Panetone da vovó, abaixo o industrializado!

Por favor faça login or somente cadastrados podem curtir posts.
Video
Panetone da vovó, tem uma massa é úmida, fofinha, aromática ( perfuma a casa inteira) e muito saborosa, já salva a receita porque depois de experimentar, você nunca mais vai querer comprar pronto!

Panetone da vovó veio para  acabar com essa história de que fazer panetone é difícil, leva tempo é verdade, mas é fácil!  Isso porque panetone é um pão, um pão doce e como todo pão é preciso fermentar antes de assar.  Primeiro a gente faz a esponja depois bate todos os ingredientes na batedeira, descansa e assa  em uma forma de bolo.

Ah e antes que você me pergunte, qualquer batedeira com gancho bate esta massa porque ela  não é pesada. E se você não tem batedeira, também não tem desculpa,  uma vez que  pão a gente faz na mão não é mesmo? Você só vai precisar de um pouco mais de ‘muque’, mas dá  certo sim!

panetone da vovó

INGREDIENTES PARA FAZER PANETONE DA VOVÓ:

ENPONJA:

  • ¾ de xícara de chá de farinha de trigo, 100g
  • 20g de fermento biológico seco para pão (2 envelopes)
  • 100ml de água morna

MASSA:

  • 2 e ¾ de xícara de chá de farinha de trigo, 400g
  • 1 xícara de chá de açúcar refinado, 100g
  • 1 xícara de chá de leite em pó integral, 100g
  • uma  colher de chá rasa de sal, 4g
  • 5 gemas
  • ¼ de xícara de chá de mel
  • 100ml de água morna
  • uma colher de sopa de essência de baunilha, 15ml
  • 1 colher de sopa  de essência de panetone, 15ml
  • raspas de 1 laranja (qq laranja) usei bahia
  • raspas de 1 limão (qq limão) usei tahiti
  • 100g de margarina sem sal (usei margarina culinária)

RECHEIO:

  • ½ xícara de chá de frutas cristalizadas, 150gramas
  • 1 xícara de chá de uva passa sem caroço, 200g

COBERTURA: 1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro e quanto baste de água.

panetone da vovó

COMO FAZER PANETONE DA VOVÓ:

ESPONJA:  Em primeiro lugar faça a esponja. Então em uma tijela média, misture a farinha de trigo, o fermento seco para pães e a água morna. Agora  deixe fermentar por  20 a 30 minutos ou até que o conteúdo dobre de volume.

MASSA: Depois, direto  na tijela da batedeira, junte todos os ingredientes: a farinha de trigo, o açúcar refinado, o leite em pó, o sal, as gemas, a esponja já reservada, o mel, as essências, a água morna e as raspas de limão e de laranja.

Agora  bata tudo em velocidade média e até obter uma, massa homogênea e elástica.
Por ultimo, com a batedeira em movimento adicione 80g da margarina aos poucos (reserve 20g) e bata por 5 minutos.

RECHEIO: Então junte  junte 350g de chocolate em gotas (forneável) para fazer o chocotone e bata na velocidade mínima da batedeira até o chocolate misturar na massa.

FORMA: Por fim, com ajuda de uma espátula pois a massa é grudenta, retire  a massa da batedeira e leve em uma forma untada com óleo (usei desmoldante spray).

FERMENTAÇÃO: Agora deixe crescer por uma hora ou até chegar um dedo antes topo, não deixe ultrapassar esse ponto, pois a massa cresce no forno e pode transbordar.

FORNO: Antes de levar a massa para assar coloque as 20g de margarina espalhada pela superfície do panetone. Então leve para assar no forno pré aquecido, primeiro  por 20 minutos em temperatura máxima e depois na hora ‘h’ de assar o panetone abaixe para 190 °C.

panetone da vovó

panetone da vovó

Nesse momento coloque um ramekin (tijela pequena) com água, essa água no forno vai formar vapor e ajudar a manter a umidade do panetone.  Então asse até dourar, (mais ou menos 30 a 35 minutos).  Agora cuidado com o tempo no forno, chocotone assa rápido e se passar do ponto ele resseca,  faça o teste do palito, como um bolo e fique atento.

DESENFORMAR: Então espere 10minutos antes de desenformar, desenforme e decore, o chocotone desenforma fácil.

COBERTURA: Com calcinha de açúcar, só misturar (não precisa levar ao forno) o açúcar de confeiteiro com água aos poucos (1 colher de chá por vez) até o ponto da caldinha. Espelhe a calda de açúcar sobre o panetone e decore com cerejas e frutas secas.

DURABILIDADE:  Sempre deixe o chocotone dentro de um plástico para não ressecar por  1 semana, a durabilidade é um pouco maior que a do pão.

Se você gostou,  talvez queira  acompanhar outras receitas como esta, pelo instagram em tempo real.   Então vem com a gente AQUI, vem ficar  pertinho.

Antes de ir embora, vale a pena dar uma olhada nestas outras receitas de panetone,     AQUI, uma mais gostosa que a outra!

Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra

 

 

Deixe uma resposta