO: Nesse caso eu sugiro que você  inverta a ordem do preparo assim:  Assim que você   dourar o alho na páprica junte o arroz arbóreo refogue (30 segundos) e rapidamente entre com o vinho (1 xícara de café  de vinho branco e seco). Então  misture e deixe o arroz cozinhar no vinho por 2 minutos  ou até o vinho evaporar por completo.

DICA MANTEIGA E QUEIJO: Já a  manteiga e queijo entram no final do preparo com o fogo já desligado substituindo o azeite final da receita. Para isso  junte 1 colher de sopa de manteiga e 1 xícara de chá do queijo ralado da sua preferência (pode ser muzarela, queijo prato, parmesão …)  após desligar o fogo com o arroz já pronto, misture bem e sirva a seguir.

risoto de tomate

MEDALHÃO SUÍNO: Para fazer o acompanhamento sugerido, os medalhões de filet mignon suíno: Em primeiro lugar tempere e  deixe os medalhões  marinando (por 10min) no suco de 1 limão tahiti,  2 dentes de alho amassado, sal e pimenta do reino a gosto e folhas de sálvia fresca  depois leve para grelhar na manteiga com fio de azeite. Confere a receita com todas as dicas para grelhar sem ressecar AQUI .

E se você gostou deste risoto de tomate,  talvez queira  acompanhar outras receitas, em tempo real pelo instagram.   Então vem com a gente AQUI,  vem  ficar pertinho.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de  risoto   AQUI.

E se você quiser fazer qualquer risoto  sem erro  clica  AQUI. 

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

Deixe uma resposta